Saiba como fazer seu smartphone durar mais e por que isso é importante

Saiba como fazer seu smartphone durar mais e por que isso é importante

A tecnologia está avançando de forma cada vez mais rápida, principalmente em relação a produtos que já estão no mercado há anos, como é o caso do smartphone. Por isso, também se torna cada vez mais comum trocar de aparelho com mais e mais frequência.

Porém, a prática não é nem um pouco benéfica. Em muitos aspectos, esse tipo de comportamento afeta de forma negativa o meio ambiente, sem contar que pode acabar se tornando um problema para os consumidores que não têm uma alta condição financeira. Por isso, hoje vamos dar dicas de como fazer o seu smartphone durar mais tempo e explicar o motivo dessa prática ser recomendada.

Leia também:

Na Europa, todos os celulares deverão ter baterias removíveis até 2027
Samsung adiciona smartphones dobráveis no seu programa de autorreparo Repara Contigo

Trocar de smartphone todo ano não é uma prática saudável

imagem de lixo eletrônico com smartphones quebrados

Atualmente é comum que as pessoas queiram trocar seus smartphones em espaços cada vez mais curtos de tempo. Inclusive, está cada vez mais frequente que as fabricantes ofereçam apenas 2 anos de atualização de software, agilizando assim com que os aparelhos se tornem cada vez mais ultrapassados e incitando os consumidores a trocar de geração sempre que uma nova é lançada.

Primeiro, embora seja a vontade de muitos, não é todo mundo que consegue trocar de smartphone todo ano já que os aparelhos estão chegando no mercado cada vez mais caros. Por isso, saber cuidar bem do seu smartphone para que ele dure mais tempo pode ser uma forma de apenas economizar.

Mas, se você quer pensar além, é uma forma de ajudar de forma direta o meio ambiente. Hoje em dia bilhões de aparelhos acabam se acumulando em aterros sanitários todos os anos, e é preciso entender melhor o impacto disso.

Tanto que muitos países já estão se movimentando para aumentar o número de legislações a respeito do direito de reparação, e a ideia principal é realmente garantir que os aparelhos de smartphone possam continuar nos bolsos dos seus donos por mais e mais tempo.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a manter seu smartphone funcionando por mais tempo, evitando assim gastar centenas de reais sem que seja realmente necessário.

Dicas para fazer o seu smartphone durar mais tempo

Essas dicas não são novidades, são cuidados que já são passados para gerações há anos, que por muitas vezes acabam sendo esquecidos ou até mesmo negligenciados, mas que podem fazer a diferença.

Use uma capa

smartphone com capa de proteção

Antigamente as capas eram uma febre, elas vinham em diferentes temas e cores e serviam para personalizar um pouco os smartphones que eram tão parecidos uns com os outros. Hoje em dia elas são vistas por muitas pessoas como um acessório descartável e até mesmo com olhares tortos já que elas escondem os designs mais modernos e premium dos novos aparelhos.

Há também a obsessão por aparelhos cada vez mais finos, menores, mas com telas grandes, e capas são deixadas de lado pelo simples fato de adicionar alguns milímetros extras de espessura ao aparelho. Mas, acredite, elas não são apenas enfeite.

Existem capas próprias para minimizar danos de quedas, e essas são as melhores, porque por mais que o smartphone seja feito com material resistente, ele vai sofrer algum tipo de dano de queda. Até mesmo as capinhas mais simples podem evitar simples arranhões, e mesmo que eles não afetem a vida útil do aparelho, acabam se tornando marcas que incomodam e aumentam o desejo de trocá-lo.

Fique de olho na bateria e cuide bem dela

imagem da tela de um smartphone mostrando nível de bateria

Geralmente a bateria do smartphone é o primeiro componente que começa a mostrar as marcas do tempo. Não tem pra onde correr, com o tempo ela vai passar a durar menos, e ela vai deteriorar, independente dos cuidados que você tenha. Mas, obviamente, vale a pena ficar de olho nesses cuidados porque é possível prolongar o máximo possível esse desgaste.

O primeiro grande cuidado, independente de carga e tomada, é com a temperatura. Essas bateria de íon de lítio não se dão bem com temperaturas altas, e por isso em locais com mais de 35 graus Celsius elas podem degradar mais rapidamente e até mesmo ter mau funcionamento.

Embora atualmente em algumas cidades do Brasil não seja possível fugir de temperatura como essas, é importante evitar que o smartphone fique debaixo do sol, ou em locais muito fechados e abafados que aumenta ainda mais esse calor.

Em questão de carga e descarga hoje em dia existem diversos estudos e diversas dicas diferentes. É certo que as baterias duram mais tempo quando ficam menos tempo ou totalmente descarregadas ou totalmente cheias. Por isso, se for manter um celular armazenado por muito tempo, desligue com a bateria na metade da carga.

Deixar o celular totalmente carregado na tomada também não é muito indicado, embora muitos dos aparelhos já tenham formas de lidar com isso, como por exemplo programando para que a carga só chegue em 100% pouco tempo antes da pessoa acordar.

De qualquer forma, se o seu smartphone ficar bem conservado, muitos modelos podem simplesmente ganhar uma bateria nova, um serviço que pode ser feito em autorizadas e que muitas vezes vai custar bem menos do que um aparelho novo.

Mantenha o seu armazenamento bem gerenciado

imagem da tela de um smartphone com armazenamento cheio

Outro problema muito comum que faz com que várias pessoas já queiram trocar de smartphone é quando o espaço interno começa a acabar. Com o tempo o aumento do número de aplicativos, mensagens e mídia acabam tomando o espaço interno do aparelho, e isso incomoda.

