Confira um resumo sobre quais seriam as especificações do PS5 Pro

Confira um resumo sobre quais seriam as especificações do PS5 Pro

Muitas atenções estão voltadas para a Sony atualmente, principalmente porque a empresa este perto de lançar o tão aguardado PlayStation 5 Pro, que seria uma versão mais poderosa do já existente PS5.

Ao que se espera até o momento é que a nova versão do console, atualmente conhecida pelo codinome de Tinity, seja lançada no outono americano de 2014, que seria entre setembro e novembro, ou seja, no final do ano. Agora rumores praticamente confirmam as especificações esperadas.

Leia também:

Rumor: renderização de Ray Tracing no PS5 Pro será até 4 vezes mais rápida que no modelo base
Rumor: PS5 Pro será promovido como um console capaz de rodar 4K a 120 FPS

Informações vazadas trazem mais detalhes e confirmações de especificações

PS5 Pro

O mais novo rumor sobre o PS5 Pro traz algumas informações sobre as capacidades gráficas do dispositivo, além de mais detalhes sobre o conceito da Sony de tecnologia de “super resolução”.

Essas informações foram passadas pelo Insider Gaming, revelando alguns detalhes interessantes. Para começar, eles confirmam uma APU com os mesmos processadores de 8-core existentes no modelo atual, mas ligeiramente mais rápida. O PS5 Pro contará com uma CPU com microarquitetura Zen 2 customizada que conseguirá atingir 3.85 GHz em um modo chamado de “Modo de Alta Frequência da CPU”.

O site também confirmou os detalhes vazados sobre as especificações da GPU, garantindo um significativo aumento de desempenho. Agora, a GPU supostamente baseia-se principalmente na arquitetura RDNA3 e promete oferecer até 45% mais eficiência na renderização e um aumento de 2-3 vezes na velocidade de rastreamento de raios. As informações também confirmam que a GPU é composta por 60 Unidades de Computação RDNAZ, com uma velocidade de clock potencial de até 2,18 GHz.

A GPU impulsionará a nova tecnologia de aprimoramento temporal chamada PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), prevista para suportar resoluções de até 8K em futuras atualizações do SDK. Atualmente, os kits de desenvolvimento do PS5 Pro estão utilizando a versão 9.0 do SDK, enquanto a versão 10 é esperada antes do lançamento do console.

O Insider Gaming revelou ainda que o processador gráfico integrado aproveitará os shaders de travessia BVH8. Isso representa uma hierarquia de volume delimitante de 8 níveis para rastreamento de raios, em vez dos 4 níveis presentes na GPU RDNA2 do PS5 atual.

Kepler, que foi um dos primeiros a mencionar o APU Viola e confirmar que o PS5 Pro ainda dependerá da arquitetura Zen2, acrescenta que o BVH8 é uma característica associada à arquitetura RONA4 RT. Portanto, é possível dizer que a GPU do PS5 Pro será uma combinação das características de RONAZ com as de RDNAA.

https://twitter.com/Kepler_L2/status/1769479246987051360

Confira a lista detalhada publicada pelo site e traduzida:

Memória do Sistema

  • PlayStation 5 Padrão – 448 GB/s (14 GT/s)
  • PlayStation 5 Pro – 576 GB/s (18GT/s) – Um aumento de 28% em relação ao console padrão.

Também é destacado que a memória do sistema do PlayStation 5 Pro é mais eficiente do que a do console padrão, então o ganho de largura de banda pode aumentar em mais de 28%.

CPU

A CPU é idêntica à do PlayStation 5 padrão, no entanto, o Pro possui um “Modo de Frequência de CPU Alta”, que leva a CPU a 3,85 GHz – Um aumento de 10% em relação ao console padrão.

No Modo de Frequência de CPU Alta, mais energia é alocada para a CPU e a GPU será reduzida em cerca de 1,5%, resultando em aproximadamente 1% a menos de desempenho da GPU.

Áudio

O ACV no PlayStation 5 Pro opera em uma velocidade de clock mais alta em relação ao PlayStation 5 padrão, resultando na ACM library tendo 35% mais desempenho.

  • Mais reverbs de convolução podem ser processadas
  • Mais FFT ou IFFT podem ser processadas

GPU (Previo revelado)

  • Renderização 45% mais rápida do que o PS5
  • 2-3x Ray-tracing (x4 em alguns casos)
  • 33,5 Teraflops
  • Solução de upscaling/antialiasing PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution)
  • Suporte para resoluções de até 8K está planejado para futuras versões do SDK
  • Arquitetura de aprendizado de máquina personalizada
  • Acelerador de IA, suportando 300 TOPS de computação de 8 bits / 67 TFLOPS de ponto flutuante de 16 bits

Especificações resumidas do PS5 Pro

  • APU: Viola
  • CPU: 8 Zen2 cores até 3.85 GHz (+10%)
  • GPU: 60CU RDNA3 (+67%)
  • Memória: 16GB GDDR6 18 Gbps (+28%)
  • Áudio: ACV mais rápido (+35%)
  • Armazenamento: 1TB

Com isso, espera-se que o novo PS5 Pro chegue com mais poder e que seja o mais competitivo possível no mercado atual. As informações também confirmaram que ele contará com drive de disco destacável e que virá com 1TB de armazenamento interno como padrão.

Embora o lançamento esteja previsto para o outono, o mais certo até o momento é que ele aconteça no último mês da estação, ou seja, novembro de 2024.

Fontes: videocardz e insider-gaming

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X