“Ok, Google!“. Você provavelmente já deve ter falado essa frase para o seu smartphone Android. Os dispositivos que rodam o sistema operacional do Google possuem esse assistente virtual criativamente batizado de Google Assistente.
Lançado em 2016, o Google Assistente, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de auxílio/assistência e que pode ser usada em vários tipos de dispositivos, como celulares, tablets, alto-falantes inteligentes, relógios inteligentes, TVs e carros, desde que eles rodem Android.
Leia também
Bixby, assistente virtual da Samsung, poderá imitar voz dos usuários para atender chamadas
Google libera comandos de voz para o Maps durante navegação
Você pode pedir ao Google Assistente para fazer várias coisas, como procurar algo na internet ou ligar uma lâmpada inteligente, usando texto ou voz. Ele compete com a Siri da Apple e a Alexa da Amazon. Nos celulares Android, o Google Assistente geralmente já vem ativado por padrão.
No entanto, com o recente boom das inteligências artificiais, o Google já está usando os seus modelos de IA, como as diversas versões do Gemini, para substituir o limitado Google Assistente em todos os dispositivos. Mas se você já quiser adiantar o processo, é só continuar lendo para aprender a como desativar o Google Assistente em seu smartphone.
Por que desativar o Google Assistente?
Desativar o Google Assistente pode ser uma escolha pessoal por várias razões. Uma delas é a já citada evolução das inteligências artificiais. Em 2016 — ano de lançamento do Google Assistente — os assistentes virtuais embutidos nos celulares podiam até ser impressionantes. Quem não lembra do hype quando a Apple lançou a Siri? No entanto, com o tempo, tais assistentes se mostraram bem limitados e não acrescentaram tanto à experiência do usuário.
Os modelos de IA, por sua vez, são muito mais evoluídos, inteligentes e úteis para o usuário final. LLMs como o Google Gemini podem ser úteis em uma série de atividades. Eles podem te ajudar a resumir textos e documentos, podem refinar suas pesquisas e automatizar algumas tarefas chatas. Então, no curto prazo o Google Assistente já será obsoleto, sendo substituído totalmente pela IA.
Outro motivo importante para desativar o Google Assistente é o consumo de bateria. Esses assistentes estão sempre em alerta para ouvir os comandos de voz, o que pode drenar a bateria do celular mais rapidamente. Se você está procurando economizar energia, desligar o assistente pode ajudar.
Além disso, algumas pessoas podem não se sentir confortáveis com a ideia de estarem sendo constantemente ouvidas. Mesmo que as empresas afirmem que só escutam quando ativadas por um comando específico, há quem prefira evitar qualquer risco de gravação indesejada.
Há também a questão da precisão e utilidade. Nem sempre o Google Assistente entende corretamente os comandos ou fornece a ajuda esperada. Isso pode ser frustrante e levar alguém a preferir não usar essa função.
Por fim, desativar o Google Assistente pode ser uma forma de simplificar o uso do smartphone. Sem o assistente, você pode ter menos interrupções e notificações, o que permite focar melhor nas tarefas do dia a dia. Quem aqui nunca foi interropido com o Google Assistente sendo ativado por engano?
Desativando o Google Assistente no Android
Desativar o Google Assistente no seu celular Android é um processo simples. Siga estes passos e você conseguirá fazer isso rapidinho.
- Passo 1. Abra o app do Google e clique na sua foto de perfil no canto superior direito. Depois, escolha “Configurações”.
- Passo 2. Na próxima tela, clique em “Google Assistente” e depois vá até a seção “Geral”.
- Passo 3. Agora, é só desligar a opção “Google Assistente” e confirmar quando a caixa de texto aparecer.
Se você ainda quer usar o Google Assistente, mas sem o “Ok, Google”, siga estes passos:
- Passo 1. Em “Configurações” do app do Google, entre em “Google Assistente”. Clique em “Ok Google e Voice Match”.
- Passo 2. Desative a chave “Hey Google” e clique em “Ok” para tirar o “Ok, Google” do seu celular.
- Passo 3. Para desativar o “Ok, Google” em todos os dispositivos com sua Conta Google, clique em “Remover o Voice Match de todos os meus dispositivos” e confirme em “Remover”.
Pronto! Você desativou o Google Assistente e o comando de ativação no seu celular Android. Se algum dia quiser reativá-lo, basta seguir os mesmos passos e ligar o botão novamente.
Como a função está atrelada ao aplicativo Google, o passo a passo acima é válido para todos os dispositivos, inclusive iPhones. Embora os aparelhos da Apple tenham seu próprio assistente virtual (Siri), é possível usar o Google Assistente instalando o aplicativo específico. Neste caso, para desativar é só remover o aplicativo normalmente.
Perguntas Frequentes
O que é o Google Assistente?
O Google Assistente é um assistente virtual desenvolvido pelo Google que pode ser usado em dispositivos Android, como celulares, tablets, alto-falantes inteligentes, relógios, TVs e carros, para realizar tarefas e pesquisas por texto ou voz.
Quais são as principais funcionalidades do Google Assistente?
Você pode pedir ao Google Assistente para realizar uma variedade de ações, como pesquisar na internet, controlar dispositivos inteligentes em sua casa, configurar lembretes, entre outras tarefas.
Como o Google Assistente é ativado?
Nos dispositivos Android, o Google Assistente geralmente vem ativado por padrão e pode ser acionado com o comando de voz “Ok, Google!”.
O Google Assistente está sendo substituído?
Com o avanço das inteligências artificiais, o Google está planejando substituir o Google Assistente pelos seus modelos de IA mais avançados, como as diversas versões do Gemini.
Deixe seu comentário