TikTok permitirá restrição de lives para maiores de 18 anos

TikTok permitirá restrição de lives para maiores de 18 anos

Com a facilidade atual para que crianças e jovens tenham acesso a tecnologia, muitos aplicativos precisam garantir que essa interação seja segura, principalmente quando a maior parte do seu público é de jovens. É o caso do TikTok, que já confirmou a chegada de um recurso que promete trazer mais segurança para menores de 18 anos.

O recurso em questão é a possibilidade de restringir algumas lives quando elas tiverem como temas alguns assuntos que são considerados mais sérios e focados no público adulto. Essa novidade já foi confirmada pela empresa e já está em fase de testes, então poderá chegar para todos em breve.

Leia também:

TikTok confirma que funcionários da China podem acessar os dados de usuários dos EUA
TikTok está sendo acusado de espionar os usuários e pode ser banido a qualquer momento nos Estados Unidos

Lives apenas para adultos no TikTok

A ideia é que quando alguém for começar uma live que tem como tema algum assunto mais adulto, use o filtro para impedir que crianças e jovens possam ter acesso a ela e tornar as coisas desconfortáveis. Para isso eles estarão adicionando um novo botão chamado de Mature Themes, ou “temas maduros”, em tradução direta.

TikTok

Esse botão aparecerá nas configurações das lives e poderá ser ativado nesses casos. Vale lembrar que a chegada do recurso não é uma abertura do aplicativo para qualquer tipo de conteúdo. Mesmo as lives que estiverem com o botão ativado ainda precisarão respeitar as Diretrizes da Comunidade, ou seja, sem nudez, atividade sexual ou violência.

A ideia não é que os usuários mostrem conteúdo adulto no aplicativo, e sim para evitar que menores de idade possam ter acesso a algumas conversas ou conteúdos que tem como público-alvo pessoas mais maduras.

Isso vale tanto para assuntos como relacionamentos e experiências de vida que podem ser mais delicadas, quanto para aqueles que podem até ser “chatos” para jovens como informações sobre investimentos, dicas para o mercado de trabalho, entre outras coisas.

O aplicativo já vem sendo alvo de críticas no sentido de falta de segurança para jovens. Aqui no Brasil, por exemplo, já existe um processo da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) contra a empresa, com a finalidade de investigar a proteção que ela apresenta contra conteúdos considerados nocivos.

Em nota sobre o assunto, a empresa revelou que “A segurança da comunidade do TikTok é nossa maior prioridade e temos políticas, processos e tecnologias robustas para ajudar a proteger todos os usuários, principalmente os nossos membros mais jovens”.

Fonte: TechCrunch

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X