A Intel pode ainda ser um player dominante no mercado de jogos para PC, já que vende a maioria de todos os processadores para PC — e esses chips têm gráficos integrados embutidos neles — mas no que diz respeito à sua presença no segmento de placas gráficas dedicadas não podemos dizer o mesmo.
Leia também
Intel desafia a Apple: benchmarks revelam que chips Lunar Lake entregam mais autonomia de bateria que o M2 e M3
O plano da Intel para tentar contornar uma das piores crises de sua história
Intel perdeu os míseros 2% de marketshare
De acordo com a empresa de análise Jon Peddie Research, os envios de placas gráficas para PC aumentaram para 9,5 milhões de unidades no segundo trimestre de 2024 (um aumento de 9% em relação ao primeiro trimestre).
Este é um dado surpreendente, já que a média dos últimos 10 anos mostra uma queda de 7,1 por cento durante o segundo trimestre. A JPR atribuiu o ganho ao lançamento de novas placas no primeiro trimestre.
No entanto, o mais interessante continua sendo a guerra contínua entre AMD, Nvidia e Intel no mercado de placas gráficas dedicadas. E nessa guerra a Intel agora está controlando exatamente zero por cento do mercado de placas gráficas para PC. Essa queda ocorreu na verdade no início do ano, relata a JPR, após cair de um minúsculo 2% há um ano.
Mercado de GPUs têm apenas dois competidores (em teoria)
Isso torna o mercado de placas gráficas para PC uma corrida de dois cavalos. Bem… mais ou menos. A Nvidia detém uma participação tão dominante no mercado (88%) que a empresa essencialmente controla o mercado por completo.
Há um ano, a Nvidia detinha uma participação de 80%, cedendo o restante para a AMD e a Intel. Hoje, os 12% do mercado de placas gráficas para PC que a Nvidia não controla foram cedidos exclusivamente para a AMD.
“O mercado de placas adicionais continua a surpreender e espantar os observadores do mercado que previram sua extinção por décadas,” disse Jon Peddie, presidente da JPR, em um comunicado. “Com uma pequena queda no Q1 (normal para a estação), vimos quatro trimestres de crescimento. Mas, os envios gerais estão abaixo em comparação com dois anos atrás, então isso não é encorajador. No entanto, permanecemos otimistas sobre o futuro e os jogos fantásticos que estão por vir e que exigirão todo o desempenho que uma placa adicional pode oferecer.”
E a GPU Intel Battlemage?
Há um pouco de ironia em tudo isso, dado que a Intel acabou de lançar seu processador móvel Lunar Lake para notebooks. Dentro do Lunar Lake está um novo núcleo gráfico Xe2, que a Intel planeja trazer ao mercado como (potencialmente) uma GPU conhecida como Battlemage.
Mas o Battlemage já está atrasado, com a Intel tendo anteriormente previsto um lançamento em 2023. Enquanto isso, a próxima série GeForce 5000 da Nvidia (“Blackwell”) é aguardada ansiosamente e espera-se que seja lançada em breve.
A boa notícia, de acordo com o analista da JPR, é que os preços das placas gráficas para PC devem permanecer estáveis até que a Nvidia e a AMD lancem suas GPUs de próxima geração. Se a Intel conseguirá recuperar alguma participação de mercado enquanto compete contra esses chips, no entanto, parece que exigiria algo próximo a um milagre para conseguir.
Fonte: PCWorld
Deixe seu comentário