Como relatamos neste artigo, a Intel está enfrentando uma das piores crises em sua história. Um dos principais problemas nesse panorama caótico da companhia é a constatação da instabilidade na performance de chips de 13ª e 14ª geração. A companhia vem trabalhando há meses para dar conta da dimensão do caso e também para resolver a questão.
Correndo atrás do prejuízo
Segundo a companhia, o problema já chegou no estágio de completamente resolvido. No final de setembro, a Intel lançou uma atualização de microcódigo para lidar com a questão. Essa verão, Ox12B, já foi adotada por muitos fabricantes de placas-mãe que disponibilizaram novos firmwares UEFI baseados nessa correção da Intel. “Sim, confiramos que está corrigido”, afirmou Thomas Hannaford, porta-voz da Intel em nota enviada ao The Verge.
Esse update Ox12B é a última atualização da Intel em relação a essa questão da instabilidade. Com as correções, a empresa diz que as CPUs não irão enfrentar o uso incorreto de tensão, tanto em modo ocioso (idle) quanto também em tarefas.
A empresa também destacou que o problema de instabilidade afetou somente os processadores para desktop, as versões mobile passaram ilesas. “A Intel reafirma que os processadores móveis Intel Core 13th e 14th Gen e futuras famílias de produtos – incluindo o codinome Lunar Lake e Arrow Lake – não são afetadas pelo Vmin Shift Instability. Agradecemos a paciência de nossos clientes durante toda a investigação, bem como o apoio de nossos parceiros na análise e mitigações relevantes”, destacou a companhia.
Você também deve ler!
Esse processador da Intel custa quase US$ 18.000
0%: esse é o percentual de participação da Intel no mercado de GPUs
Vale mencionar que a correção, e esse estágio de completamente resolvido, vale apenas para processadores completamente funcionais, que não passaram por instabilidade. As oscilações de tensão causam danos permanentes aos chips. Portanto, o update de microcódigo não ajuda chips afetados. Neste caso, é preciso trocar o processador. A Intel chegou a aumentar a garantia dois chips afetados em 2 anos.
O problema chegou a ser registrado em computadores do time de desenvolvimento da Unreal Engine, e da maior lan house da China.
Deixe seu comentário