O que é Bluetooth e quais suas versões mais populares na atualidade?

O que é Bluetooth e quais suas versões mais populares na atualidade?

Bluetooth é um padrão de comunicação sem fio entre dispositivos de curto alcance que usa dados de rádio para transferir dados. É possível enviar arquivos, documentos, gravações e músicas via Bluetooth. Esse padrão é usado principalmente para comunicação entre acessórios e transmissão de som.

A criação do padrão Bluetooth deve-se principalmente à Ericsson , que juntamente com IBM , Intel , Nokia e Toshiba, em 1994, criou o grupo SIG (Special Interest Group), cujo objetivo era desenvolver um padrão universal para comunicação sem fio de curto alcance.

A idéia de se livrar dos cabos rapidamente se transformou em uma LAN e se transformou no conhecido por nós hoje em WLAN (Wi-Fi). A primeira versão do padrão Bluetooth 1.0 foi apresentada em 1999. Atualmente, o padrão mais recente é o Bluetooth 5.0 , mas o Bluetooth 4.2 ainda é o mais popular.

O Bluetooth usa a banda ISM (Banda Industrial, Científica e Médica) na faixa de 2.402 a 2.480 GHz. Até 79 canais estão disponíveis nesta faixa. Cada um deles tem uma largura de banda de 1 MHz. A banda de 2,4 GHz – muito próxima a 2,402 GHz -, é usada para conectividade Wi-Fi de acordo com o padrão IEEE 802.11. Clique aqui e relembre a trajetória do Wi-Fi, padrão que completou 20 anos em 2019.

O Bluetooth suporta Frequency-hopping spread spectrum (FHSS),  isto significa que os canais podem ser alterados até 1600 vezes por segundo. Essas alterações e a transmissão de pequenos pacotes de dados tornam as conexões Bluetooth estáveis.

Nos casos mais simples, o Bluetooth conecta dois dispositivos, por exemplo, um smartphone a uma caixa de som compatível com essa tecnologia, através da criação de uma PAN (Rede de Área Pessoal), na qual existe uma conexão ponto a ponto. Cada dispositivo com Bluetooth possui um AMA (Endereço de Membro Ativo) exclusivo , ou seja, um identificador que permite que os dispositivos sejam facilmente reconhecidos. Os fabricantes também podem nomear seus dispositivos, facilitando a localização do equipamento selecionado na lista de dispositivos Bluetooth que o usuário recebe quando faz a consulta para realizar a conexão, geralmente os próprios usuários podem mudar esse nome.

Também é possível conectar mais dispositivos (até 8) em um PAN. Nesse caso, uma conexão ponto a ponto é usada quando um dispositivo é o servidor e o restante são hosts que recebem os dados.

Classes e faixas de Bluetooth

Existem três classes de Bluetooth na rede . Sua principal tarefa é determinar o alcance máximo de transmissão, que está ligado a sua potência (mW).

A classe 1 permite uma conexão sem fio com uma potência de 100 miliwatts (mW). Isso se traduz em um alcance máximo de até 100 metros (na ausência de obstáculos, como paredes entre dispositivos conectados). Esta é a classe com maior alcance e potência. Esses tipos de módulos Bluetooth podem ser encontrados em computadores e sistemas viva-voz em carros.

A classe 2 tem uma potência máxima de transmissão de 10 miliwatts (mW). Uma redução de energia de 10 vezes se traduz em uma É posível encontrar este tipo de módulos adaptadores, por exemplo, Bluetooth para USB .

A classe 3 permite a transmissão de dados com a menor potência, definida em 1 miliwat (mW). A classe 3 do Bluetooth permite a transferência de dados a uma distância de 10 metros . Este tipo de solução pode ser encontrado em todos os dispositivos móveis.

As versões mais populares do Bluetooth atualmente em uso

Atualmente, é difícil encontrar dispositivos com Bluetooth 1-2.1 no mercado que ainda permaneçam no uso diário.

Os novos equipamentos eletrônicos disponíveis no mercado e os que já têm vários anos de uso usam uma das versões Bluetooth abaixo.

Bluetooth 3

No caso dessa versão estamos tratando do Bluetooth 3.0 HS (High Speed) que refere-se a alta velocidade , o que significa maior velocidade de transferência de dados. Esta solução permite enviar dados com uma largura de banda de 24 Mb / s . A versão mais recente do Bluetooth 3.1 HS aumentou a transferência para 40 Mb / s .

Bluetooth 4

O Bluetooth 4.0 possui a adição de LE pela primeira vez. Esta abreviação significa baixa energia . Ao projetar esse padrão, os desenvolvedores se concentraram em reduzir significativamente o consumo de energia e aumentar o alcance para 100 metros, tudo à custa da largura de banda da transferência de dados, que caiu para apenas 1 Mb / s . A transmissão no modo de economia de energia é ainda mais lenta e tem um alcance de até 10 metros. O Bluetooth LE foi introduzido com dispositivos apontadores e fones de ouvido sem fio em mente.

Bluetooth LE

Também é conhecido como Bluetooth Smart . Este nome é usado principalmente pelos fabricantes de equipamentos vestíveis. Os dispositivos com Bluetooth Smart Ready são compatíveis com o Bluetooth 4.0 e o Bluetooth 3.0. No caso de smartphones, isso permite que você transfira rapidamente arquivos com uma conexão de baixo consumo de energia para o smartwatch.

Bluetooth 4.1

É um aprimoramento do Bluetooth 4.0 e foi criado para dispositivos IoT (Internet of Things). Ele permite a conexão direta desses dispositivos usando o Bluetooth.

Bluetooth 4.2

Apresentou ainda mais eficiência energética, aumentando a segurança e garantindo um transporte de dados mais rápido. Além disso, o processo de emparelhamento foi ligeiramente aprimorado, tornando-se mais rápido e confiável.

Bluetooth 5.0

Essa é a versão mais recente, ela se concentra na combinação das possibilidades do Bluetooth 4.2 e do Bluetooth 3.0, ele mantém o modo de baixo consumo energético (Bluetooth LE), para a conexão de dispositivos vestíveis, e o Bluetooth Classic para conexão de alto-falantes e fones de ouvido. No modo LE, a taxa de transferência foi aumentada para 2 MBit / s. Graças a esta solução, você pode atualizar pulseiras  fitness e relógios inteligentes de forma mais rápida.

Se o fabricante decidir limitar a transferência para apenas 125 Kb / s, é possível aumentar o alcance até 200 metros (em espaços abertos). Eles também podem escolher se usam velocidades mais rápidas à custa de eficiência energética ou transferência de dados mais lenta, mas com eficiência energética. O primeiro dispositivo com Bluetooth 5.0 lançado no mercado foi o Samsung Galaxy S8 .

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X