Lula diz que está cansado de ouvir falar em inteligência artificial

Lula diz que está cansado de ouvir falar em inteligência artificial

O presidente Lula (PT) afirmou na última sexta-feira (08), durante um almoço com servidores em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que está cansado de ouvir falar em inteligência artificial. O chefe do executivo ainda afirmou que não vê tanta necessidade de investimento nesse tipo de tecnologia, já que o Brasil é um país com “tanta gente inteligente”.

Luís Inácio Lula da Silva usou do termo “bicho” para se queixar sobre estar cansado de ouvir falar sobre essa tecnologia que tem cada vez mais investimento do mercado global.

“Ontem eu fiz uma reunião pra discutir inteligência artificial. É um tema tão complicado pra minha cabeça que eu disse pros caras o seguinte. Eu tô cansado de ouvir teoria. Eu tô cansado de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Um país que tem tanta gente inteligente, pra quê precisa de inteligência artificial? Por que não utilizamos a inteligência humana que nós já temos aqui?”, afirmou Lula.

O presidente também diz que o Brasil tem como missão apresentar uma tecnologia de IA nacional:

“Mas aí eu fiz um desafio para os cientistas que estavam comigo lá. Eles têm até a data da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai ser em junho, para que o Brasil apresente ao mundo uma proposta de inteligência artificial feita em português, em português brasileiro. Feita por brasileiros e brasileiras, para que a gente não fique a reboque das chamadas economias ricas desse mundo”.

Você também deve ler!

A estupidez humana é mais perigosa que a inteligência artificial, diz CEO da Leonardo Spa

Especialistas em inteligência artificial defendem criação de um interruptor físico para desligar as IAs

O Brasil precisará de muito investimento caso almeje uma posição competitiva nesse gigantesco mercado. Segundo um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado no início de 2024, o Brasil ocupa a 15ª posição, entre 30 países analisados, no ranking de preparo para IA. Os critérios avaliados incluem maturidade da regulação do tema, o uso de celular, o acesso à internet segura e em preço acessível, além de habilidades digitais. As primeiras posições são ocupadas por Singapura, Estados Unidos e Alemanha.

Os brasileiros são adeptos convictos de ferramentas relacionadas com IA. Segundo levantamento da Traffic Analytics, o Brasil aparece na quarta posição entre os 10 países que mais acessaram o ChatGPT em janeiro de 2024, ficando à frente de outas potências, como Canadá, Espanha e Reino Unido.

Segundo o presidente Lula, a Espanha pode ser um parceiro estratégico para o desenvolvimento de um projeto em conjunto de IA. Proposta sugerida pelo presidente espanhol Pedro Sánchez:

“Ele fez a proposta para que o Brasil e a Espanha fizessem uma parceira para que a gente criasse uma inteligência artificial na nossa língua, portuguesa e espanhola. Para que a gente não fique a reboque dos outros que já estão na nossa frente. Eu achei a ideia genial”, afirmou Lula.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X