Xbox Series X e S devem receber ainda em 2024 as tecnologias FSR3 e Frame Generation

Xbox Series X e S devem receber ainda em 2024 as tecnologias FSR3 e Frame Generation

A AMD anunciou nesta quinta-feira (21) a próxima versão do FidelityFX Super Resolution, o FSR 3.1. Esta atualização representa um upgrade considerável em relação à versão anterior, prometendo melhorias notáveis na forma como os jogos realizam upscaling e criam quadros em PCs.

Com o novo FSR 3.1, a qualidade da imagem durante o processo de upscaling é aprimorada substancialmente, resultando em visuais mais nítidos e detalhados que se aproximam fielmente da resolução nativa.

Leia também
5 diferenças entre DLSS e FSR
Confira um resumo sobre quais seriam as especificações do PS5 Pro

Além disso, outra novidade empolgante é a habilidade do FSR 3.1 de operar em conjunto com outras tecnologias de ponta, como é o caso do DLSS da NVIDIA. Essa interoperabilidade expande as possibilidades para os desenvolvedores de jogos e, eventualmente, promove uma experiência de usuário mais rica e imersiva.

FSR 3.1 é compatível com a API do Xbox

TweakTown gallery image 2 / 2

Importante destacar que a AMD não se limitou apenas a aprimoramentos no campo do software. Eles também se esforçaram para abraçar um ecossistema de hardware mais amplo, adicionando suporte para Vulkan — uma API gráfica de baixo nível que ganhou popularidade por sua eficiência e compatibilidade multiplataforma — bem como para o ambiente de desenvolvimento dos consoles Xbox, conhecido como “Kit de Desenvolvimento de Jogos do Xbox (GDK)”.

O fato de o FSR 3 já estar disponível para uso em PCs mostra a rapidez com que a AMD está tirando suas novidades do laboratório para o mercado consumidor, embora ainda estejamos aguardando ansiosamente que esses avanços cheguem ao universo dos consoles.

Sobre a previsão de lançamento da atualização FSR 3.1, a informação divulgada indica que deveremos ter acesso a esse recurso “ainda este ano”, mas sem uma data específica definida. A inclusão de suporte para Vulkan e Xbox trouxe especulações animadoras, sugerindo que poderemos ver essa tecnologia em ação no próximo título do console da Microsoft, “Indiana Jones and the Great Circle“, que está sendo desenvolvido pela Machine Games em colaboração com a Bethesda.

FSR 3.1 provavelmente será usada no próximo jogo para Xbox

TweakTown gallery image 1 / 2

A Machine Games tem um histórico impressionante na criação de jogos de ação em primeira pessoa visualmente arrebatadores. Sua parceria com a id Software nos remasters de Quake e o uso da engine id Tech em seus títulos sinalizam que Indiana Jones and the Great Circle provavelmente tirará proveito da versão mais recente dessa tecnologia robusta e altamente escalável.

Para garantir que Indiana Jones and the Great Circle ofereça uma experiência excepcional tanto no PC quanto no Xbox, é indispensável que haja suporte às APIs utilizadas nos dois ambientes — neste caso, Vulkan e Xbox. A AMD entendeu e atendeu a essa necessidade com a introdução do FSR 3.1.

Por fim, todas as indicações apontam para a chegada iminente do upscaling e da criação de quadros aprimorados pelo FSR 3 aos consoles Xbox no decorrer deste ano. Isso é especialmente relevante considerando os rumores em circulação que envolvem a Sony e o potencial lançamento de um novo sistema de upscaling baseado em IA para o suposto PS5 Pro, apelidado de PSSR.

Fonte: Tweak Town

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X