Conheça o ASUS Zenbook 17 Fold, notebook com tela OLED dobrável

Conheça o ASUS Zenbook 17 Fold, notebook com tela OLED dobrável

A ASUS acabou de anunciar um notebook que é, no mínimo, curioso. Estou falando do Zenbook 17 Fold. A sua principal característica é uma tela OLED de 17,3 polegadas e que pode ser dobrada. Pois é, depois dos smartphones dobráveis, como a linha Galaxy Z Fold, da Samsung, chegou a hora dos notebooks dobráveis. Será que essa moda vai pegar?

Leia também
Notebook gamer ASUS ROG Zephyrus M16 é lançado no Brasil, veja a ficha técnica
ASUS lança no Brasil sua nova linha de notebooks Zenbook OLED

Flexibilidade de uso

O ASUS Zenbook 17 Fold foi apresentado inicialmente na CES 2022, lá no começo do ano. Porém, só foi durante a IFA, maior evento de tecnologia da Europa, que a empresa taiwanesa anunciou que o notebook dobrável deve ser lançado globalmente até o fim de 2022.

Zenbook 17 Fold
O Zenbook 17 Fold possibilita vários formatos de uso

O grande diferencial do aparelho é realmente a sua tela dobrável. Ela tem 17,3 polegadas, proporção de 4:3 e resolução de 2,5K. Ela conta com uma dobradiça de 180 graus no meio. Assim o usuário consegue dobrar o display e ficar com duas telas de 12,5 polegadas com proporção de 3:2 e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). É como se fossem duas telas de um notebook compacto.

Devido a isso, o Zenbook 17 Fold apresenta vários layouts de uso. Por exemplo, o usuário pode dobrá-lo ao meio e usar uma das telas como teclado virtual. Se quiser aproveitar o espaço de tela por completo, é possível emparelhar um teclado Bluetooth com trackpad. O acessório já vem na caixa do notebook.

Além disso, o teclado continua funcionando independente da posição do notebook. Então você pode usar a tela dobrada ou plana e na orientação vertical ou horizontal. O ZenBook 17 Fold se passa tanto por tablet quanto por computador all-in-one.

Hardware de ponta

Zenbook 17 Fold
Tela pode ser dobrada ao meio

Para dar conta das duas telas, o ASUS Zenbook 17 Fold tem um conjunto de hardware de ponta. O processador utilizado é um Intel Core i7 de 12ª geração com GPU embarcada Intel Iris Xe. O usuário dispõe de até 16 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento via SSD NVMe M.2.

O computador portátil e dobrável ainda conta com duas portas Thunderbolt 4 e uma bateria de 75 Wh. Importante salientar que as portas Thunderbolt possibilitam o carregamento rápido da bateria. O notebook dobrável da ASUS pesa apenas 1,6 Kg e tem uma espessura de 17,4 mm. Se você incluir o teclado Bluetooth, o peso sobe para 1,99 kg.

O que dizem os primeiros reviews

Zenbook 17 Fold
Teclado Bluetooth vem junto com o Zenbook 17 Fold

Alguns sites estrangeiros já tiveram a oportunidade de testar o ASUS Zenbook 17 Fold. O PCMag, por exemplo, elogiou a tela do aparelho. Disse que ela é bem grande para um dispositivo relativamente pequeno e fino. Eles gostaram também da flexibilidade que o notebook dobrável oferece.

Porém, o PCMag não gostou da performance do processador Core i7 (modelo Core i7-1250U). Eles disseram que o chip é muito fraco. Talvez a ASUS tenha diminuído o clock para evitar superaquecimento. Foi criticado também o teclado Bluetooth e a falta de suporte a uma caneta stylus. Inclusive, esse tipo de acessório pode até riscar a tela.

O site The Verge, por sua vez, também elogiou bastante a tela OLED de 17,3 polegadas. Toda a estética do notebook da ASUS também foi elogiada. Mas eles relataram alguns bugs e um excesso de bloatwares, ou seja, programas da própria fabricante que vão pré-instalados.

No entanto, o preço do ASUS Zenbook 17 Fold foi o grande ponto de descontentamento de ambos os sites. O preço sugerido é de US$ 3.500 (cerca de R$ 18.100 em conversão direta). É praticamente o mesmo preço de um MacBook Pro de 16 polegadas com chip M1 Max e 32 GB de RAM.

Mas, devemos levar em consideração que o Zenbook 17 Fold é um tipo de produto para early adopters. Ou seja, é um dispositivo pioneiro e que chega para colocar à prova alguns conceitos.

Fontes: Engadget, PCMag e The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X