O proprietário das lan houses Dongyu E-Sports na cidade chinesa de Yueyang, província de Hunan, Xie Liuqiu, compartilhou que seu estabelecimento foi penalizado com problemas de instabilidade com chips Core i9-14900K. Opção que faz parte do lineup da família Core de 14ª geração, que, assim como a 13ª geração, apresentam falhas que resultam na instabilidade dos processadores.
Além dos relatos individuais, encontrados em fóruns, pessoas ligadas a empresas também já manifestaram publicamente falhas com CPUs Intel. Como o supervisor da Unrel Engine, Dylan Browne, que confirmou em sua conta no X que os PCs dos profissionais que trabalham diretamente com o motor da Epic Games, equipadas com Core i9-13900K e Core i9-14900K, apresentaram taxas de falhas superiores a 50% no último ano. Com esse panorama, a Epic Games resolveu migrar para AMD.
Repare que é mencionado o Core i9-14900K, o mesmo chip que também foi citado pelo proprietário da lan house chinesa. Segundo o relato, as falhas com a CPU da Intel estava acontecendo desde dezembro de 2023, bem antes da Intel concluir que a causa da falha é o uso incorreto de tensão, ocasionada por um algoritmo que gera solicitações incorretas de tensão para a CPU, impactando diretamente a instabilidade do chip.
Periodicamente, as máquinas da lan house apresentavam tela azul da morte. Situação que gerou um grande problema para o empreendimento, já que ocasionou na insatisfação de inúmeros clientes. Para tentar atenuar a saia justa, essas pessoas recebiam bebidas gratuitas e outras compensações.
Dado a dimensão do caso, o proprietário entrou em contato com a equipe de suporte de pós-venda e departamento técnico da Intel. Especialistas da companhia foram até o local e constataram o uso incorreto de tensão do processador.
Após a identificação do problema, os técnicos reduziram a tensão e aplicaram configurações apropriadas. O problema foi resolvido e o proprietário da Lan House agradeceu a Intel pelo suporte de qualidade e reafirmou que seguirá usando os produtos da companhia.
Danos são permanentes
Os danos em chips de 13ª e 14ª geração serão permanentes. A atualização de microcódigo que já está sendo liberada por alguns fabricantes de placas-mãe é apenas uma medida para impedir que chips que estejam operando perfeitamente enfrentam uso incorreto de tensão.
Para os chips já afetados, a Intel confirmou a extensão em 2 anos da garantia.
Deixe seu comentário