Nova tecnologia permitirá que HDs com 120 TB sejam lançados no futuro

Nova tecnologia permitirá que HDs com 120 TB sejam lançados no futuro

A tecnologia Heat-Assisted Magnetic Recording (HAMR) foi um grande marco no campo do armazenamento de dados, permitindo elevar consideravelmente a densidade dos discos rígidos, comparado ao que era entregue com a Perpendicular Magnetic Recording (PMR).

Atualmente, os maiores avanços em termos de capacidade de armazenamento em HDs – graças ao HAMR – giram em torno de opções com 30 TB. Em janeiro deste ano, a Seagate revelou o Mozaic 3+, opção voltada inicialmente para clientes corporativos com essa capacidade de armazenamento.

No futuro, o método de gravação magnética assistida por calor pode redefinir novamente o que entendemos como capacidade de armazenamento para HDs. Graças a uma tecnologia de gravação multicamada em mídias granulares (camada aplicada nos discos do HD) que a Seagate está desenvolvendo, será possível colocar no mercado modelos com até 120 TB de armazenamento.

As pesquisas para esse objetivo estão sendo realizadas pela NIMS, Seagate e Tohoku University. Essa força conjunta desenvolveu um meio especial de gravação magnética em duas camadas que consiste em dois filmes nanogranulares FePt-C (Ferro-Platina-Carbono) separados por uma camada de Ru-C (Rutênio-Carbono) intermediária com uma estrutura cristalina cúbica.

Essa estrutura tornaria possível uma gravação magnética separada para cada camada em diferentes campos magnéticos e temperaturas. Elevando não apenas a densidade, mas também melhorando a eficiência de gravação e estabilidade dos dados armazenados.

Os avanços em relação ao progresso nas tecnologias relacionadas aos HDs são essenciais para a Seagate. A empresa é a líder deste segmento. Mercado que se resume entre 3 grandes players. Além da Seagate, Western Digital e Toshiba.

Até agora, tudo isso está no nível da pesquisa e deve levar tempo para a implementação prática. Mas os pesquisadores dizem que, com a nova tecnologia, será possível atingir uma densidade de gravação de 10 Tbit por polegada quadrada, o que permitirá alcançar os tais 120 TB em um dispositivo de armazenamento com 10 pratos.

Caso se mantenha o cronograma que a Seagate mencionava lá em 2021, os HDs com 120 TB devem chegar ao mercado até 2030.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X