Project Crystal: Lenovo mostra primeiro notebook com tela transparente

Project Crystal: Lenovo mostra primeiro notebook com tela transparente

No começo do mês publiquei aqui no Hardware sobre um notebook com tela transparente que a Lenovo apresentaria na MWC 2024. Pois bem, a companhia cumpriu a sua promessa e trouxe mais detalhes sobre este intrigante dispositivo.

Durante a Mobile World Congress (MWC) de 2024, a Lenovo apresentou o Project Crystal, um notebook inovador com tela transparente, materializando assim os boatos que circulavam sobre sua criação. Nos próximos parágrafos trarei mais detalhes sobre este produto conceitual.

Leia também
Qual a diferença entre o miniLED e o microLED?

Não passa de um protótipo

Este aparelho conceitual se destaca pelo uso de uma tela microLED translúcida que pode alcançar uma luminosidade de até 3.000 nits. O dispositivo conta com um teclado que funciona através do touchpad, remetendo à tecnologia empregada nos antigos Yoga Books. No entanto, a empresa decidiu manter suas especificações técnicas sob sigilo.

É importante ter em mente, no entanto, que o Project Crystal, por enquanto, não passa de um conceito, sem previsões de lançamento no mercado pela Lenovo. O objetivo por trás desse protótipo é investigar as possibilidades oferecidas pelos painéis microLED translúcidos e sua sinergia com tecnologias de inteligência artificial, sob a égide da linha ThinkPad.

Imagine o Project Crystal como aquelas roupas extravagantes apresentadas nos mais badalados desfiles de moda. É claro que ninguém no mundo sairá na rua vestido daquele jeito. As roupas desfiladas pelos modelos vão apenas ditar as tendências dos próximos meses no que diz respeito a cores, tecidos e caimentos. É a mesma coisa com este projeto de notebook transparente. Ele não chegará ao mercado tão cedo, mas servirá para a empresa testar os limites da tecnologia.

Casos de uso mais prováveis

<p>In-person photos of Lenovo's new concept device -- Project Crystal -- which the company claims is the world's first laptop with a transparent micro LED display.</p>

Além disso, a Lenovo explora, adicionalmente, a potencialidade de aplicativos de realidade aumentada para o notebook, por meio da câmera traseira, à semelhança do que proporciona o Google Lens, embora detalhes sobre sua implementação futura e benefícios práticos ainda não tenham sido divulgados.

O caso de uso mais óbvio seria compartilhar informações rápidas com outra pessoa, como em um consultório médico, na recepção de um hotel ou na bilheteria do cinema. Em vez de precisar virar a tela, você poderia simplesmente inverter a exibição por meio de software, permitindo que qualquer pessoa do outro lado a veja enquanto recebe uma explicação detalhada.

De fato, olhando as fotos e os vídeos, parece um produto saído de um filme de ficção científica.

Tela com baixa resolução e tecnologia não tão eficiente

Visitantes do MWC 2024 notaram que, apesar de sua espessura ser surpreendentemente reduzida, conferindo ao aparelho a aparência de um vidro fino com nuances castanhas, o Project Crystal exibe uma tela de 16 polegadas (aprox. 41 cm) que, apesar de grande, apresenta uma resolução baixa, permitindo a visibilidade dos pixels. Além disso, o teclado touchpad do dispositivo foi criticado pela falta de sensação tátil ao digitar.

A Lenovo sugere que a inteligência artificial poderia aprimorar a experiência de digitação no Project Crystal, adaptando-se aos padrões do usuário para melhorar a precisão, embora essa funcionalidade possa aumentar o custo do produto.

A tecnologia de tela microLED transparente, apesar de promissora, ainda representa um alto custo de produção, sendo prioritariamente empregada em dispositivos de alto padrão, como o The Wall da Samsung e o Apple Vision Pro, colocando um desafio adicional para a viabilidade comercial de notebooks com essa tecnologia.

Fonte: Engadget

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X