Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT

Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta que usa inteligência artificial para interagir com os usuários. Ele foi desenvolvido pela OpenAI, mesma empresa que também fez sucesso meses atrás com o Dall-E, ferramenta que cria imagens a partir de comandos em texto. Por falar nisso, qualquer pessoa já é capaz de experimentar o Dall-E gratuitamente desde setembro.

Pois bem, voltando ao ChatGPT, ele interage com os usuários através de perguntas e comandos de texto. Mas o impressionante é que ele faz isso de forma muito coesa e completa. É como se você estivesse conversando com uma Alexa, mas ao invés de usar a voz, você usa texto. Da mesma forma, o ChatGPT também responde tudo em texto, de maneira clara, simples e rápida.

Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre o Midjourney
Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia QLED

Para você ter ideia do tremendo sucesso do ChatGPT, basta ver o número de usuários desde o seu lançamento. A ferramenta foi aberta ao público no dia 30 de novembro. Menos de uma semana depois ela já tinha mais de 1 milhão de usuários! E isso porque ela ainda está em caráter experimental. Ou seja, ainda não está totalmente finalizada. Neste artigo nós iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT.

OpenAI – A empresa por trás do ChatGPT

OpenAi
OpenAI é a empresa por trás do ChatGPT e da inteligência artificial Dall-E

A OpenAI é uma organização privada sem fins lucrativos cujo objetivo é pesquisar e desenvolver tecnologias de inteligência artificial (IA). A companhia foi fundada em 2015 por um grupo de empresários e cientistas de dados, incluindo Elon Musk, Sam Altman e Greg Brockman. Juntos eles reuniram um capital inicial de mais de US$ 1 bilhão para a empresa iniciar os trabalhos de pesquisa.

A OpenAI tem como objetivo acelerar o progresso da IA de forma segura e responsável, promovendo pesquisas e desenvolvimentos na área. Além disso, a empresa fornece ferramentas e tecnologias de IA de alto nível para a comunidade científica, empresarial e até mesmo para usuários comuns.

A OpenAI também tem um compromisso com a transparência e a responsabilidade na pesquisa e aplicação da IA. A organização busca promover a discussão pública sobre questões éticas e sociais relacionadas à IA.

Projetos e áreas de pesquisa da OpenAI

OpenAI tem foco total no desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial

Conforme explicado no tópico anterior, a OpenAI é uma empresa de pesquisa em inteligência artificial que tem como objetivo avançar o estado da arte em IA e torná-la acessível para todos. A empresa tem trabalhado em uma variedade de projetos de pesquisa na área de IA, incluindo:

  • Modelos de linguagem: A OpenAI tem desenvolvido modelos de linguagem de ponta que são capazes de entender e gerar texto humano com alta precisão e fluência. Por exemplo, o modelo GPT-3.5 (Generative Pre-trained Transformer 3.5) é um modelo de linguagem treinado com grandes quantidades de dados da web. Ele é capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas, como tradução, resumo de texto e geração de conteúdo.
  • Aprendizado de máquina: A OpenAI também está trabalhando em avanços no campo do aprendizado de máquina, incluindo o desenvolvimento de algoritmos de aprendizado por reforço eficientes e novos métodos de treinamento de redes neurais.
  • Robótica: A OpenAI também está explorando aplicações da IA na robótica, trabalhando em projetos que visam melhorar a capacidade dos robôs de realizar tarefas complexas em um ambiente real.
  • IA em saúde: Projetos de IA na área da saúde, com o objetivo de ajudar a diagnosticar doenças e a encontrar novos tratamentos.

Esses são apenas alguns exemplos dos projetos em que a OpenAI está trabalhando. A empresa tem um amplo programa de pesquisa e está sempre procurando novas áreas para aplicar a inteligência artificial.

Como usar o ChatGPT?

