Clínica abre um Centro de Reabilitação para “viciados em TikTok”

Clínica abre um Centro de Reabilitação para “viciados em TikTok”

Eu já vi clínicas de reabilitação para dependentes químicos, alcoólatras e também para quem sofreu algum trauma físico ou psicológico. Mas esta é a primeira vez que eu ouço falar em uma clínica de reabilitação para viciados em TikTok.

É isso mesmo que você leu. Uma clínica na Suíça abriu um centro para ajudar pessoas viciadas em TikTok. Fica em Thun, uma cidade do estado de Berna. A clínica Meiringen é procurada por adolescentes e jovens adultos, que são os que mais usam o TikTok. Segundo a Universidade de Zurique, esse app é muito popular entre quem tem 12 a 19 anos.

Leia também
TikTok lança aplicativo para Apple Vision Pro com mais imersão
União Europeia multará Apple em 500 milhões de euros devido a processo movido pelo Spotify

Clínica lotou em pouco tempo e já tem fila de espera

Saca só a vibe da clínica de reabilitação na Suíça

A clínica costuma se referir a esse tipo de problema como “dependência digital“. Este termo se refere ao vício em aparelhos eletrônicos. Ele também é muitas vezes chamado de dependência de internet ou dependência tecnológica. Desde os anos 90, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera esses vícios como transtornos mentais.

O jornal suíço Blick diz que as 30 vagas da clínica já estão cheias e tem gente esperando há semanas. Deve abrir mais vagas no final de abril. O centro ficou lotado só quatro semanas depois de abrir. Para tratar o vício em TikTok, a clínica incentiva atividades saudáveis, como esportes ou arte, para diminuir a vontade de usar a rede social.

Stephan Kupferschmid, médico da clínica, fala que cada idade precisa de um tipo de terapia. Os pacientes têm de 18 a 25 anos. Eles aprendem a se organizar e encontrar outras coisas para fazer em vez de ficar nas redes sociais. O médico chama o TikTok de “aspirador de atenção”.

Lulzana Musliu, de uma ONG chamada Pro Juventute, diz que as empresas por trás das redes sociais – tais como Meta e ByteDance – precisam entender que elas podem viciar. Ela acha importante que as empresas também ensinem como usar esses apps direito, diminuindo o risco de vício.

TikTok está sendo investigado pela União Europeia

TikTok União Europeia

E por falar nisso, a União Europeia começou a investigar o TikTok. Eles querem saber se a rede social quebrou regras do Ato de Serviços Digitais (DSA). Esse ato ajuda a proteger crianças, torna anúncios mais claros, controla quem pode ver dados e luta contra conteúdo ruim. O DSA também faz as redes sociais serem mais abertas sobre como funcionam.

No comunicado à imprensa, a UE disse que vai olhar para quatro coisas:

  • Se o TikTok faz as pessoas quererem usar muito o app através do design, algoritmos e interface;
  • Se protege bem as crianças;
  • Se mostra claramente os anúncios que já passaram na plataforma;
  • Se permite que pesquisadores vejam dados facilmente.

Se a UE descobrir que o TikTok não seguiu as regras, podem multá-lo em até 6% do que ganha por ano. Em 2023, o TikTok teve uma receita de US$ 10 bilhões. Isso significa que uma multa poderia custar até US$ 600 milhões.

O DSA quer parar as redes sociais de fazerem as pessoas viciadas. Por exemplo, quando você pode rolar o feed sem parar ou o app sabe exatamente do que você gosta e passa a mostrar só esse tipo de conteúdo, você pode ficar viciado. Para lidar com isso, o TikTok fez um novo jeito de mostrar posts que usa também a sua localização geográfica e não só o algoritmo.

Fontes: The Local e Blick

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X