Spartacus é o codinome do projeto que divisão de videogames da Sony, o PlayStation, desenvolve para rivalizar com o popular Xbox Game Pass, serviço de assinatura de jogos da Microsoft.
De acordo com documentos revelados ao jornal Bloomberg, bem como fontes próximas ao assunto, o serviço Spartacus permitirá que os donos de consoles PlayStation tenham um serviço de assinatura mensal para acessar ao catálogo de jogos recentes e antigos.
Essas fontes, que pediram para não ser identificadas — pois não possuem autorização para revelar os planos da Sony e do PlayStation —, o Spartucus terá início no PS4.
Isso porque, de acordo com a matéria do Bloomberg, escrita pelo respeitado Jason Schreier, o PlayStation 4 já vendeu mais de 116 milhões de unidades. Ou seja, o console anterior é um grande sucesso da empresa.
Além disso, o novo console, o PS5, embora tenha sido lançado no ano passado e obtendo um considerável número de vendas, sofre ainda com problemas de estoque.
Leia mais: Sony reduz produção do PlayStation 5 devido à escassez de componentes
Spartacus irá unir o PS Plus e o PlayStation Now
Segundo os documentos obtidos por Schreier, o serviço Spartacus irá unir os dois serviços de assinatura da Sony em um só: o PlayStation Plus e o PlayStation Now, este último ainda não disponível no Brasil.
O PS Plus é conhecido por ser o plano de assinatura necessário para que os donos dos consoles PlayStation possam acessar as funções multiplayer online dos jogos, mas, também, oferece, mensalmente, jogos grátis.
O PlayStation Now é o serviço que permite o streaming de jogos exclusivos da Sony pelo PC, similar ao Xbox Game Pass. Contudo, o PS Now está disponível em poucas regiões e com um baixo número de assassinantes. O PS Now está disponível em alguns países da Europa, na América do Norte (exceto o México) e também no Japão.
Vale ressaltar que os documentos informam que com o Spartacus, a Sony iria manter a marca PlayStation Plus, mas iria finalizar o PlayStation Now.
Embora os detalhes sobre o Spartacus ainda não estejam totalmente definidos, os documentos apontam que o serviço teria três camadas.
A primeira incluiria os benefícios existentes no PlayStation Plus. A segunda seria a disponibilização, inicialmente, do catálogo de jogos do PS4, que, em seguida, contaria com jogos do PS5.
Por último, a última camada serviria para adicionar demos, jogos clássicos dos consoles anteriores e, até mesmo do PSP. Além disso, terá uma função de streaming de jogos, similarmente ao xCloud.
Segundo o Bloomberg, um representante do PlayStation não quis comentar sobre o assunto.
PlayStation vs Xbox Game Pass: a guerra da nova geração
Nas últimas duas gerações de console, principalmente na anterior (PS4 e Xbox One), o videogame da Sony conseguiu manter seu apogeu frente ao console da Microsoft.
No entanto, quanto ao futuro dos videogames, cujo rumo é cada vez mais aos serviços de assinatura, a superioridade da Microsoft com o Xbox Game Pass é nítida.
Aliás, o investimento da Microsoft no serviço é um reflexo das crescentes aquisições de grandes estúdios. O caso da Bethesda é um dos maiores exemplos, que deu um boost no catálogo do Game Pass.
Portanto, com o projeto Spartacus, o PlayStation pretende oferecer uma opção para concorrer com o Xbox Game Pass.
PlayStation cada vez mais próximo da democratização
A Sony percebeu, finalmente, o quão lucrativo foi o serviço nos últimos anos. Outro fator, que teve seus reflexos recentemente, é a importância da comunidade dos PC Gamers para Sony.
Atualmente, a empresa vive um momento de expansão de títulos do PlayStation para o PC, como Uncharted e God Of War.
Leia mais: PlayStation Studios abre sua página no Steam e prevê a chegada de novos jogos no PC
O Game Pass, considerado o Netflix dos games, tem mais de 18 milhões de assinantes em todo o mundo. Há planos acessíveis que vão de R$ 29,99 (na versão convencional para PC e Console) e R$ 44,99. A versão Ultimate que permite o streaming de jogos em nuvens através de navegadores e dispositivos móveis.
O plano Ultimate também permite jogar os jogos disponíveis no EA Play, serviço similar da EA, sem custo adicional.
Portanto, com todas essas vantagens, o projeto Spartacus também é uma investida da PlayStation no streaming de jogos em nuvem, já disponível no Xbox Game Pass.
Além disso, a Microsoft oferece uma promoção de CINCO reais pelo primeiro mês de assinatura do plano Ultimate.
A estratégia da Microsoft com o Game Pass também disponibiliza títulos exclusivos da empresa no primeiro dia do seu lançamento. Esse foi o caso de Forza Horizon 5 e será o caso de Halo Infinte, amanhã (8).