5 diferenças entre DLSS e FSR

5 diferenças entre DLSS e FSR

Dois dos mais proeminentes avanços recentes no segmento de placas de vídeo podem melhorar bastante a qualidade gráfica dos jogos atuais. Estou falando do DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia e do FSR (FidelityFX Super Resolution) da AMD.

Estas duas tecnologias emergiram como soluções inteligentes e necessárias para um dos maiores desafios enfrentados pelos jogos modernos: a entrega de imagens de alta qualidade sem sacrificar o desempenho.

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Neste artigo nós vamos abordar 5 diferenças entre o DLSS e o FSR. Apesar dessas tecnologias terem a mesma função nas placas de vídeo, existem diferenças importantes entre cada uma delas. Mas antes, vamos dar uma breve explicação sobre o que é cada uma.

O que é DLSS (Deep Learning Super Sampling)

Demystified: AMD FSR vs NVIDIA DLSS < NAG

O DLSS (Deep Learning Super Sampling – Super Amostragem com Aprendizagem Profunda) é uma tecnologia desenvolvida pela Nvidia, uma das líderes no campo de processamento gráfico.

Em termos simples, o DLSS é uma ferramenta que melhora a qualidade das imagens nos jogos, tornando-os mais bonitos, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho do jogo. Isso significa que os jogos não apenas parecem melhores, mas também rodam mais suavemente em seu computador.

O funcionamento do DLSS é baseado em um conceito conhecido como “aprendizado profundo”, uma forma de inteligência artificial. Imagine que você tem uma imagem de baixa resolução, e quer torná-la mais nítida e clara. O DLSS aprende, a partir de uma vasta quantidade de imagens de alta qualidade, como melhorar essa imagem de baixa resolução.

Ele faz isso de maneira tão eficiente que as imagens melhoradas parecem quase idênticas às de alta resolução, mas sem exigir tanto do computador. Isso é especialmente útil em jogos, onde queremos gráficos bonitos sem prejudicar a fluidez do jogo.

No entanto, há um detalhe importante: o DLSS é específico para as GPUs RTX da Nvidia. Isso significa que, para aproveitar os benefícios do DLSS, você precisa ter um computador com uma dessas placas de vídeo. Essas GPUs são projetadas para lidar com tarefas de aprendizado profundo, tornando-as ideais para o DLSS. Essa especificidade garante que os usuários de GPUs RTX obtenham a melhor experiência visual possível em seus jogos, com imagens mais detalhadas e taxas de quadros mais altas, proporcionando uma experiência de jogo mais imersiva e agradável.

O que é FSR (FidelityFX Super Resolution)

O que é AMD FidelityFX Super Resolution? - Hardware.com.br

O FSR, ou FidelityFX Super Resolution, é uma tecnologia desenvolvida pela AMD, uma das principais fabricantes de processadores e placas gráficas, além de ser a maior concorrente da Nvidia. Em sua essência, o FSR tem o mesmo objetivo que o DLSS, ou seja, melhorar a qualidade gráfica dos jogos, tornando as imagens mais nítidas e claras.

Diferente do DLSS da Nvidia, que requer hardware específico e é focado em aprendizado de máquina, o FSR da AMD adota uma abordagem mais ampla em termos de compatibilidade de hardware.

Esta tecnologia não está limitada a um tipo específico de placa gráfica. Ao invés disso, ela pode ser utilizada em uma variedade de dispositivos, incluindo não apenas as GPUs da AMD, mas também algumas GPUs da Nvidia e até em consoles de jogos. Isso faz do FSR uma opção mais versátil e acessível para um público mais amplo.

O FSR funciona através de um processo que redimensiona as imagens dos jogos para uma resolução maior, melhorando a qualidade visual sem exigir recursos adicionais significativos do sistema. Essa característica torna o FSR particularmente atraente para jogadores que não possuem o hardware de última geração, mas ainda desejam uma experiência de jogo visualmente aprimorada.

Diferença 01: Compatibilidade de Hardware

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Uma das diferenças mais marcantes entre o DLSS e o FSR reside na compatibilidade com diferentes tipos de hardware.

