Quais são as diferenças entre OLED e QLED?

Quais são as diferenças entre OLED e QLED?

Atualmente, além da resolução e outros recursos, as TVs atuais possuem diferenças nas suas telas, como LCD, LED e os dois mais comuns, QLED e OLED.

No ano passado, publicamos um artigo falando sobre a maioria das tecnologias de tela, abordando o surgimento dessas tecnologias e seu uso. LCD, OLED, QLED, Micro-LED, Mini LED foram as tecnologias que abordamos. Portanto, já existe um pouco de informação sobre as telas QLED e OLED e sobre taxa de atualização, framerate e outros recursos de telas aqui no site.

LCD, OLED, QLED, Micro-LED, Mini-LED: saiba tudo sobre tecnologias de tela

No entanto, este artigo irá ampliar o foco nessas duas tecnologias e listar as principais diferenças entre QLED e OLED. Além disso, como estamos em 2022, não poderíamos deixar de falar sobre a união entre QLED e OLED.

Então, vamos ao que interessa.

OLED

TV OLED 8K

LED significa “diodo emissor de luz”, mas em termos de telas de TV, uma tela de LED é basicamente uma tela LCD que utiliza os diodos emissores de luz ao fundo em vez de tubos fluorescentes.

Os LEDs, por serem bem menores que os tubos fluorescentes, produzem TVs mais finas e com melhor uso de energia. Adicionando a letra “O” em LED temos os “diodos orgânicos emissores de luz”, ou seja, OLED.

Na tecnologia OLED há a criação de um composto orgânico emissor de luz que podem ser móleculas ou polímeros, situados entre dois eletrodos, em que, pelo menos, um desses é transparente para exibição clara do composto fluorescente.

Vale ressaltar que as TVs com telas OLED, diferentemente das telas de LED, não são “uma tela LCD”, como dita acima. Isso porque, no caso da OLED, a luz é produzida por milhões de subpixels individuais dos diodos orgânicos emissores de luz.

Esse diferencial é responsável pela qualidade de imagem das telas OLED, mas vamos falar sobre isso posteriormente. Antes, precisamos saber o que é QLED.

QLED

Uma das primeiras diferenças entre QLED e OLED está no nome, pois o termo “QLED” não é uma adição da letra “Q” em “diodo emissor de luz”. QLED, na verdade, é um termo que representa uma briga de marca registradas entre fabricantes coreanas, que você pode presumir quais são…

Enfim, o Q em QLED significa Quantum Dot Display, ou, em português, Display de nanocristal. Com a junção ao LED, a QLED é uma tela convencional de LED, mas que utiliza minísculas nanopartículas conhecidas como pontos quânticos, que turbinam o brilho que a cor das imagens.

Pontos quânticos são moléculas microscópicas que emitem sua própria cor ao serem atingidos pela luz. Nas TVs QLED, os pontos quânticos são embalados por um filme e a luz que os atinge é de uma luz de fundo de LED.

Enfim, uma tela QLED, ao contrário da OLED, é mais similar às antigas telas LCDs, cuja diferença é apenas o uso dos pontos quânticos para a transmissão de luz.

Agora chegou a hora de elencarmos as principais diferenças entre OLED e QLED em termos de recusros técnicos. A primeira parte, certamente, abordará o mais importante: a qualidade da imagem.

Diferenças entre OLED e QLED na qualidade de reprodução de imagem

Para entender as diferenças de imagem entre OLED E QLED, é importante lembrar a principal diferença entre as tecnologias, que foi abordada acima. Não custa citar que QLED é uma TV de LED normal, mas que usa nanopartículas conhecidas como pontos quânticos, importante para os recursos de brilho e constrate da tela.

OLED, por sua vez, já é bastante diferente, embora o nome seja mais próximo.

Dito isso, vamos às diferenças entre QLED e OLED nas categorias mais importanets ao comprar uma TV: brilho, contraste, ângulos de visão, durabilidade da tela, desempenho, tempo de resposta e outros fatores.

Contraste

Em poucas palavras, contraste é a diferença entre a parte mais escura e a parte mais clara da imagem.

A maioria das TVs e monitores de LED possuem telas LCD com luz de fundo que utiliza LEDs nas laterais (edge-lit), contando com uma tecnologia chamada Local Dimming (escurecimento local).

Em termos de níveis de preto, as telas OLEDs são superiores às QLEDs, pois o composto orgânico é o emissor de luz, desativando pixels inutilizáveis, gerando um contraste infinito.

diferenças OLED QLED

Portanto, no quesito contraste, a diferença entre OLED e QLED está justamente na essência das telas OLEDs, pois mesmo as melhores TVs QLEDs, devido à ausência do composto orgânico, não conseguem executar um Local Dimming completo.

No entanto, existe a tecnologia Mini-LED, que pode substituir a luz de fundo de telas QLED, aumentando o nível de contraste, sendo uma forma de se aproximar das telas OLED.

Brilho

Ao contrário da categoria anterior, as telas QLED possuem uma vantagem no quesito “brilho”. Graças ao uso separado de luzes de fundo, as telas QLED podem entregar um nível superior de brilho.

O diferencial, no entanto, é a habilidade dos pontos quânticos em maximizar a luz de fundo produzindo matizes mais brilhosas no espectro de cores sem perder a saturação.

Matiz, bem como saturação, é uma propriedade de cor que permite classificar e distinguir as cores através do padrão RGB.

diferenças OLED QLED

O brilho das TVs QLED pode ultrapassar a faixa dos 2 mil nits (a unidade que mensura o brilho das TVs), enquanto a maioria das TVs OLED dificilmente chegam a mais de 800 nits.

