Empresa brasileira de gestão de investimentos abandona Meta devido ao fracasso em competir com o TikTok

Empresa brasileira de gestão de investimentos abandona Meta devido ao fracasso em competir com o TikTok

Ontem (21), a IP Capital Partners, empresa brasileira mais antiga no ramo de gestão de investimentos, decidiu abandonar suas operações no Meta alegando o impacto do fracasso da empresa em competir com o TikTok.

O Meta, anteriormente chamado Facebook, fazia parte dos fundos de investimentos da empresa brasileira desde 2018. Entretanto, o fundo foi removido no início deste ano, conforme anunciado pela IP em um comunicado aos seus clientes. 

A empresa brasileira deixa explícito que o TikTok é o motivo pelo fim do fundo de investimentos no Meta. O TikTok também é responsável pelas “as consequências de primeira e segunda ordem” para a empresa de Zuckerberg.

As consequências de primeira ordem, segundo a IP Capital, são, sobretudo, a competição por tempo. A empresa se refere à forma como o TikTok consegue capturar a atenção dos usuários.

“Enquanto, até agora, o formato de short-form video teve mais sucesso com jovens, acreditamos que seja de apelo universal e que irá continuar a penetrar públicos mais velhos ao redor do mundo”.

Além disso, a empresa brasileira ainda afirmou já perceber uma evolução do perfil dos usuários do TikTok e comentou sobre as táticas que o Meta, à época Facebook, usou para combater a expansão do TikTok.

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Ao contrário do efeito que a empresa de Zuckerberg obteve com o lançamento dos Stories do Instagram — que quase destruiu o Snapchat —, a implementação dos Reels na mesma plataforma não conseguiu derrubar o TikTok.

Aliás, segundo a IP Capital, o Meta “deixou o inimigo atual [o TikTok]ganhar muita escala”, destacando o sucesso dos criadores de conteúdo na rede social chinesa.

O sucesso e, portanto, influência dos criadores do TikTok dificulta a briga para o Meta, afirma a empresa brasileira de investimentos, estimando que o público americano passou 20 vezes mais tempo usando o TikTok do que o Reels.

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As consequências de segunda ordem, em contrapartida, são diversas. A IP elogia a aceleração do Meta pela adoção do Reels no Instagram e no Facebook. No entanto, o problema é que, desse modo, há um troca de recursos altamente monetizados (Feed e Stories) por um novo recurso pouco monetizado.

Esse, portanto, é um dos fatores das consequências de segunda ordem que contribuíram para a desaceleração no crescimento dos lucros do Meta neste ano.

E voltando ao fato da grande atenção capturada pelo TikTok, a IP destaca que a plataforma é uma “nova e promissora fronteira” para os anunciantes. Ou seja, uma ameaça à principal fonte de receita do Meta.

empresa brasileira Meta TikTok

Por isso, de acordo com a empresa brasileira de investimentos, o TikTok ser essa nova fronteira adiciona mais riscos para o Meta em termos de crescimento futuro de receitas do Facebook e do Instagram.

Além disso, a IP Capital não deixa de citar o aumento nos gastos feitos pelo Meta na divisão Reality Labs. Vale lembrar que o Reality Labs é o setor responsável por desenvolver as tecnologias de realidade virtual e aumentada. O setor trouxe um prejuízo de US$ 10 bilhões para o Meta em 2021 na iniciativa de desenvolvimento do metaverso.

 Leia também: O metaverso custou ao Facebook US$ 10 bilhões em 2021

Com base nesses dados, a IP Capital Partners encerra a sua pequena história de quatro anos com o Meta.

A IP Capital possui mais de R$ 4 bilhões em ativos. No entanto, a empresa brasileira mais antiga no ramo de gestão de investimentos, fundada em 1988, não revelou informações sobre o fundo de investimentos do Meta.

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