TikTok e Instagram estão se tornando concorrentes do Google Maps

TikTok e Instagram estão se tornando concorrentes do Google Maps

O TikTok chegou no mercado de aplicativos para dar trabalho a muitas potências, como é o caso do Youtube e do próprio Instagram, sendo um concorrente direto. Porém, atualmente, a rede social de vídeos curtos também começou a se tornar um forte concorrente para os serviços do Google, principalmente o Google Maps.

Em um evento corporativo da empresa, um executivo do Google revelou que o TikTok e até mesmo o Instagram, estão começando a impactar o uso de algumas de suas ferramentas, incluindo o Maps e o próprio buscador.

Leia também:

TikTok permitirá restrição de lives para maiores de 18 anos
TikTok confirma que funcionários da China podem acessar os dados de usuários dos EUA

TikTok e Instagram estão se tornando buscadores para jovens

TikTok

Prabhakar Raghavan, o vice-presidente sênior da empresa, revelou que o comportamento dos usuários está mudando ao longo do tempo. “Continuamos aprendendo, repetidamente, que os novos usuários da internet não têm as expectativas e a mentalidade com a qual nos acostumamos”.

Durante o evento, ele revelou que muitas pessoas hoje em dia estão usando aplicativos de redes sociais como TikTok e Instagram para fazer buscas por pessoas, lugares e até mesmo produtos para compra, ao invés de usar o buscador do Google.

De acordo com os estudos revelados por ele, hoje em dia cerca de 40% dos usuários jovens na internet estão usando essas redes sociais para buscas como, por exemplo, de um restaurante para almoçar. Antes essa função era praticamente exclusiva do Google Maps, que está vendo os acessos caírem.

Isso faz com que o trabalho do Google em coletar informações de qualidade para passar com mais segurança aos usuários possa acabar se tornando inútil.

A forma como os jovens são criados hoje em dia mudou

Muitos aspectos da educação e do tipo de convivência com a tecnologia que os jovens têm hoje em dia pode ser um fator crucial para esse acontecimento. Segundo o executivo, por exemplo, muitos jovens hoje em dia nunca sequer tocaram em um mapa de papel. Isso faz com que uma busca em uma rede sociai, com a qual ele tem mais contato, possa ser mais fácil e interessante para eles do que no Google Maps.

maps

O vice-presidente revelou que, para combater essa concorrência, eles terão que praticamente se reinventar e encontrar formas diferentes para chamar de volta esse público. “Temos que evocar expectativas completamente novas e isso requer bases tecnológicas totalmente novas”.

Isso pode acontecer aos poucos, mas ao menos já teve seu pontapé inicial. O próprio Google Maps conta com recursos que praticamente substituem o uso de um mapa tradicional, como os recursos com realidade aumentada e até mesmo as formas de interação entre usuários que usam o aplicativo para fazer avaliações de locais.

Em relação ao buscador do Google, o executivo revelou que as pessoas estão mais interessadas em fazer pesquisas mais dinâmicas, seja com entrada por voz ou até mesmo por imagens usando o Google Lens. A chegada das assistentes sociais e do recurso Lens para mais aparelhos fazem parte desse aumento.

Inclusive, nos resultados das pesquisas do Google, já dá para ver mudanças como o aparecimento de vídeos do TikTok como resultados principais, tomando um espaço que antes era praticamente todo do Youtube.

Fonte: TechCrunch

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X