Tela inicial do ChatGPT

Se você ficou curioso para usar o ChatGPT, saiba que é bem simples acessá-lo. Basta entrar na página do projeto, criar um login e começar a conversar com a inteligência artificial. Abaixo você confere um passo a passo mais detalhado:

  • Passo 1. Acesse a página chat.openai.com e clique no botão “Log in” para entrar com a sua conta. Se ainda não tiver uma, clique no botão “Sign up” para criar a sua conta;
  • Passo 2. Ao clicar em “Log in”, você deve informar o e-mail cadastrado e depois clicar no botão “Continue”;
  • Passo 3. O próximo passo é informar a senha de acesso. É provável também que a ferramenta peça para você responder a uma Captcha na tela.
  • Passo 4. Na primeira vez que você faz login, o ChatGPT apresenta uma espécie de tutorial. Nele a plataforma explica como a inteligência artificial funciona e como você pode usá-la. Clique em “Next” até que o tutorial acabe;
  • Passo 5. A tela principal do ChatGPT é bem simples. Ela mostra alguns exemplos de uso do robô, suas capacidade e também limitações. Na parte inferior da página há uma caixa de texto para você digitar a sua pergunta. Depois de digitá-la, é só apertar “Enter” ou clicar na setinha;
  • Passo 6. Agora é só aguardar o ChatGPT responder. Em geral, ele demora poucos segundos. Mas se os servidores estiverem sobrecarregados, pode ser que ele demore um pouco. Se você não ficar satisfeito com a resposta, pode clicar no botão Regenerate response” para que o chatbot crie uma nova resposta.

No momento em que escrevo esta matéria, o chatbot está na versão “ChatGPT Dec 15 Version”. Trata-se de um Free Research Preview, ou seja, uma prévia gratuita apenas para pesquisa e desenvolvimento. Em outras palavras, o ChatGPT ainda é um protótipo. Com o passar do tempo ele será melhorado e aperfeiçoado com novas funções.

Como funciona o ChatGPT?

No começo desse artigo fiz uma comparação do ChatGPT com a assistente virtual Alexa, da Amazon. E, de fato, a inteligência artificial da OpenAI tem um modus operandi similar às assistentes virtuais que nós conhecemos. Coloco neste grupo não só a Alexa, mas a Siri, da Apple e também o Google Assistente.

O ChatGPT é capaz de responder a uma enorme variedade de perguntas, que vão desde conhecimentos gerais até mesmo conhecimentos específicos, como programação. Para isso, a ferramenta tem acesso a um vasto banco de dados de conhecimento.

Esse banco de dados é formado por artigos da internet, notícias e, até pouco tempo atrás, a inteligência artificial tinha acesso ao banco de dados do Twitter. No entanto, Elon Musk, ao assumir o cargo de CEO da rede social, acabou removendo o acesso do ChatGPT para a base de dados da plataforma de microblog. Na prática, é como se a ferramenta pesquisasse no Google para você, lesse as matérias mais importantes e já retornasse com a resposta pronta e bem mastigada.

O ChatGPT utiliza uma técnica de aprendizado de máquina (machine learning) chamada de Illustrating Reinforcement Learning from Human Feedback (RLHF). Em tradução literal é algo como “Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano”.

Trata-se de uma abordagem de aprendizagem que utiliza o feedback de um ser humano para ajudar uma máquina ou um software a aprender por meio de tentativa e erro. A ideia é que, ao receber feedback imediato e específico sobre suas ações, a máquina ou o software possa identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado para atingir seus objetivos.

Essa técnica é muito útil em situações em que é difícil ou impossível definir de forma precisa as regras ou os critérios para a realização de uma tarefa. Ela também pode ser usada para ensinar a máquina ou o software a realizar tarefas que envolvem julgamento ou decisão, como reconhecimento de padrões ou tomada de decisões em situações complexas.

Para utilizar a técnica de Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano, é preciso ter um ser humano disponível para fornecer o feedback, que pode ser dado de forma verbal ou por meio de sinais visuais ou sonoros. Além disso, é necessário definir claramente os objetivos da tarefa e os critérios de sucesso, para que o feedback possa ser fornecido de forma coerente e relevante.

