TikTok está sendo acusado de espionar os usuários e pode ser banido a qualquer momento nos Estados Unidos

TikTok está sendo acusado de espionar os usuários e pode ser banido a qualquer momento nos Estados Unidos

A situação entre Estados Unidos e o TikTok nunca foi uma história de amor. Após a proibição do fornecimento da Huawei para empresas americanas, o governo Trump baniu brevemente o aplicativo chinês do país em 2020. No entanto, as suspeitas de espionagem nunca desapareceram.

Desde o seu lançamento, o TikTok tem sido de fato alvo de críticas em relação aos dados coletados de seus usuários, principalmente de crianças. Foram essas suspeitas que levaram o comissário da FCC (Brendan Carr) a exigir que o Google e a Apple removam o aplicativo da Play Store e da App Store. A carta vem em com um contexto negativo para a rede social, após uma investigação do Buzzfeed sobre o uso de dados.

 

Depois de analisar 80 gravações de áudio de reuniões internas no TikTok, o Buzzfeed revela que o TikTok teve acesso repetidamente a informações confidenciais de seus usuários americanos. Assim, um membro do departamento de Confiança e Segurança da empresa disse que ‘os chineses podem ver e ouvir tudo’. Um diretor também mencionou um certo ‘Master Admin’ que teria ‘acesso a tudo’.

A carta do FCC refere-se a ‘evidências e determinações preocupantes sobre as práticas de dados do TikTok’, referindo-se em particular a um estudo que comprova que o app conseguiu contornar as medidas de segurança do Android e iOS. 

“Está claro que o TikTok representa um risco de segurança nacional inaceitável devido à sua extensa coleta de dados, sendo combinado com o acesso aparentemente não controlado de Pequim a esses dados confidenciais”.

O Google e a Apple têm até o dia (08) de Julho para remover o TikTok de suas respectivas lojas.

Fonte: Gizchina

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X