Regulação das redes sociais: Lula diz que é preciso um amplo debate

Regulação das redes sociais: Lula diz que é preciso um amplo debate

Em uma entrevista concedida ao SBT, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou mais uma vez seu apoio à regulação das redes sociais no Brasil.

De acordo com o presidente, essa discussão não deve ser limitada apenas aos parlamentares no Congresso Nacional, mas também deve envolver os próprios usuários e especialistas do setor.

Leia também:

Senado pode aprovar lei que proíbe crianças e adolescentes de até 12 anos de acessar redes sociais
Redes sociais que não derrubarem conteúdo sobre violência contra escolas podem sair do ar, alerta ministro

Presidente Lula afirma que é preciso combater disseminação de maldades nas redes sociais

redes sociais

Durante a entrevista com César Filho para o SBT, Lula enfatizou a importância de uma regulamentação que resulte de um amplo debate com a sociedade brasileira, especialistas e usuários. Ele ressaltou a necessidade de distinguir a liberdade de expressão do uso indevido da liberdade para disseminar acusações falsas, praticar bullying e incitar ataques.

“As redes sociais trazem benefícios à sociedade, pois o usuário deixa de ser um telespectador passivo para se tornar uma voz ativa”, afirmou o presidente. Ele destacou que essa mudança permitiu que o mundo da comunicação se transformasse, dando voz e espaço para opiniões e comunicações diversas.

Porém, Lula também mencionou os aspectos negativos das redes sociais, como casos de difamação, bullying e ataques contra a democracia.

“A rede social é um benefício e um malefício ao mesmo tempo. É preciso ter uma regulamentação que tem que ser resultado de um longo debate com a sociedade brasileira, com as pessoas que entendem desse assunto, especialistas e usuários. Não pode confundir liberdade de expressão com o uso da liberdade para fazer maldade”

Por isso, ele ressaltou a importância da participação de todos os envolvidos no processo de regulação.

“Essa não é uma questão que deve ser decidida apenas na Suprema Corte ou no Congresso. É algo que precisa ser debatido na sociedade, para que muitas opiniões sejam consideradas e para que possamos ter uma regulamentação que atenda melhor às necessidades da própria sociedade”, enfatizou o presidente.

A declaração de Lula ressalta a complexidade e a importância desse tema já antigo, que envolve não apenas questões legais, mas também sociais e éticas. O debate sobre a regulação das redes sociais no Brasil (e no mundo) é fundamental para garantir um ambiente online mais seguro, transparente e democrático para todos os cidadãos.

Fonte: oglobo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X