Você vai notar que ao lado de cada resposta do ChatGPT há dois botões semelhantes ao de “Like” e “Dislike”. Eles servem justamente para dar esse feedback imediato. Ao gostar de uma resposta, basta apertar em “Like”. Se achou a resposta ruim, aperte no outro botão e explique como a ferramenta pode melhorar.

O que dá para fazer com o ChatGPT?

Atualmente, o ChatGPT está sendo usado, basicamente, para divertir os usuários, sejam eles entusiastas ou curiosos. Você pode tirar dúvidas de conhecimentos gerais, pode pedir para a ferramenta contar piadas, resolver problemas matemáticos, escrever códigos de programação e até melhorar suas cantadas.

Já teve gente usando o ChatGPT para ter ideias de cantadas para usar no Tinder, por exemplo. O que impressiona no ChatGPT é a sua capacidade de entregar respostas claras e com uma escrita que se assemelha muito à escrita de um ser humano real.

Para você ter ideia, alguns usuários pediram para a ferramenta escrever uma redação com o mesmo tema do Enem 2022. E o resultado foi surpreendentemente bom. Eu mesmo resolvi fazer o teste e o resultado você confere abaixo:

Redação do Enem 2022 feita pelo ChatGPT

Impressionante, não é mesmo? Inclusive, todo esse artigo que você está lendo agora foi escrito pelo ChatGPT. Não, não… é brincadeira. É brincadeira, viu chefe!? É BRINCADEIRAAAAA!!!

Porém, nem tudo são flores. O ChatGPT pode cometer alguns erros e até trazer informações equivocadas. Por exemplo, eu pedi para a ferramenta listar todos os campeões da Copa do Mundo. Eu recebi uma resposta totalmente errada, com seleções como Hungria, Eslovênia e Dinamarca sendo listadas como campeãs. Na segunda tentativa o ChatGPT retornou a resposta correta. Isso mostra que ainda não podemos confiar cegamente na inteligência artificial.

Porém, no futuro, depois que o ChatGPT estiver totalmente amadurecido e aperfeiçoado, ele pode ser de grande ajuda para uma série de empresas. Sua linguagem natural e coesa pode ser usada para o atendimento de clientes em plataformas de e-commerce, para o atendimento em serviços de internet banking e até para a criação de conteúdo para redes sociais, como Instagram e Twitter.

ChatGPT é uma ameaça para o Google?

O desempenho do ChatGPT é tão impressionante que até mesmo o todo poderoso Google está preocupado com a ferramenta. Tanto é que a empresa já começou a trabalhar em sua próprio inteligência artificial de linguagem.

Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail, publicou um tweet bem apocalíptico a respeito do Google pouco tempo depois do lançamento do ChatGPT. Ele disse que “o Google pode estar apenas a um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro”.

Um outro usuário comparou a qualidade das respostas do Google com as do ChatGPT. Ele fez uma pergunta bem específica sobre o LaTeX, que é um sistema de formatação de texto para a produção de documentos científicos e técnicos. A resposta do Google foi bem genérica, enquanto o ChatGPT deu vários exemplos, inclusive com a opção de copiar o código.

Resposta do ChatGPT
Resposta do Google

É fato que, aos poucos, o Google vem perdendo espaço como fonte de informação digital para as pessoas. Antigamente, as pessoas recorriam às enciclopédias quando queriam saber sobre algum assunto. Elas foram soterradas pelo Google, que elevou o sarrafo das pesquisas, trazendo-as totalmente para a internet.

Porém, nos últimos anos, os mais jovens já não usam tanto o Google. Ferramentas como TikTok e Instagram estão sendo usadas também como fonte de pesquisa, seja para entender algum assunto ou para descobrir lugares novos, por exemplo. O ChatGPT pode muito bem, em um futuro próximo, diminuir ainda mais a dependência das pessoas do buscador do Google. Mas ainda é cedo para bater o martelo quanto a isso.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X