Rumor: renderização de Ray Tracing no PS5 Pro será até 4 vezes mais rápida que no modelo base

Rumor: renderização de Ray Tracing no PS5 Pro será até 4 vezes mais rápida que no modelo base

O PlayStation 5 original, que chegou ao mercado em novembro de 2020, causou bastante entusiasmo na comunidade gamer. A expectativa foi atendida com um hardware robusto, contando com um SSD de alta velocidade, uma CPU AMD Zen 2 de oito núcleos e uma potente GPU RDNA 2.

Todos esses recursos técnicos foram responsáveis por colocá-lo em uma posição competitiva frente aos PCs gamers daquele tempo, gerando discussões entusiasmadas sobre seu desempenho nas redes sociais e fóruns online especializados.

Leia também
Rumor: PS5 Pro será promovido como um console capaz de rodar 4K a 120 FPS
Rumor: PS5 Pro deve chegar no fim de 2024 por US$ 500 (na versão sem leitor)

No entanto, como a tecnologia está em constante evolução, não é surpresa que já estejamos nos preparando para dar as boas-vindas ao próximo salto evolutivo: o PS5 Pro. Recentemente, informações vazadas começaram a circular sobre essa nova versão do console, despertando tanto curiosidade quanto especulação entre os fãs e analistas.

Nova tecnologia da Sony similar ao DLSS

Sony PlayStation 5 Pro teased with PSSR (Spectral Super Resolution) support  - VideoCardz.com

Embora as especificações exatas do hardware do futuro PS5 Pro não tenham sido detalhadas nestes vazamentos, algumas pistas sobre o que podemos esperar em termos de melhorias de desempenho surgiram.

Estas informações parecem ter origem no conhecido canal do YouTube Moore’s Law is Dead, um nome bastante conhecido na comunidade por trazer rumores e notícias do mundo tecnológico. Apesar de o canal às vezes não acertar completamente em suas previsões, desta vez eles mencionam “documentos da Sony” que revelam a existência de uma tecnologia interessante chamada PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). Trata-se de uma inovação própria da Sony, criada com o intuito de elevar a qualidade gráfica dos jogos no PS5 Pro.

O PSSR, segundo os rumores, utiliza mecanismos de inteligência artificial para melhorar a resolução das imagens, seguindo uma abordagem similar às tecnologias DLSS ou FSR, amplamente comentadas no mercado.

Uma das vantagens mencionadas nos documentos vazados é que o PSSR não requer ajustes específicos para cada jogo, sugerindo uma implementação mais flexível e universal. Comparativamente falando, parece que o PSSR poderia até ultrapassar as soluções fornecidas pela AMD em termos de qualidade de imagem.

PS5 Pro trará muito mais potência em relação ao modelo base

Veja as possíveis especificações do PS5 Pro! - Save State

Além disso, esses documentos vazados também proporcionaram comparações entre o desempenho do futuro PS5 Pro e o atual PS5. As informações apontam para uma renderização substancialmente mais veloz – “45% mais rápida”, especificamente – e um aumento considerável na eficiência do ray tracing, com ganhos de duas a três vezes mais velocidade, podendo alcançar até quatro vezes em determinadas situações.

Outro ponto que chama atenção é a potência estimada da GPU do PS5 Pro, que pode chegar a 67 TFLOPs, significativamente maior que os 10,29 TFLOPs do PlayStation 5 normal.

Se os rumores estiverem corretos e o PS5 Pro realmente incorporar algum elemento da próxima geração da tecnologia RDNA, como uma hipotética RDNA 4, isso representaria um avanço notável especialmente na capacidade de ray tracing do console, prometendo revolucionar ainda mais a qualidade de experiências visuais em jogos.

Previsão de lançamento

Quanto à data de lançamento, as expectativas estão crescendo à medida que nos aproximamos do período previsto. Não seria surpreendente se mais informações começassem a ser divulgadas publicamente à medida que insiders e funcionários da indústria tomem conhecimento das especificações reais do dispositivo.

Atualmente, o consenso é de que o PS5 Pro possa ser lançado no segundo semestre deste ano, com previsões apontando para setembro de 2024 como um mês provável para a chegada do novo console.

Fonte: Moore’s Law is Dead (YouTube)

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X