É possível afirmar que, desde o descobrimento das falhas de segurança Meltdown e Spectre, em 2018, a Intel não enfrenta uma crise tão grande quanto a que está passando agora com os problemas de instabilidade em chips Core de 13ª e 14ª geração.
A imagem da empresa está sendo duramente penalizada com a amplitude da falha em seus chips. Inicialmente, comentava-se que afetava apenas processadores da linha K, opções desbloqueadas para overclock, mas já está confirmado que também abrange opções com TDP de 65W, o que amplia massivamente o número de chips, incluindo opções famosas como o Core i5-14400F e o Core i5-13400F.
Muitos que utilizam os processadores da Intel de maneira profissional já estão buscando alternativas, esse é o caso do time da Epic Games que lida com a Unrel Engine. Em uma publicação em sua conta no X, o supervisor da Unrel Engine, Dylan Browne, confirmou que máquinas que utilizavam chips Core i9-13900K e Core i9-14900K estão apresentando taxas de falhas superiores a 50% no último ano.
For those curious at work our failure rate for our 13900k and 14900k machines is about 50% so far, any new machine builds going to be 9950x’s, production environments need reliability#intel
— Dylan Browne (@DylserX) July 23, 2024
Epic migrará para o novo “titã” da AMD
Em alguns casos, os problemas foram apresentados assim que os chips saíram da caixa e foram instalados no PC, o que corrobora a posição oficial da Intel sobre um problema de fabricação, relacionado a com oxidação, foi responsável por afetar alguns processadores Core de 13ª geração.
A alternativa na Epic Games será migrar para AMD. Para manter um ambiente de estabilidade para seguir trabalhando na manutenção e aprimoramento da Unrel Engine 5, o time de desenvolvimento migrará para o AMD Ryzen 9 9950X, opção de 16 núcleos e 32 threads, que chegará ao mercado em agosto.
A equipe da Unrel Engine utiliza cerca de 20 computadores. As opções com Intel que não apresentam nenhum problema, seguirão sendo utilizados, já os demais serão substituídos para o processador da AMD.
Deixe seu comentário