Qual a diferença entre o miniLED e o microLED?

Qual a diferença entre o miniLED e o microLED?

As tecnologias empregadas nas telas de monitores e televisores foram evoluindo com o tempo. Começamos com as famigeradas TVs de tubo, passamos para as telas de LCD que, por sua vez, evoluíram para as telas de LED. Mas dentro da tecnologia OLED existem diversas variações que podem acabar confundindo os usuários mais leigos.

É o caso das tecnologias miniLED e microLED. Elas foram desenvolvidas com o objetivo de aprimorar os painéis OLED e permitir a criação de telas de smartphones e tablets ainda melhores. Nos próximos parágrafos explicarei as diferenças entre as duas tecnologias.

Leia também
Quais são as diferenças entre OLED e QLED?
LCD, OLED, QLED, Micro-LED, Mini-LED: saiba tudo sobre tecnologias de tela

O que é miniLED?

As telas de LED tradicionais utilizam como fonte de iluminação várias centenas de LEDs. A utilização de LEDs ao invés de um backlight, como acontece nos monitores LCD, possui uma série de vantagens. Mas esse não é um artigo sobre isso.

O miniLED, como o próprio nome sugere, usa uma versão miniaturizada dos LEDs. Ao utilizar miniLEDs, as telas que utilizam tal tecnologia apresentam mais de mil zonas de escurecimento local de matriz completa (FALD). Traduzindo para o portugu~es, isso significa que o contraste das telas miniLED é melhorado, se aproximando muito das telas OLED.

Eis as principais vantagens das telas miniLED:

  • Possuem um maior nível de contraste;
  • Maior nível de brilho;
  • Maior eficiência de energia;
  • Menos propenso a apresentar o efeito burn-in;
  • Utilizam nitreto de gálio inorgânico (GaN) que não se degrada com o tempo, como ocorre com o OLED.

O que é o microLED?

O microLED nada mais é do que uma ordem de grandeza menor do que o miniLED. Só para você ter uma ideia, um microLED tem 1/100 do tamanho de um LED normal utilizado em um painel LCD.

Além disso, os benefícios proporcionados por um painel de microLED são bem superiores. Por exemplo, eles podem fornecer um brilho 30 vezes maior do que um painel OLED.

No entanto, produzir uma tela de microLED de alta qualidade é extremamente caro e difícil. A produção desse tipo de tela exige que se coloque um microLED para cada pixel da tela. Então os microLEDs são encolhidos até uma escala de dezenas de mícrons para serem inseridos em cada pixel. Portanto, é muito difícil colocá-los fisicamente onde eles precisam estar. Essa dificuldade inviabiliza a produção em massa desse tipo de painel.

Concluindo

Portanto, podemos ver que as tecnologias de miniLED e microLED são bem diferentes entre si. A miniLED se baseia na tecnologia LCD, pois usa diodos emissores de luz menores.

Já o microLED, por sua vez, é uma otimização dos painéis OLED tradicionais. Eles usam LEDs individuais vermelhos, azuis e verdes que são ainda menores e mais brilhantes que os miniLEDs. É por isso que os microLEDs conseguem emitir luz diretamente, enquanto que o miniLED ainda depende de uma matriz LCD para filtrar a luz de fundo.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X