O DLSS, que se baseia fortemente em técnicas avançadas de inteligência artificial, é exclusivo para as GPUs da série RTX da Nvidia. Isso significa que para aproveitar os benefícios do DLSS, como gráficos aprimorados e maior desempenho, é necessário ter uma placa de vídeo que faça parte desta série específica.

Essa exclusividade decorre do fato de que as GPUs RTX são equipadas com núcleos específicos projetados para lidar com os cálculos complexos exigidos pelo aprendizado profundo, o que é fundamental para o funcionamento do DLSS. Não à toa, a Nvidia é hoje uma das principais fornecedoras de hardware para IA.

Por outro lado, o FSR da AMD apresenta uma abordagem mais flexível em termos de compatibilidade de hardware. Ele não está atrelado a um tipo específico de GPU, oferecendo suporte a uma gama mais ampla de placas gráficas, incluindo algumas da própria Nvidia e também de consoles de jogos.

Essa versatilidade faz do FSR uma opção acessível para uma variedade maior de jogadores, independente do hardware que possuem. Ao oferecer melhorias na qualidade de imagem e desempenho para uma gama mais diversificada de dispositivos, o FSR se destaca como uma solução inclusiva e abrangente no campo dos gráficos computacionais.

Diferença 02: Suporte de Jogos

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A diferença no suporte de jogos entre o DLSS e o FSR é significativa e reflete as estratégias distintas das duas empresas. Atualmente, o DLSS está disponível em mais de 200 jogos e aplicativos. Esta tecnologia, impulsionada pela inteligência artificial, tem sido amplamente adotada pelos desenvolvedores de jogos, graças à sua capacidade de melhorar o desempenho gráfico e a qualidade da imagem em títulos compatíveis com as GPUs RTX​​.

Por outro lado, o FSR, lançado em maio de 2021, tem visto um crescimento rápido em sua adoção. Em dezembro de 2022, a AMD anunciou que o FSR era suportado por até 230 jogos, com 101 desses jogos já implementando a versão mais recente, FSR 2. Este número é uma combinação de títulos que suportam tanto o FSR 1.0 quanto o FSR 2.0.

A AMD tem trabalhado em estreita colaboração com desenvolvedores para implementar o FSR em uma variedade de plataformas, refletindo sua abordagem mais aberta e flexível em termos de compatibilidade de hardware​​​​.

Essas diferenças no suporte de jogos entre DLSS e FSR ilustram o foco de cada empresa em seu respectivo nicho. Enquanto a Nvidia se concentra em um ecossistema mais restrito, mas com uma implementação de alta qualidade em sua tecnologia DLSS, a AMD adota uma abordagem mais abrangente, buscando expandir a acessibilidade do FSR a uma gama mais ampla de jogadores e dispositivos.

Diferença 03: Tecnologia de Upscaling e Desempenho

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A comparação do desempenho de upscaling entre DLSS e FSR revela nuances interessantes. O DLSS, com seu uso de tecnologia de aprendizado profundo e núcleos Tensor nas GPUs RTX da Nvidia, oferece qualidade de imagem quase nativa, melhorando significativamente o desempenho nos jogos.

Esta tecnologia se mostrou eficaz em uma variedade de jogos populares, oferecendo qualidade de imagem superior com uma redução mínima em comparação com a resolução nativa. Além disso, a Nvidia continuou a aprimorar o DLSS, com a introdução do DLSS 3, conhecido como Frame Generation, que pode dobrar a taxa de quadros nos jogos. No entanto, essa tecnologia é exclusiva das GPUs RTX (séries 2000, 3000 e 4000).

Em contraste, o FSR usa um método de upscaling baseado em software. Embora ambos, FSR e DLSS, tenham qualidades de imagem semelhantes e possam enfrentar problemas como ghosting ou shimmering, o DLSS geralmente oferece uma fidelidade de imagem ligeiramente melhor devido ao hardware RTX mais potente​​.

