Comparativo CPUs baixo custo

Comparativo CPUs baixo custo

Value CPUs Roundup: Is There Life in Low-End?
Autor(a) original: Ilya Gavrichenkov
Publicado originalmente no:
xbitlabs.com
Tradução: Roberto Bechtlufft

icon
logo

Os sistemas equipados com processadores na faixa dos cinquenta dólares até que não são dos piores. No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre os processadores AMD Sempron, Intel Celeron e as soluções mais baratas das famílias AMD Athlon II X2 e Intel Pentium.

Índice

Fazemos o melhor que podemos para acompanhar tudo o que acontece no mercado de CPUs. Logo, não é de se surpreender que no ano passado nós tenhamos postado quase duas dúzias de análises de processadores em nosso site. Mas parece que nem essas análises todas foram suficientes para acompanharmos todas as mudanças e novas tendências. É claro que demos um foco maior às novidades mais recentes, e em 2009 quase todas essas novidades diziam respeito ao segmento predominante de alto desempenho. Por isso, os processadores mais baratos acabaram não recebendo atenção suficiente da nossa parte em 2009. Entretanto, eu não acho que seja justo nos concentrarmos apenas em soluções caras e de alto desempenho. Com as atualizações regulares das linhas de processadores de baixo custo da AMD e da Intel, mesmo as CPUs mais baratas disponíveis hoje no mercado têm capacidade computacional suficiente para lograr êxito em várias tarefas. Os desenvolvedores de processadores gráficos certamente contribuíram para que isso acontecesse, transferindo algumas das tarefas que costumavam recair exclusivamente sobre a CPU para as placas de vídeo. O resultado disso é que hoje é possível usar processadores de baixo desempenho também em alguns sistemas domésticos, e por razões que não têm origem na crise econômica mundial. Até mesmo os nettops que incluem processadores Intel Atom de baixo desempenho já conquistaram sua fatia de mercado. Portanto, soluções de baixo custo com soquetes AM3 e LGA775 com garantia de universalidade e melhor desempenho definitivamente devem se sair bem, especialmente por poderem ser usados em plataformas que permitem uma atualização fácil.

Por esses motivos, decidimos dedicar este artigo às CPUs com preço entre 35 e 60 dólares, coroando a discussão que iniciamos em nossa análise do Celeron E3300 e no artigo sobre chipsets contemporâneos com vídeo integrado. Portanto, nosso artigo de hoje não será voltado aos computadores feitos para entusiastas, mas sim aos usuários que querem gastar por volta de duzentos dólares em uma plataforma (incluindo a CPU, a placa mãe com vídeo integrado e a memória). Em nosso comparativo, vamos falar sobre as possibilidades de configuração desse tipo de sistema, e mostrar o nível de desempenho que podem atingir.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X