Valve pede que os usuários não troquem o SSD do Steam Deck

Valve pede que os usuários não troquem o SSD do Steam Deck

O Steam Deck pode ser considerado um console portátil, já que sua principal função é ser utilizado para jogar jogos da Steam. Porém ele também é um PC portátil devido aos seus componentes e usabilidade, e visto por esse lado, teoricamente poderia ter partes substituídas.

Uma delas seria o SSD. O Steam Deck vem com um slot para SSD M.2 e algumas pessoas já estavam cogitando a ideia de comprar a edição mais barata do aparelho, que vem com 64 GB em eMMC, e substituir o SSD por um maior. Porém a Valve não recomenda essa troca.

Leia também:

Steam Deck não roda alguns jogos famosos; veja o motivo
Reservas do Steam Deck já estão sendo vendidas no eBay por US$ 10.000

Troca de peças no Steam Deck

Steam Deck

O Steam Deck apresenta alguns componentes de computador, já que ele pode ser um aparelho customizável. Ele pode ser considerado um PC portátil já que o próprio presidente da Valve, Gabe Newell, já afirmou que é possível trocar o sistema operacional para o Windows e até mesmo usar outros aplicativos, tanto de jogo como a Epic Games Store quanto outras categorias, embora não seja o foco.

Pensando nisso, um usuário enviou um email para a Gabe Newell perguntando qual era o modelo de SSD que vinha no Steam Deck e se ele poderia ser substituído. Em resposta, o presidente da Valve disse que todos os modelos do aparelho contam um slot com socket 2230 M.2 e que a peça não é soldada.

Essas informações também podem ser encontradas no próprio site oficial do Steam Deck, onde eles afirmam que “todos os modelos utilizam módulos com socket 2230 M.2”. Porém, na página de especificações, a empresa também anuncia que os slots “não são projetados para substituição pelos usuários”.

steam deck

Ou seja, a Valve não aconselha a substituição de peças, incluindo o SSD. Embora a empresa não explique o motivo dessa decisão, ela pode ser devido a diversos motivos como, por exemplo, a compatibilidade dos drivers, a necessidade de ferramentas profissionais para acessar o slot, ou até mesmo a violação da garantia.

Lembrando que o Steam Deck será vendida com 3 opções de armazenamento: o de 64GB, o de 256GB e o de 512GB. Ele será lançado em dezembro nos Estados Unidos, Reino Unido e na Europa e nos outros países só em 2022.

steam deck

Fonte: PCGamer

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X