Em sua apresentação na CES 2022, na última terça-feira (4), a Sony anunciou sua entrada no mercado de veículos elétricos com a nova divisão Sony Mobility.
Na CES 2021, realizada de maneira virtual, o gigante conglomerado japonês revelou O Vision-S 01, um protótipo de um carro elétrico da classe sedan.
O Vision-S 01 possui dois motores elétricos de 200 kW e certificação de nível dois em direção autônoma. No ano passado, a Sony começou a testar o veículo, cuja plataforma é fabricada pela montadora austríaca Magna Steyr, em vias públicas.
A edição presencial deste ano viu a Sony ir além, revelando um novo protótipo, o Vision-S 02. Esse modelo é um SUV (Veículo utilitário esportivo) elétrico que obteve uma recepção bastante positiva do público. Tal recepção, segundo o presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, encorajou a Sony a ir além no desenvolvimento de tecnologias de locomoção.
Em seguida, Yoshida anunciou um plano de estabelecer uma divisão da Sony para viabilizar uma entrada no mercado de veículos elétricos. A intenção da empresa é lançar essa divisão no segundo trimestre deste ano.
“Eu estou bastante animado em anunciar que nós estamos estabelecendo uma nova companhia para mobilidade, a Sony Mobility e estamos explorando um lançamento comercial dos veículos elétricos da Sony”, disse Yoshida.
Em divisão de veículos elétricos, Sony pretende gerar lucro em programas de assinatura
A Sony Mobility, divisão de veículos elétricos da empresa, será essencial para a geração de lucros de serviços de assinatura, como as taxas dos robôs Aibo, por exemplo.
“Nós adotamos o modelo de lucros recorrente para o Aibo e planejamos seguir o mesmo rumo com a divisão de veículos elétricos”, afirmou Kenichiro Yoshida durante a apresentação da Sony na CES 2022.
Tal modelo, permite que a Sony cobre taxas de donos do Aibo pelas atualizações recorrentes no cão robô.
Izumii Kawanishi, diretor-geral de inteligência artificial da divisão de robóticas da Sony comentou sobre o modelo. “Em vez de apenas vender o hardware, nós utilizaremos softwares para criar um ambiente que possa avançar a evolução dos veículos por mais de cinco a dez anos”.
Na conferência de imprensa após a apresentação da Sony na CES 2022, Kawanishi e Yoshida afirmaram que a Sony pretende criar uma relação de longo prazo com os clientes da divisão de veículos elétricos.
Os dois executivos fizeram alusão à relação que a empresa conseguiu adquirir com os donos dos consoles PlayStation ou dos robôs Aibos.
De acordo com eles, os veículos elétricos da Sony poderão ser oferecidos aos clientes sob um modelo de assinatura. Com isso, haverá cobranças recorrentes para atualizações de softwares que aperfeiçoariam o conteúdo e as funções do veículo.
Sony inspirou-se no modelo de negócios da Tesla
Após a Tesla iniciar cobranças por atualização de softwares em recursos de direção autônoma nos seus veículos elétricos, a indústria mobilística passou a considerar a adoção desse modelo que ultrapassa a venda de veículos.
A Sony, no entanto, não sabe ainda como irá implementar esse modelo, afirmando que irá apenas estabelecer uma nova divisão para veículos elétricos para servir como marco inicial nesse mercado.
Além disso, um lançamento comercial em um futuro próximo está nos planos da empresa, mas Kenichiro Yoshida ressalta que, primeiramente, a meta é lançar a nova divisão com total controle do Grupo Sony.
Essa afirmação indica que, futuramente, a Sony Mobility pode ter a adesão empresas externas. Afinal, recentemente, a Sony passou por uma transformação radical no seu portfolio de capital.
Yoshida explicou a transformação, que converteu a unidade financeira, a Sony Financial, em uma subsidiária do grupo Sony. Além disso, Yoshida afirmou ser possível fazer uma joint venture (empreendimento conjunto) na divisão de veículos elétricos. Desse modo, a divisão teria a mesma abordagem dos negócios de mídia da Sony.
Aliás, o primeiro protótipo da Sony, como dito no início do texto, foi feito em parceria com a montadora austríaca Magna Steir, repetindo a parceria no Vision-S 02, apresentado na CES 2022.
“Temos relações com vários parceiros, portanto, precisamos considerar a melhor abordagem”, disse Izumii Kawanishi sobre a produção terceirizada dos veículos da Sony.
No entanto, segundo Yoshida, a criação da divisão de veículos elétricos da Sony visa acelerar a contratação de profissionais experientes para maior autonomia da empresa.
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