Steam Deck não roda alguns jogos famosos; veja o motivo

Steam Deck não roda alguns jogos famosos; veja o motivo

A Valve anunciou sua solução para quem quer curtir os jogos da Steam de forma móvel, em qualquer lugar. O Steam Deck é o console portátil da empresa que roda jogos da plataforma e conta com controles diversos e até mesmo uma opção de dock para quem quiser curtir em tela grande.

Porém, quem está conseguindo testar o novo console já conseguiu notar que alguns jogos não estão rodando no aparelho, e entre esses jogos estão 4 entre os 10 mais populares na plataforma: PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), Apex Legends, Rainbow Six Siege e Destiny 2. A Valve promete uma solução.

Leia também:

SteamPal é o PC gamer portátil da Valve similar ao Nintendo Switch
Valve Index: confira as especificações do novo headset VR da dona da Steam

Problema com jogos no Steam Deck

steam deckPorém, esses não são os únicos jogos que não estão rodando ou estão com problemas de compatibilidade. Outros títulos que também são muito populares também estão sofrendo com essa situação. Entre eles o Dead by Daylight, DayZ, Fall Guys, SMITE e Paladins.

Tem ainda alguns jogos que rodam, porém estão apresentando alguns bugs durante a jogatina, como o GTA 5, Path of Exile, Warframe, Among Us, Final Fantasy 14, Dead Recemption 2, Monter Hunter, entre outros.

O que acontece é que o SteamOS é baseado no Linux, e por isso conta com alguns problemas de compatibilidade com os aplicativos do Windows. A Valve resolveu esse problema com uma ferramenta chamada Proton, que faz com que o sistema possa emular o uso desses programas nativos do Windows em um modo de compatibilidade.

steam deck

Segundo a própria Valve, esse problema com os jogos está acontecendo por culpa dos softwares anti-cheat, que consideram a Proton como algum programa ilegal e acabam bloqueando. Em alguns jogos eles até conseguem abrir e rodar, porém não oferecem algumas opções e funções como os modos multiplayers.

A solução da empresa será uma nova versão no SteamOS, que será lançada antes do lançamento oficial do console portátil em dezembro. A empresa também anunciou que está “aprimorando a compatibilidade do Proton com jogos e dando mais suporte para soluções antitrapaça em parceria direta com os fornecedores dos softwares”.

Ou seja, as desenvolvedoras dos jogos não têm nada a ver com esse assunto, então a solução será dada pela própria Valve em parceria com as empresas que são criadoras das proteções anti-cheat dos títulos.

Fonte: PCGamer

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X