Samsung mostra painel colossal MicroLED de 1000 polegadas com resolução 8K

Samsung mostra painel colossal MicroLED de 1000 polegadas com resolução 8K

A sul-coreana Samsung revelou uma tela gigantesca de 1000 polegadas que faz parte da sua linha The Wall.

Diferentemente de outras variações de tela da companhia baseadas em MicroLED, como, por exemplo, o modelo de 110 polegadas com resolução 4K, revelado na CES deste ano, voltada para o mercado doméstico, essa The Wall de 1000 polegadas é destinada para o mercado profissional, indicada para aeroportos, shoppings, lojas de varejo, salas de controle, publicidade, entre outras localidades

Além de impressionar pela dimensão, a nova The Wall integra melhorias importantes para a linha. Entre os destaques: LEDs 40% menor do que versões do ano passado; refinamento na acuidade de cores graças às tecnologias Black Seal e Ultra Chroma; uso de um novo processador de IA para melhorar a qualidade da imagem e contraste e remover ruídos e processamento de 20 bits (Micro Motion).

MicroLED

Falando especificamente deste modelo de 1000 polegadas, este é o primeiro display MicroLED comercial que possui uma resolução 8K. Além de alta resolução, a tela também se destaca no quesito luminância: pico de brilho de 1600 nits. A taxa de atualização é de 120 Hz.

Como faz uso de painéis modulares, principal característica do MicroLED, a The Wall pode ser entregue ao cliente com layouts diferenciados; alcançando a resolução 16K na horizontal. O modo “4-PBP”, picture-in-picture com até 4 fontes de imagem diferentes com resolução 4K, também está presente nesta The Wall.

“A Samsung é dedicada a criar os mais inovadores displays para aqueles na primeira linha de criação de experiências em vídeo e de marca”, disse Hyesung Ha, vice-presidente sênior da área de Visual Display da Samsung. “O ‘The Wall 2021’ é o nosso display mais versátil e imersivo da atualidade, oferecendo a negócios o controle completo para que eles criem ambientes dignos de sonhos”.

MicroLED

O MicroLED, baseada em LED de nitreto de gálio (GaN), é uma tecnologia que, assim como fez o OLED, promete revolucionar de verdade o mercado de displays, comercial e para uso residencial. Assim como o OLED, a Micro-LED não precisa de luz de fundo (backlight), pois seus LEDs microscópicos possuem emissão de luz própria, permitindo alcançar o “contraste infinito” do OLED. A primeira TV MicroLED foi lançada pela Samsung em 2018, e, assim como este display de 1000 polegadas, fazia parte da linha The Wall.

Ainda há outra vantagem: os LEDs que criam as zonas de iluminação dos painéis MicroLED não são orgânicos como o OLED, isso significa que a deterioração que ocorre com o OLED passa isenta no MicroLED, isso garante mais durabilidade e também uma maior uniformidade na reprodução de cores, por exemplo. Além disso, displays Micro-LEDs são capazes de emitir maior luminância que as telas OLED, permitindo melhores detalhes na imagem e maior HDR.

MicroLED

Você também deve ler!

LCD, OLED, QLED, Micro-LED, Mini-LED: saiba tudo sobre tecnologias de tela

O grande momento das TVs OLED e o macete de produção que tornou isso possível

Outra característica é na forma como os painéis são concebidos. Displays MicroLED seguem uma fórmula modular, com um arranjo de blocos que irão formar a forma final da tela pretendida, variando de acordo com o tamanho pretendido, como é o caso dessa nova opção de 1000 polegadas da Samsung.

O grande problema das TVs MicroLED é o mesmo de qualquer grande tecnologia recente: preço. A The Wall de 110 polegadas, lançada no ano passado, custa US$156 mil. Os preços começarão a cair de acordo com a maturidade de mercado da tecnologia e, falando especificamente de TVs, com a expansão do lineup e diferentes tamanhos. Em 2021 deveremos ver as primeiras TVs MicroLED com 76 polegadas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X