Parece que, no momento, nem a AMD nem a Intel têm muito a oferecer na faixa de preço que escolhemos.
Processadores AMD
As soluções da AMD para plataformas de baixo desempenho geralmente fazem parte da família Sempron. O número de produtos da linha Sempron diminuiu consideravelmente, e a lista de preços oficial só apresenta uma solução: o Sempron 140. Trata-se de uma CPU realmente barata, que custa apenas 36 dólares. Mas o baixo preço não é a única peculiaridade do modelo Sempron 140. Ele parece combinar várias contradições: é compatível com soquete AM3 e memórias DDR3 SDRAM, contando com um único núcleo. Além disso, esse processador “da antiga” usa um núcleo Sargas de 45 nm, semelhante em microarquitetura ao Deneb, ao Propus e ao Regor.
A eterna competição com a Intel força a AMD a reduzir constantemente seus preços no segmento principal de processadores. É por esse motivo que, logicamente, mesmo com um orçamento bem apertado você pode contar com uma CPU de categoria bastante superior à do Sempron. Por exemplo, o Athlon II X2 240, com preço oficial de 60 dólares. Trata-se de um processador comum de núcleo Regor duplo, sem cache L3, mas com 1 MB de cache L2 por núcleo.
O terceiro processador de baixo custo da AMD a participar da nossa rodada de testes é o Athlon II X2 215, que embora não esteja na lista de preços oficial, existe. O que acontece é que esse processador misterioso só está disponível por canais OEM, o que não impede que usuários o adquiram no varejo. Em termos de preço, o Athlon II X2 215 está entre o Athlon II X2 240 e o Sempron 140, estando disponível por mais ou menos 50 dólares. Assim como outras soluções Athlon II X2, este processador é compatível com soquete AM3, tem dois núcleos computacionais e trabalha a uma frequência de clock relativamente alta. Só que o seu cache L2 foi limitado a 512 KB por núcleo.
Também incluímos a geração anterior de processadores Athlon X2 com núcleos com semicondutores de 65 nm em nosso comparativo de CPUs de baixo custo. Embora esses processadores já estejam bem ultrapassados, eles ainda são encontrados facilmente em lojas de computadores. Por exemplo, dependendo do seu orçamento, você pode adquirir facilmente um Athlon X2 5600+, cujas especificações formais não parecem ser das piores: sua frequência de clock é ainda maior do que a do Athlon II X2 240, e o cache L2 é de 512 KB por núcleo. Ou seja, esse processador pode acabar sendo uma boa escolha, e vamos tirar a prova em nossos testes.
Deixe seu comentário