O que é internet 5G?

O que é internet 5G?

Nos últimos meses temos ouvido falar muito a respeito do 5G, ou seja, a quinta geração de redes móveis. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem o que é direito essa internet 5G, como é divulgada em alguns modelos de celulares que já dão suporte a esse novo padrão.

E é justamente sobre isso que nós iremos falar neste artigo. Além de explicar o que é a internet 5G, explicando a parte técnica por trás dessa tecnologia, falaremos também em quais países ela já está sendo usada, para quais tipos de aplicações ela é útil e também as inúmeras vantagens que esse padrão de redes móveis trará para a sociedade.

Leia também
CES 2021: Samsung apresenta Exynos 2100, primeiro processador com modem 5G integrado
Entenda como funciona o 5G no Brasil

O que é a internet 5G?

A internet 5G nada mais é do que a quinta geração de redes móveis. Atualmente nós estamos usando a quarta geração, que é chamada de 4G. Antes dele foi o 3G e assim por diante. A rede 5G começou a ser desenvolvida ainda no início dos anos 2000. Mas levou quase 20 anos para ficar pronta.

Na prática, ela trará velocidades de conexão maiores. Por exemplo, será possível baixar dados entre 600 Mb/s a até 2 Gb/s. Essa é uma evolução natural, tendo em vista que a cada nova geração de redes móveis a velocidade deu saltos significativos de velocidade. Abaixo fizemos um comparativo da velocidade máxima de todas as gerações, com exceção da primeira, que era analógica.

Velocidade máxima e média de todas as gerações de redes móveis

Observe, abaixo, como a velocidade das redes móveis evoluiu a cada nova geração, acompanhando os avanços tecnológicos em outras áreas.

  • 2G: 0,3 Mb/s (máxima) | 0,1 Mb/s (média)
  • 3G: 7,2 Mb/s (máxima) | 1,5 Mb/s (média)
  • 3G HSPA+: 42 Mb/s (máxima) | 5 Mb/s (média)
  • 4G: 150 Mb/s (máxima) | 10 Mb/s (média)
  • 4G LTE-A: de 300 Mb/s a 1 Gb/s (máxima) | 15 Mb/s a 50 Mb/s (média)
  • 5G: de 1 Gb/s a 10 Gb/s (máxima) | acima de 50 Mb/s (média).

Como deu para observar, a velocidade máxima do 4G LTE é a mínima do 5G. Isso mostra que as próximas redes móveis serão muito mais rápidas do que as atuais.

Latência e cobertura

Outra vantagem das redes 5G é a latência muito mais baixa. Mas, afinal, o que é latência? Explicando de um modo bem rudimentar, é o tempo que leva para um comando ser executado. Por exemplo, imagine que você esteja jogando um jogo online. A latência é o tempo que leva entre você tocar na tela e a ação desejada ser executada pelo personagem no jogo.

A latência é um parâmetro muito importante em jogos, especialmente aqueles que reúnem diversos jogadores competindo entre si. nas atuais redes 4G, o tempo de latência médio é de 50 milissegundos. Já nas redes 5G esse tempo será de apenas 5 milissegundos, ou seja, 10 vezes mais rápido! Tudo será praticamente instantâneo.

Além de beneficiar que gosta de jogar online, um tempo de latência menor também é primordial para a popularização da Internet das Coisas. Em pouco tempo, nossas casas estarão repletas de dispositivos que precisarão se conectar à internet, tais como lâmpadas, geladeiras, caixas de som, câmeras e muitos outros. O mesmo vale para robôs usados nas mais diversas atividades.

Por outro lado, a cobertura é um grande desafio para as operadoras na implementação do 5G. Como a rede 5G usa sinal de ondas milimétricas, ela tem baixa penetração. Ou seja, qualquer obstáculo é capaz de barrar o sinal. Dessa forma, as operadoras devem investir na instalação de mais antenas e estudar maneiras de otimizar a propagação do sinal.

Quais países já estão usando?

A internet 5G não é uma novidade apenas no Brasil. São poucos os países no mundo que já contam com suporte às redes móveis de quinta geração. São eles:

  • China
  • Coreia do Sul
  • Espanha
  • Estados Unidos
  • Japão
  • Reino Unido
  • Suíça

De todos esses países o mais avançado é a Coreia do Sul, que disponibilizou a rede para a população em abril de 2019, com as 3 principais operadoras do país aderindo à quinta geração de redes móveis. Mesmo assim, até hoje essa rede demonstra instabilidades.

Nos Estados Unidos, por sua vez, o 5G é oferecido pelas operadoras Verizon e Sprint, mas ainda em poucos estados. Entretanto, quem tem a maior rede 5G do mundo é a China. A operadora China Mobile implementou a internet 5G em mais de 50 cidades, dentre elas as maiores do país, como Pequim, Xangai e Shenzhen.

Qual a utilidade das redes 5G?

Obviamente que os usuários comuns serão beneficiados com a implementação das redes 5G no Brasil, afinal, é mais velocidade para navegação na internet. Porém, no começo, é natural que os planos de internet 5G sejam bem caros. Além disso, um plano com velocidade de 2 Gb/s seria subutilizado pela maioria das pessoas.

Na prática, quem mais sairá beneficiado com as redes móveis de quinta geração será a Internet das Coisas. Como explicamos anteriormente, a quantidade de dispositivos inteligentes e que precisam de uma conexão rápida e estável com a internet está crescendo exponencialmente. Atualmente, no Brasil, o melhor exemplo para isso são as caixas de som Echo Dot, da Amazon. Eles usam a assistente virtual Alexa. Possuem preço acessível e são muito úteis no dia a dia.

E cada dia mais aparecem novos dispositivos, tais como pulseiras e relógios inteligentes, fechaduras, câmeras de segurança, travas e fechaduras, robôs que limpam a casa, lâmpadas inteligentes, caixas de som, geladeiras, microondas e até mesmo carros com funções inteligentes, como os da Tesla, que ainda não são vendidos no país.

Hoje em dia, todos eles utilizam a nossa rede doméstica. Mas pode ser que no futuro próximo, a nossa banda larga sirva apenas para uso pessoal. Enquanto que os dispositivos inteligentes usam a rede 5G para ficarem conectados 24 horas por dia.

Com o passar dos anos, as “casas inteligentes” serão uma realidade. E, em algumas décadas, teremos cidades inteligentes, com municípios conectados e todos os equipamentos do estado operando através da internet, tais como semáforos, câmeras de fiscalização, sistemas de segurança, drones e uma infinidade de aparelhos.

E o Brasil?

O Brasil também já começou a implementar o 5G. A primeira operadora a apostar na quinta geração de redes móveis foi a Claro, com a implantação do 5G DSS. Trata-se, na verdade, de uma tecnologia de transição entre a quarta e a quinta geração.

A cobertura ainda é bem baixa e os planos são caros. Mas é apenas uma questão de tempo para o 5G também se popularizar no Brasil, assim como é hoje o 4G.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X