Em termos de desempenho, FSR e DLSS apresentam resultados equivalentes. Por exemplo, no jogo Forza Horizon, um teste mostrou que a RTX 3080 produzia FPS similares com ambas as tecnologias. Em 4K, o preset de qualidade do DLSS era apenas cerca de 2% mais rápido do que o FSR.

Em resoluções mais baixas, como 1440p ou 1080p, o aumento de desempenho era idêntico, oferecendo cerca de 10 a 15% mais FPS. Contudo, com a introdução do DLSS 3 e sua tecnologia de geração de quadros, a Nvidia conseguiu avanços significativos no desempenho, embora limitados às GPUs da série RTX 4000​​.

Diferença 04: Uso de Inteligência Artificial

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Uma das distinções mais notáveis entre o DLSS e o FSR reside no uso da inteligência artificial (IA). A Nvidia incorpora a IA de forma significativa no DLSS, o que representa um aspecto chave desta tecnologia. Por outro lado, o FSR da AMD segue uma rota diferente, não dependendo da IA para realizar suas melhorias na qualidade de imagem.

No caso do DLSS, a IA é fundamental. A Nvidia utiliza uma rede neural treinada com milhões de imagens de alta resolução para entender como otimizar e aprimorar gráficos de jogos em tempo real.

Esta abordagem de aprendizado profundo é realizada pelos núcleos Tensor, exclusivos das GPUs RTX. Esses núcleos são especializados em cálculos de IA, permitindo que o DLSS execute operações complexas de aprimoramento de imagem de maneira eficiente e rápida. A IA no DLSS não só melhora a resolução e a nitidez das imagens, mas também ajuda a prever e renderizar frames futuros, contribuindo para uma experiência de jogo mais fluida e imersiva.

Em contrapartida, o FSR da AMD não utiliza IA. Em vez disso, emprega um algoritmo de upscaling tradicional. Essa abordagem não requer hardware específico para IA, como os núcleos Tensor das GPUs RTX. O FSR baseia-se em técnicas de upscaling convencionais para aumentar a resolução das imagens, mantendo um alto desempenho.

Embora isso possa limitar a capacidade do FSR de alcançar o mesmo nível de qualidade de imagem que o DLSS, ele oferece a vantagem de ser mais compatível com uma variedade de hardware, incluindo GPUs mais antigas e consoles de jogos.

Diferença 05: Método de Implementação nos Jogos

What do You Need to Become a Game Developer - Playcent Games

A quinta diferença entre o DLSS da Nvidia e o FSR da AMD está no método de implementação dessas tecnologias nos jogos, o que tem um impacto significativo na facilidade ou dificuldade de adoção por parte dos estúdios de desenvolvimento de jogos.

O DLSS, sendo uma tecnologia proprietária da Nvidia, requer um esforço considerável para ser integrado nos jogos. Para utilizar o DLSS, os desenvolvedores precisam trabalhar em estreita colaboração com a Nvidia, já que a tecnologia depende dos núcleos Tensor exclusivos das GPUs RTX.

Esta necessidade de colaboração direta e o uso de hardware específico podem representar um desafio para alguns estúdios, especialmente aqueles com recursos limitados. No entanto, a Nvidia tem sido bastante ativa na promoção do DLSS, fornecendo suporte e recursos necessários para facilitar sua implementação nos jogos. Como resultado, um número crescente de títulos tem adotado o DLSS, aproveitando suas capacidades avançadas de upscaling e melhoria de desempenho​​​​.

Por outro lado, o FSR da AMD é uma solução de upscaling baseada em software e de código aberto, o que facilita significativamente sua implementação em diferentes jogos. Por não estar vinculado a um hardware específico, o FSR pode ser integrado a uma variedade de plataformas e GPUs, incluindo as da Nvidia e até mesmo as da Intel.

Essa abordagem de código aberto torna o FSR uma opção mais acessível e atraente para os desenvolvedores, permitindo uma adoção mais rápida e ampla em diversos jogos. A AMD também fornece suporte técnico e documentação, tornando o processo de integração mais direto para os estúdios de jogos​​.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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