Nesta quinta-feira (1) a Lenovo anunciou o ThinkPad X1 Fold. Trata-se de um notebook com tela OLED dobrável. Ele chega para competir com o ASUS Zenbook 17 Fold, do qual falamos ontem por aqui. É válido ressaltar que esta é a segunda tentativa da Lenovo com notebooks dobráveis. A segunda geração desembarca com uma série de refinamentos e melhorias.
Leia também
Lenovo revela conceito de notebook sem tela, mas com projetor integrado
Lenovo apresenta os novos dispositivos ThinkPad P16 e ThinkPad C14 de alta performance
Performance turbinada
Na primeira geração do ThinkPad X1 Fold, lançada há quase 2 anos, a Lenovo cometeu uma série de equívocos e erros. Por exemplo, o processador usado na época não entregava desempenho suficiente. Era um Core i5-L16G7, da família Lakefield. O curioso é que ele tinha 5 núcleos de processamento, mas apenas um era de performance.
Nesta nova geração a empresa não cometeu mais o mesmo erro. O ThinkPad X1 Fold será equipado com processador Intel Core i5 ou i7 de 12ª geração. Infelizmente, a empresa não divulgou quais modelos. No entanto, levando em consideração os lançamentos recentes de outras fabricantes, podemos apostar em um Core i7-1250U ou Core i7-1260U.
O restante das configurações de hardware é composta por até 32 GB de RAM LPDDR5 e até 1 TB de armazenamento via SSD. A bateria, por sua vez, conta com uma célula de 48 Wh. Infelizmente, a empresa não revelou estimativas de autonomia. Mas é importante pontuar que há um outro modelo com uma bateria maior, que entrega 16 Wh extras.
O grande destaque é a tela dobrável
Agora vamos falar do que realmente importa no ThinkPad X1 Fold, a sua tela dobrável. A Lenovo utilizou um painel OLED, cujo brilho é de 600 nits, resolução de 2560 x 2024 pixels e formato 4:3. O display também aumentou de tamanho se comparado com a primeira geração do ThinkPad X1 Fold. Ela passou de 13,3 polegadas para 16,3 polegadas. Ainda assim é menor do que a tela do Zenbook 17 Fold, que mede 17,3 polegadas.
Outra melhoria da segunda geração do ThinkPad X1 Fold pode ser percebida quando ele está totalmente dobrado. Na primeira geração ficava um vão muito grande. Isso dava a impressão de que ele não tinha fechado direito. Mas agora o dispositivo fecha quase que completamente.
Outro detalhe é que se você dobrar a tela de forma a usar somente a parte de cima como monitor, terá um display de 12 polegadas e formato 3:2. Isso mostra que a Lenovo pensou bastante e conseguiu melhorar o aproveitamento de tela em várias formas de uso.
No entanto, eu creio que a melhor opção seja mesmo aproveitar toda a tela do ThinkPad X1 Fold. Ele pode ser usado como um tablet gigante, tanto na horizontal quanto na vertical. Mas, se você acoplar um teclado externo, o dispositivo se transforma em um notebook tradicional.
Teclado externo já foi homologado pela Anatel
Geralmente esses lançamentos mais pomposos e caros não chegam a ser lançados no Brasil. Mas com o ThinkPad X1 Fold há uma pontinha de esperança. Isso porque o teclado externo do dispositivo foi homologado pela Anatel recentemente. Então há uma chance de que o notebook dobrável também seja homologado pela agência de telecomunicações.
O teclado externo pode ser acoplado tanto magneticamente quanto por Bluetooth. Como a tela do notebook aumentou de tamanho, é lógico que o teclado externo tenha aumentado de tamanho também. Portanto, a digitação deve ter ficado mais confortável e parecida com um notebook tradicional.
Uma outra maneira de usar o ThinkPad X1 Fold como um notebook tradicional é dobrar a tela ao meio e encaixar o teclado na parte inferior dela. Assim o usuário fica com uma tela de 12 polegadas, logo acima do teclado. Outro acessório disponível é uma caneta stylus. Tanto o teclado quanto a caneta são vendidos separadamente.
Preço e disponibilidade
A segunda geração do Lenovo ThinkPad X1 Fold vai começar a ser vendida nos Estados Unidos a partir de novembro. A configuração mais básica sai pelo preço de US$ 2.499 (cerca de R$ 13.100 em conversão direta).
O notebook sai da caixa com Windows 11 Home ou Pro, webcam de 5 megapixels e conectividade Wi-Fi 6E, slot para SIM card compatível com internet 5G e três portas USB-C.
Fonte: XDA Developers