Inteligência artificial Dall-E 2 já pode ser usada por qualquer pessoa; veja como experimentar

Inteligência artificial Dall-E 2 já pode ser usada por qualquer pessoa; veja como experimentar

A OpenAI, que desenvolveu e é responsável pela inteligência artificial Dall-E 2, liberou o uso da ferramenta para qualquer pessoa. Antes, era necessário entrar em uma lista de espera para poder usar a ferramenta. Agora, basta acessar o site da Dall-E 2, se cadastrar na plataforma e começar a gerar as suas imagens baseadas em textos.

Leia também
Impressionante! Inteligência artificial cria um vídeo seu usando apenas uma foto e um texto
Inteligência artificial imagina como seriam os Simpsons na vida real

A popularização de plataformas de inteligência artificial

A Dall-E 2 é uma ferramenta de inteligência artificial similar ao Midjourney e ao Stable Diffusion. Ou seja, ela usa aprendizagem de máquina para criar imagens a partir de palavras que o usuário informa. E os resultados são realmente impressionantes.

Inclusive, o Midjourney foi alvo de intensa discussão depois que uma imagem criada pela ferramenta ganhou um concurso de arte. A imagem criada pela inteligência artificial disputou com outras obras criadas por humanos. E isso acabou gerando um debate na internet. Será que essas inteligências artificiais não estão indo longe demais?

O fato é que plataformas como Dall-E, Midjourney e Stable Diffusion são tão simples de usar que acabaram virando uma espécie de passatempo na internet. Muitas pessoas estão testando as ferramentas e conseguindo resultados tão impressionantes quanto bizarros.

Midjourney, Dall-E 2 e Stable Diffusion

Necessidade de uma lista de espera

A primeira versão do Dall-E foi apresentada no começo do ano passado pela OpenAI. E os primeiros resultados gerados pela inteligência artificial impressionaram a todos. E isso aumentou o interesse do público em testar a ferramenta. Entretanto, ter muitas pessoas testando uma ferramenta desse tipo pode ser um problema de várias maneiras.

Se uma inteligência artificial não é bem calibrada, as imagens geradas podem acabar sendo de cunho ofensivo, racista ou sexual. Além disso, as imagens podem ser usadas para constranger pessoas, espalhar ódio, preconceito e também gerar desinformação. Para evitar todos esses cenários, a OpenAI limitou o acesso ao Dall-E criando uma lista de espera.

Dessa forma os desenvolvedores conseguiram implementar filtros para evitar que o Dall-E gerasse imagens problemáticas. A ideia é que a ferramenta não gere nenhuma imagem com teor racista, violento ou sexual.

Críticas aos filtros implementados pela OpenAI

 

Após vários meses de implementações de filtros, a OpenAI acredita que o Dall-E 2 está maduro o suficiente para ser aberto ao público. Inclusive, há até uma API que os desenvolvedores podem usar para embutir a ferramenta em sites ou aplicativos de terceiros.

No entanto, alguns usuários não estão satisfeitos com a forma que a OpenAI implementou esses filtros. Por exemplo, a empresa confirmou que além de ativar os filtros, acrescenta palavras invisíveis às instruções escritas pelo usuário. Como assim?

Por exemplo, em um conjunto de palavras que envolvem pessoas, o Dall-E pode incluir nas instruções, secretamente, o termo “mulher asiática”. Assim, a ferramenta impede que apenas imagens de homens brancos sejam geradas. Ou seja, é uma forma de diversificar os resultados em todos os sentidos.

É justamente essa intervenção secreta que deixou alguns usuários insatisfeitos. Pois, afinal de contas, essa abordagem pode distanciar as imagens geradas dos resultados esperados pelos usuários. Mas nada que um refinamento na escolha das palavras não resolva, não é mesmo?

Como testar o Dall-E 2?

É muito simples! Basta acessar o site do Dall-E 2 e criar uma conta no serviço. Basicamente você precisa informar e-mail, seu número de telefone e depois informar um código de 6 dígitos que a plataforma envia via SMS. Depois disso é só criar a senha e fazer login.

De cara você já recebe 50 créditos para usar o serviço. Cada crédito permite que você escreva um conjunto de palavras que, por sua vez, gerará um total de quatro imagens. As imagens são bem parecidas, apenas com algumas variações.

A partir daí você pode fazer os processos de inpainting e outpainting. Ou seja, editar uma das imagens criadas ou usá-las para ter novos resultados, dessa vez mais refinados.

A cada mês você recebe mais 15 créditos. E sempre que você quiser é possível comprar mais créditos. Um pacote com 115 créditos custa apenas US$ 15 (cerca de R$ 80). Eu achei barato.

As imagens que você vê acima foram criadas usando as palavras “Man writing like crazy on the computer in a psychedelic scenario”. Mas para chegar nesse resultado eu tive que tentar quatro vezes. Mas ficou bem legal, não?

Agora eu quero ver quais imagens você conseguiu criar no Dall-E 2. Posta aqui nos comentários pra gente ver!

Fonte: OpenAI via The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X