Mas uma forma de evitar que isso aconteça é sempre gerenciando esses arquivos. Embora o próprio sistema operacional ofereça soluções como apagar aplicativos que não são usados ou mensagens mais antigas, é possível fazer isso manualmente e com calma. Primeiro, é sempre bom dar uma olhada nos aplicativos, sempre tem aqueles que não são mais usados mas que estão lá esquecidos, ou até mesmo jogos que são baixados em um momento de tédio e jazem esquecidos na memória do aparelho.

Segundo, hoje em dia existe a opção de armazenamento em nuvem, então para quem gosta de guardar fotos e vídeos mais antigos, é uma ótima solução que não enche a memória do aparelho. Outra solução é transferir para um computador ou até mesmo um dispositivo de backup externo.

Terceiro, fique de olho nos streamings, seja de música ou de vídeo. Muitos aplicativos oferecem a opção de fazer download de mídia para assistir de forma offline, o que é uma mão na roda principalmente em viagens, mas não esquece de depois voltar para apagar tudo porque isso vai tomando bastante espaço no aparelho.

Depois de fazer tudo isso, é sempre bom dar uma reiniciada no aparelho para que ele possam liberar a memória temporária, isso pode ajudar bastante.

E por que você deveria se preocupar com isso?

smartphones com símbolo de reciclagem

O primeiro grande motivo para querer se segurar ao seu smartphone por mais tempo é realmente o de economizar seu dinheiro suado. Embora a troca vá acontecer eventualmente, cuidar bem do aparelho significa que ela será menos frequente, ou seja, uma bela economia.

Mas isso vai muito além do bolso de cada um. O lixo eletrônico cresce cada vez mais, e ele afeta negativamente não apenas a saúde do planeta, mas também das pessoas que vivem nele. Mesmo que as próprias fabricantes de smartphones estejam tentando trazer soluções de trocas de aparelho ou usando materiais mais “recicláveis”, não é o suficiente.

A verdade é que se todos se conscientizassem em manter seus smartphones por mais tempo ao invés de mudar a cada ano, esse seria o impacto mais significativo e a forma mais eficiente de reduzir esse problema.

Mesmo que as fabricantes tentem convencer os usuários de que é preciso trocar de aparelho todo ano, a verdade é que não é. Nem de longe. Hoje em dia cada nova geração de uma linha traz mudanças tão pequenas e sutis que não são exatamente necessárias. Podemos citar várias assim, seja do iPhone, do Pixel, Galaxy e muitas outras. Um processador um pouco melhor, mais recursos de IA. Legais? Sim. Necessários? Nem tanto, ao menos não para a maioria das pessoas.

Como esses lançamentos trazem mais atualizações de hardware, as de software acabam sendo mais importantes, e elas chegam por meio updates no sistema operacional. Graças a toda essa discussão e as novas legislações, muitas fabricantes estão aumentando o período de suporte para atualizações do sistema operacional. O Google lançou o Pixel 8 com promessa de atualização por 7 anos, enquanto a Samsung lançou o Galaxy S24 esse ano também com o mesmo período de suporte. A Apple, embora não faça essa promessa, mantém os seus aparelhos atualizados por muito tempo. O iOS 17, por exemplo, que foi lançado no ano passado, cortou o suporte para o iPhone 8 e X, ambos já tinham contado com 6 anos de atualização desde o lançamento.

O mercado também está se ajustando para melhorar a vida útil dos smartphones

pessoa reparando um smartphone

Além das atualizações de software, a qualidade e longevidade das baterias também estão recebendo mais atenção. A Apple, por exemplo, anunciou recentemente que as baterias em todos os quatro modelos do iPhone 15 duram o dobro do tempo originalmente afirmado. Esse passo é resultado de tecnologias avançadas de bateria e de um melhor gerenciamento de energia do sistema operacional. Infelizmente, embora a capacidade das baterias tenha melhorado ao longo dos anos, a longevidade nem sempre acompanhou esse progresso.

Mas nem tudo está perdido. Olhando para o futuro, dá para perceber que mais avanços na vida útil das baterias estão no horizonte, especialmente porque a indústria de veículos elétricos vem crescendo cada vez mais. Isso porque como muitos veículos elétricos dependem das mesmas células de íon de lítio encontradas em smartphones, os avanços nessa área também vão acabar trazendo benefícios para os dispositivos móveis. No entanto, mesmo com esses avanços, o declínio na saúde da bateria continua sendo um dos problemas mais comuns enfrentados pelos telefones mais antigos.

Além disso, a legislação está desempenhando um papel importante na promoção da reparabilidade e sustentabilidade dos smartphones. Nos Estados Unidos, por exemplo, vários estados aprovaram projetos de lei de direito à reparação, com a Califórnia liderando o caminho com a legislação mais forte. Essas leis exigem que as empresas forneçam ferramentas, documentação e componentes para reparos por um período estendido após o lançamento do dispositivo. Isso ajuda com que as pessoas possam fazer reparos dos smartphones em casa de forma fácil e rápida ou até mesmo facilitar os reparos que são feitos em autorizadas, tornando-os menos dispendiosos.

Ou seja, embora o avanço nessa área traga a urgência de trocar de smartphone com mais frequência, ao mesmo tempo essa ideia de sustentabilidade e da importância da longevidade dos aparelhos se torna cada vez mais importante. Com uma maior ênfase nas atualizações de software, melhorias na vida útil das baterias e legislação favorável à reparação, estamos caminhando para um futuro onde os smartphones não apenas oferecem tecnologia de ponta, mas também são mais sustentáveis e duradouros, quem sabe.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X