Por que o SSD é melhor que o HD?

Por que o SSD é melhor que o HD?

Hoje em dia é normal que pessoas tenham dúvidas na hora de aumentar o armazenamento dos seus dispositivos, principalmente computadores e notebooks. SSD ou HD? Qual é o melhor? Essas duas são as principais opções do mercado nessa categoria.

A tecnologia de armazenamento de dados vem evoluindo nos últimos anos, e por isso esses dois formatos são os mais utilizados. Mas cada um deles conta com vantagens e desvantagens, e é comum que os consumidores fiquem na dúvida na hora de escolher entre ambos. Neste artigo, você vai entender melhor o que é HD e o que é SSD e saber como tomar essa decisão.

Leia também:

Western Digital anuncia o WD Black SN850X, SSD mais rápido do mercado
ASUS anuncia seu primeiro SSD: ROG Strix SQ7

O que é HD?

SSD ou HD

O HD na verdade vem da sigla HDD, que em inglês é Hard Disk Drive, mas em tradução livre significa Drive de Disco Rígido. O HD é um componente que tem como missão principal armazenamento dados inseridos no dispositivo. Por ele ter uma memória “não volátil”, quer dizer que essas informações ficam guardadas mesmo quando o aparelho e desligado, e por isso sempre que você desliga e liga o seu computador, tudo o que você fez nele continua salvo.

Porém, o HD é uma peça sensível. Já que suas informações ficam armazenadas em uma mídia magnética, é possível que quedas e batidas acabem danificando o componente. Nesses casos, quando há um dano físico ao componente, é praticamente impossível recuperar os dados que estavam armazenamentos nele.

O HD teve uma grande evolução tanto em aspectos físicos quanto em armazenamento e potência. Em 1965, quando o primeiro HD foi inventado, ele só tinha capacidade para armazenar 5 MB de dados por vez. Hoje em dia, cerca de 57 anos depois, já existem modelos de HD que suportam até 10 TB de dados. E essa é uma das grandes vantagens desse tipo de memória de armazenamento.

Vantagens do HD

Uma das grandes vantagens do HD em relação ao SSD é que ele conta com um preço mais acessível. Por ser uma tecnologia mais antiga, os preços do HD em relação ao SSD, mesmo com a mesma quantidade de armazenamento, são bem menores.

Outra vantagem é justamente a capacidade alta, já que, como já citamos, existem modelos que podem suportar até 10 TB de dados e informações.

O HD também tem uma vantagem em relação ao desgaste menor. Embora os SSDs sejam mais resistentes fisicamente, os HDs têm uma vida útil maior em relação a movimentação de arquivos ou do volume de dados salvos. Ou seja, se você usar um HD e um SSD com a mesma movimentação de artigo por um determinado tempo, o SSD ai se desgastar mais rápido e por isso terá uma vida útil menor.

Com isso, é possível usar o HD por décadas, contanto que ele não sofra quedas e batidas físicas.

Desvantagens do HD

Mas nem tudo são flores. Querendo ou não, o HD ainda usa uma tecnologia mais antiga, e por isso mais defasada em relação ao SSD. Fisicamente eles também são maiores e mais pesados, exigindo mais espaço para a instalação em computadores e notebooks.

Em seu funcionamento, o HD costuma a ser mais barulhento que o SSD, além de consumir mais energia. Além disso, a estrutura também é mais frágil, tanto para os HD internos quando os externos. Como ele funciona com peças mecânicas, qualquer pancadinha, batidinha ou até queda pode acabar danificando o componente e trazendo falhas.

Outra desvantagem do HD é que ele tem um tempo de leitura e de escrita maior, ou seja, ele leva mais tempo para acessar ou modificar um arquivo. Na prática, um computador com memória HD leva mais tempo para inicializar ou até mesmo para abrir programas e jogos.

O que é SSD?

SSD ou HD

SSD é a sigla em inglês para Solid State Drive, que em português traduzido livremente significa Disco de Estado Sólido. Ele surgiu há menos tempo e traz uma mecânica de armazenamento de dados mais moderna e eficiente quando comparado ao HD.

É um tipo de armazenamento de dados capaz de acessar as informações e arquivos de forma muito rápida, já que a latência é menor. O SSD utiliza chips de memória do tipo flash, mas não é classificado como uma memoria em si, e sim como componente de armazenamento mesmo. É justamente por utilizar esse chip que ele não tem partes móveis, e com isso demanda menos tempo para acesso, carregamento e leitura dos arquivos.

Ele não conta com peças mecânicas em sua estrutura, então não produz tanta vibração quando está em funcionamento, sendo assim mais silencioso do que o HD e também mais resistente fisicamente.

Vantagens do SSD

Uma das principais vantagens do uso do SSD é que ele é muito rápido. Com um tempo de acesso aos arquivos reduzido, permite que os dispositivos como computadores e notebooks sejam inicializados de forma muito rápida. Isso também diminui o tempo de carregamento de programas mais pesados e jogos. As velocidades de gravação e leitura são até 10 x maiores que de um HD de alto desempenho.

Ele também tem um funcionamento mais silencioso em relação ao HD, já que não tem parte móveis para realizar vibrações barulhentas. O SSD também é mais resistente fisicamente, já que o HD é mais frágil contra impactos e quedas. Por isso, ele é bastante vantajoso para notebooks, já que eles são portáteis e estão sempre em movimento.

Além disso, o SSD também é uma peça menor e mais leve, além de garantir um menor consumo de energia em seu funcionamento. Eles ainda são mais resistentes e podem trabalhar em temperaturas maiores quando comparados aos HDs mais comuns.

Desvantagens do SSD

Por apresentar uma tecnologia mais moderna, o SSD acaba se tornando um componente com um valor elevado, e maior do que o HD. Além disso, uma de suas desvantagens é que ele conta com uma capacidade de armazenamento bem menor.

Sua vida útil também é mais limitada, enquanto quanto mais dados por célula são salvos, maior é o nível de desgaste da peça. Ou seja, é provável que você precise trocar um SSD mais cedo do que um HD.

Mas e então, qual é o melhor entre HD e SSD?

Como é possível perceber, não existe uma resposta certa para essa pergunta, já que ela vai depender das prioridades e dos objetivos de cada pessoa.

O HD é uma ótima opção para quem precisa economizar na hora da compra e, principalmente, procura por uma capacidade maior de armazenamento. Em contrapartida é uma peça que ocupa mais espaço, é mais barulhenta e mais frágil fisicamente.

Já o SSD é a tecnologia mais evoluída, e por isso traz mais benefícios em termos de uso. Sua alta velocidade para acessar os arquivos é um detalhe que faz diferença na hora do uso da máquina, garantindo mais rapidez, porém a um custo mais elevado. Além disso, eles também não contam com muito espaço de armazenamento. É comum, por exemplo, encontrar SSD de 256 GB de armazenamento com um valor até mais caro do que um HD de 1 TB.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X