Fallout: 5 computadores antigos que combinam com a estética retrofuturista

Fallout: 5 computadores antigos que combinam com a estética retrofuturista

Estrou ontem (10) no Prime Vídeo os oito episódios da primeira temporada da série Fallout, que adapta a famosa franquia de games da Bethesda

A história se concentra nos desdobramentos após 219 anos da Grande Guerra, encabeçada por EUA e China, que destruíram a Terra devido ao bombardeiro de mísseis nucleares. Os sobreviventes da catástrofe vivem em abrigos nucleares projetados pela empresa Vault-Tec, que tem como mascote o Vault Boy. 

A protagonista é Lucy, uma das moradoras de um Vault, que sai da sua “caverna” com uma missão: resgatar seu pai.

Retrofuturismo

Uma das características de Fallout, sob o ponto de vista estético, é sua relação direta com o retrofuturismo. Com objetos, casas e tecnologias que mesclam o passado com o futuro. 

Essa tendência, que representa um mundo retrô com pitadas de futuro, começou a impactar artistas, cineastas e escritores na década de 60 e continua a ser cultuada até hoje.

Alguns computadores antigos remetem claramente ao que hoje pode ser rotulado como uma abordagem retrofuturista. No próprio game Fallout, os terminais, encontrados em Vaults, bases militares e instalações de pesquisa remontam ao design de computadores e terminais de vídeo que começaram a se popularizar entre o fim dos anos 60 e 70, como o IBM 2260. 

computador-em-fallout-4
Computador em Fallout 4
foto-do-ibm-2260
IBM 2260

Neste artigo separei 5 opções de computadores que poderiam ser encaixados perfeitamente em qualquer produção com uma estética retrofuturista, como Fallout. Vamos a eles.

IBM 2250 Model 4
foto-do-ibm-2250-model-4

Vamos começar a lista com o IBM 2250 Model 4, lançado em 1964. Esse modelo era utilizado como uma estação de trabalho para o IBM System/360.

O grande destaque era o suporte a um tipo de caneta chamada light pen, sensível ao uso com telas CRT, e que surgiu antes do mouse.

A caneta atuava como um dispositivo de interação com a máquina.

Dolch VPAC 386

Passamos agora para o Dolch PAC 586, lançado no fim dos anos 80. Esse modelo é uma das inúmeras opções de “computador de mala”, tendência que ganhou bastante relevância a partir do lançamento do Osbourne 1.

Assim como opções atuais, que apostam em cases mais robustos, pensados no uso em situações adversas, o VPAC 386 seguia essa linha. Um carcaça ultra resistente.

computador-com-aparencia-retrofuturista

A Dolch é uma especialista nesse tipo de computador. Repare nesse outro modelo da empresa, o Dolch MegaPAC.

Um usuário do Reddit mostrou recentemente num post que o teclado do Dolch PAC 586 utilizava switches Cherry MX Blue. Lembrando que os teclados mecânicos, cobiçados por gamers mundo afora, era o padrão em computadores mais antigos.

Dolch PAC 586 with Cherry MX Blues for keys and a Cherry MX Green for spacebar
byu/cadensara inMechanicalKeyboards

 

Alguns desses teclados viraram lendas, como o IBM Model F.

teclado-ibm-model-f
IBM Model F

Commodore PET 2001

foto-do-computador-commodore-pet-2001

Seguimos com o PET 2001 da Commodore. Esse modelo estabeleceu a base para o sucesso estrondoso que a empresa faria anos depois com o Commodore 64, um dos computadores mais vendidos de todos os tempos.

Lançado em 1977, o PET 2001 foi o primeiro modelo a incluir 4 KB de memória. E era no estilo all-in-one. Tudo montado, pronto para usar. Diferentemente de opções anteriores, como o Altair 8800, que era vendido em kits, e demandava conhecimento técnico para operar.

Podemos ver o Commodore PET 2001 na lendária foto dos cofundadores da Microsoft: Bill Gates e Paul Allen.

foto-de-paul-allen-bill-gates
Paul Allen e Bill Gates, 1981

A  Commodore foi a primeira empresa a licenciar o interpretador BASIC desenvolvido pela Microsoft, que na época ainda era conhecida por seu nome dividido por um hifen: Micro-Soft.

HP 85

foto-do-hp-85

Um legítimo all-in-one. Podemos categorizar dessa maneira o HP 85, lançado em  1980. Esse modelo incorporava até mesmo uma impressora térmica e uma unidade de fita magnética.

O computador vinha com 16K de RAM e poderia ser atualizável para 32K. Em termos de posicionamento de mercado, o HP 85 foi o primeiro produto da empresa vendido como um computador pessoal.

Briefcase computer Honeywell

Fechando o nosso Top 5, temos o Briefcase computer, da Honeywell. Em termos estéticos, é praticamente impossível encontrar algo que remeta mais ao retrofuturismo que esse modelo.

Diferentemente das opções anteriores, o Briefcase computer não se trata uma produto comercial. Esse modelo foi criado especialmente para uso em fotos de publicidade para o filme 2001: Uma Odisseia no Espaco, lançado em 1968.

fallout-computador-com-estetica-retrofuturista

No entanto, a Honeywell tem um computador que chegou ao mercado que poderia perfeitamente ser usado numa casa decorada com elementos retrofuturista, o Honeywell Kitcher Computer, versão especial do Honeywell 316.

Esse modelo, lançado em 1969, foi posicionado como um assistente pessoal para ser usado na cozinha, auxiliando no gerenciamento de receitas.

Além de caríssimo – US$ 10.000 (equivalente a mais de US$ 80 mil nos dias de hoje), a máquina era extremamente complexa para ser operada. O kit acompanhava um curso para aprender a programa-lá. Detalhe: não tinha tela. Foi um fracasso de vendas, mas um item interessante de design.

Você já conhecia os computadores dessa lista? Conte pra mim nos comentários. E aproveite também para dar uma olhada nessa outra lista aqui de 5 notebooks antigos com design estranho, tem até um modelo com impressora embutida.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X