SteamPal é o PC gamer portátil da Valve similar ao Nintendo Switch

SteamPal é o PC gamer portátil da Valve similar ao Nintendo Switch

Conforme apontam fontes ligadas ao site Ars Technica, a Valve pode estar trabalhando em um PC gamer portátil, aos moldes do Nintendo Switch. O nome do dispositivo, segundo as fontes ouvidas, será SteamPal. Ele rodará Linux e será otimizado para os jogos da própria desenvolvedora. Porém, não há mais informações sobre o hardware do equipamento.

Steam Machine, alguém lembra?

Eu lembro muito bem. Alguns anos atrás, a Valve teve a ideia de fazer um computador otimizado para jogos. Ela chamou de Steam Machine. A ideia, na prática, era fazer uma curadoria de componentes que fossem bons para rodar jogos. Assim, a própria Valve avaliaria e diria quais CPUs, GPUs, memórias e fontes eram boas para ter um PC gamer de respeito.

Mais ou menos como a Sony e a Microsoft fazem com seus consoles. Mas, no caso da Steam Machine, tudo seria empacotado pela Valve e haveria uma variedade maior de máquinas, mais ou menos potentes, mas todas otimizadas para games.

Steam Machine

A ideia até me pareceu atraente à época, mas os preços altos e a possibilidade de você mesmo montar o seu PC gamer fizeram o projeto não ir para frente. Mas a Valve não desistiu de entrar no segmento de hardware. Agora o PC da Valve evoluiu para um formato portátil, com tela de toque e controles integrados. Ou seja, é um form factor que remete ao bem sucedido Nintendo Switch mesmo.

Poucas informações

Infelizmente, há pouquíssimas informações sobre a SteamPal. Atualmente, a máquina está no estágio de protótipo. Sabemos apenas que ela terá uma porta USB-C, para que você possa transmitir a imagem em uma TV ou monitor. Sabemos também que ela rodará o Linux. Mas não foi esclarecido se será apenas o kernel do sistema ou uma distribuição completa, como o Ubuntu.

As fontes não revelaram nada sobre o possível hardware deste PC gamer portátil. Também não sabemos se a Valve vai abrir o projeto para outras fabricantes ou se fará algo mais parecido com o que a Sony, Microsoft e Nintendo fazem com seus consoles. Ou seja, um projeto fechado onde eles detém o controle total.

Valve Index

Pode ser que você não saiba, mas a Valve já trabalha com hardware há algum tempo. O óculos de realidade virtual Index é fabricado e vendido pela Valve. E a empresa vem tendo certo sucesso, tanto no seu desenvolvimento quanto na comercialização.

A proposta do Index é oferecer a experiência de games mais imersiva que alguém poderia ter. E ele não é apenas um óculos de realidade virtual. E sim um kit completo para imersão, com controles para as mãos e duas estações base.

As telas do Index possuem resolução de 1.600 x 1.440 pixels. Isso em cada olho! Mas não para por aí. As telas ainda possuem uma taxa de atualização de 144 Hz. Agora falando dos controles, eles possuem 87 sensores, que capturam até o menor dos movimentos.

Existe a possibilidade do SteamPal ser vendido em um combo com o óculos de realidade virtual Index. Mas, lembrando, não temos a mínima ideia se esse suposto console sairá da fase de protótipo. Ficamos na torcida para que o projeto vá para frente e dê bons frutos para a Valve.

Fonte: Ars Technica

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X