Alguns modelos OLEDs mais recentes conseguem chegar à faixa de mil nits, ainda bem atrás das TVs QLED.

Portanto, a diferença de brilho entre OLED e QLED ocorre graças ao mesmo fator que determina qual tecnologia é melhor em termos de constrate: os níveis de preto/Local Dimming.

Ângulo de visão

Algo a se considerar em uma TV é o ângulo de visão, sobretudo quando há várias pessoas assistindo ao conteúdo transmitido. Em TVs QLED, centro da tela é o melhor ângulo de visão. Conforme o ângulo de visão de telas QLED é movido de maneira horizontal ou vertical, há perdas nos níveis de brilo, cor e contrastes.

No caso das telas OLED, graças – novamente – ao composto orgânico, a emissão de luz pode ocorrer em todas as direções, entregando, assim, uma reprodução mais precisa se comparada às telas QLED.

Aliás, telas OLED mantém os mesmos níveis mesmo em ângulos verticais e horizontais que chegam aos 84 graus. A solução para as TVs QLED  mais recentes são a otimização de acmadas anti-reflexo, mas a vantagem da OLED permanece nesse quesito.

Gamers: tempo de resposta, retenção de imagem e latência 

Esta categoria agrupará as diferenças entre QLED e OLED em fatores mais relevantes aos gamers.

Inicialmente, o tempo de resposta é a duração de tempoem que um pixel muda de um estado para o outro. Quando o tempo de resposta é mais rápido, a imagem é mais vívida, sobretudo em cenas rápidas de ação.

O tempo de resposta das telas OLED são superiores às telas QLED, alcançando, geralmente, 0,1. Comparativamente, as telas QLED alcançam tempos de repostas que variam entre 2 e 8 milissesegundos.

diferenças OLED QLED

Em seguida, temos a retenção de imagem, algo mais comum em TVs OLED, que são aquelas marcas deixadas por logos e outras imagens estáticas na tela. Isso ocorre – desta vez, infelizmente -, graças ao composto orgânico, algo que tem menos impacto nas telas QLED.

Sobre à latência, geralmente isso é algo mais relevante aos gamers, pois é o tempo entre uma ação e o seu resultado. Ou seja, pressionar um botão do controle e ação acontecer na tela. Portanto, graças ao processamento de imagem tanto das TVs QLED quanto das OLED, a latência, ou lag, pode alcançar níveis bem pequenos graças, sobretudo, a recursos das próprias TVs, como o modo gamer.

Outra questão de maior relevância aos gamers é a taxa de atualização, que representa o número de vezes por segundo que a TV atualiza o que é visto na tela. Assim como a latência, a maioria das TVs possuem recursos para lidar com a taxa de atualização, especificamente o VRR (taxa de atualização variável), que altera a taxa de atualização nativa da TV.

Diferença entre tamanhos

Entre TVs QLED e OLED, uma das diferenças que mais interessa ao consumidor são os tamanhos dos aparelhos. Atualmente, as TVs OLEDs possuem aparelhos em oito tamanhos distintos. Existem modelos OLED de 42, 48, 55, 65, 77, 83, 88 e 97 polegadas.

As TVs QLED, por serem telas LCDs, estão disponíveis em maiores variações de tamanhos. Atualmente há telas QLED DE 32, 42, 50, 55, 58, 65, 75, 82, 85 e 98 polegadas.

As telas OLED de 88 e 97 polegadas surgiram neste ano graças à crescente demanda por TVs gigantes. No entanto, o preço das TVs OLED é bem superior se comparado a modelos QLED do mesmo tamanho. Por exemplo, uma TV OLED de 55 polegadas com resolução 4K costuma ser, no mínimo, mil reais mais cara que um modelo QLED de mesmo tamanho e resolução.

QD-OLED: a união das diferenças entre QLED e OLED

 

No início do artigo, informamos que a tecnologia QLED é motivo de treta entre duas fabricantes coreanas. Obviamente, essas fabricantes são a Samsung e a LG.

“O uso da sigla QLED com uma marca registrada iniciou uma guerra entre as duas maiores empresas da Coreia do Sul: Samsung e LG.

Em 2019, a LG enviou uma reclamação à Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul (FTC), alegando que as TVs QLED da Samsung não eram, de fato, QLED.

À época, de acordo com a LG, uma TV QLED autêntica usaria pontos quânticos com emissão própria de luz, em vez do sistema iluminado por LED das TVs da Samsung.

Em retaliação, a Samsung afirmou à comissão que estava insatisfeita com a publicidade da LG, que atacava as TVs da Samsung. Desse modo, a decisão da FTC favoreceu a Samsung, mas estipulou uma regra: a empresa deveria informar em peças publicitárias futuras que suas TVs QLED utilizam luz de fundo”

Enfim, a Samsung brigava pelo uso do termo QLED, mas lançou desenvovleu a primeira tecnologia que combina a OLED e a QLED. A fabricante, no entanto, ainda se refere às TVs QD-OLED como como OLED.

Como o nome informa, a QD-OLED é a junção dos pontos quânticos com a tecnologia OLED. Portanto, combinando a eficiência e o potencial dos pontos quânticos com a vantagem em contraste e outros atributos do composto orgânico da OLED.

diferenças OLED QLED

A primeira TV QD-OLED, a Samsung S95B, chegou em abril deste ano e representa uma revolução nas tecnologias de tela. O modelo abriu o caminho para o futuro dessa nova junção, que já possui outros aparelhos lançados por outras fabricantes. O modelo A95K da Sony é considerado um dos melhores QD-OLED do mercado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X