Spotify Jam permite que você crie playlists colaborativas em tempo real com seus amigos

Spotify Jam permite que você crie playlists colaborativas em tempo real com seus amigos

Sabe quando você está reunido com seus amigos, conversando e ouvindo música e alguém reclama das canções que estão tocando? Pois é, nesta terça-feira (26) o Spotify lançou uma novidade que promete acabar com este tipo de problema.

O Spotify Jam permite que múltiplos usuários colaborem em uma playlist única em tempo real. Conforme o comunicado do Spotify, esta funcionalidade será disponibilizada globalmente para todos os usuários. Nos próximos parágrafos eu explico em maiores detalhes como funciona a novidade.

Leia também
Playlist com músicas 8-bits é sucesso entre os brasileiros no Spotify
Spotify Premium fica mais caro no Brasil; confira os novos valores

Spotify Jam não é a mesma coisa que playlists compartilhadas?

O Jam se baseia em algumas de nossas funcionalidades mais populares e as combina com nossa tecnologia de personalização para tornar a experiência de escutar música com amigos melhor do que nunca. Com Jam, assinantes Premium poderão convidar outras pessoas a adicionar músicas em uma fila compartilhada e desfrutar de uma experiência musical exclusiva para todos que estão ouvindo”, explica a plataforma de streaming em comunicado.

Para começar uma Jam, é necessário possuir uma assinatura Premium do serviço de streaming de música. Embora apenas assinantes Premium possam iniciar uma Jam, usuários que utilizam a versão gratuita do Spotify podem ser convidados a participar e adicionar músicas à playlist.

Mas qual a diferença do Jam para as playlists compartilhadas? Não é a mesma coisa? O diferencial do Jam em relação às playlists compartilhadas convencionais é o seu apelo para uso em “tempo real”. Dessa forma, um grupo de amigos, por exemplo, pode adicionar faixas para serem ouvidas imediatamente, seja em eventos sociais ou outras reuniões.

Como funciona o Spotify Jam

Spotify Jam

Para começar uma Jam no Spotify é bem simples. O usuário seleciona uma música ou playlist e, subsequentemente, aciona a opção “iniciar uma Jam”. Este recurso também pode ser acessado via “Conectar” ou através do ícone de configurações adicionais, presente em todas as playlists, faixas ou álbuns do Spotify — ressaltando que somente assinantes Premium têm a capacidade de iniciar a funcionalidade.

Uma vez ativada a Jam, é possível sincronizar a reprodução das faixas em diferentes dispositivos, como um alto-falante externo ou televisão. Todos conectados à mesma rede Wi-Fi do criador da sessão recebem um convite para contribuir na playlist.

Existem ainda outras formas de convidar amigos para a sessão, como pareamento via Bluetooth, escaneamento de QR Code exibido na tela do criador da sessão, ou compartilhamento de link através de mensagens de WhatsApp, por exemplo.

O Spotify também explica que dentro da Jam, todos os participantes têm a liberdade de adicionar faixas à lista. O criador da sessão pode optar por permitir que outros participantes modifiquem a sequência das músicas ou excluam faixas da lista:

O dono da Jam também pode ligar o modo “Os convidados controlam” para permitir que todos na sessão removam ou troquem a ordem das músicas. Quando este modo está desligado, apenas o dono da Jam pode reorganizar a ordem das músicas”.

Você já pode acessar o Spotify Jam nos aplicativos para Android e iOS.

Fonte: Spotify

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X