Spotify testa lançamento de cursos dentro da plataforma

Spotify testa lançamento de cursos dentro da plataforma

O Spotify começou apenas como uma plataforma de streaming de música, mas agora já conta com outros tipos de conteúdos como clipes, audiolivros, podcasts, entre muitos outros. Agora, a empresa está dando mais um passo na direção de multiconteúdo ao fazer teste com cursos online.

Acontece que o Spotify acabou de lançar um novo experimento em sua plataforma, disponibilizando alguns cursos em vídeo para usuários. Por enquanto o recurso ainda está em fase de teste e ainda não se sabe se ou quando chegará em outras regiões.

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Usuários do Spotify já procuram por conteúdo educativo

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Os usuários do Spotify no Reino Unido estão sendo os primeiros a testemunhar esta nova adição, que se junta à biblioteca existente de músicas, podcasts e audiolivros. O novo movimento marca uma mudança significativa na estratégia da empresa, expandindo além do áudio para incluir também o ensino e a aprendizagem.

O experimento, que oferece lições em vídeo de parceiros como BBC Maestro, Skillshare, Thinkific e PlayVirtuoso, é um passo corajoso para o Spotify. Embora cursos online possam parecer uma adição inesperada para uma plataforma conhecida principalmente por sua música e podcasts, o diretor de produto do Spotify, Mohit Jitani, destaca que faz sentido já que muitas pessoas já estão se voltando para a plataforma para consumir conteúdo educativo, principalmente com os podcasts.

“Uma das coisas mais interessantes e tendências que começamos a notar foi que cada vez mais pessoas estavam começando a vir ao Spotify com algum objetivo de aprendizado”, diz Jitani. “E pensamos, como podemos pegar essa percepção básica e construir algo em cima dela?”

O Spotify revelou que cerca de metade dos usuários que são assinantes Premium da plataforma procuram por podcasts que tenham conteúdo educativo e de autoajuda. Esta mudança não apenas oferece aos usuários acesso a uma gama mais ampla de conteúdo, mas também permite ao Spotify segmentar mais diretamente os interesses e hábitos de seus usuários, melhorando a experiência geral.

Já em relação aos provedores desses cursos, a vantagem de oferece-los no Spotify é justamente a chance de alcançar um público maior, além de conseguir ainda direcionar esse conteúdo para clientes em potenciais a depender dos seus hábitos de escuta.

“Torna-se muito, muito mais fácil para nós encontrar as pessoas certas para este curso e simplesmente fornecer uma distribuição muito mais eficiente”

Atualmente no teste a plataforma está oferecendo cursos em 4 categorias diferentes, sendo elas de fazer música, ser criativo, aprender sobre negócios e viver de forma saudável. Para os usuários que já têm acesso a nova ferramenta, os cursos podem ser acessados a partir de um novo ícone no formato de pílula que aparece na parte superior da tela. Também é possível encontrar os cursos pela pesquisa e interface de navegação.

Cursos poderão fazer parte de uma assinatura “Superpremium”

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Jitani revelou que eles decidiram incorporar os cursos no aplicativo já existente do Spotify principalmente pela comodidade para os usuários. Dessa forma, eles não precisarão baixar e ter mais um aplicativo no celular. Além disso, no app já existente, eles podem ser lembrados de concluir os cursos mesmo quando entrar para escutar músicas ou ouvir podcasts.

A inclusão de cursos online também levanta questões sobre o futuro do modelo de assinatura do Spotify. Atualmente, o experimento está sendo conduzido através de um modelo freemium, onde os usuários têm acesso gratuito a algumas lições por curso, mas devem pagar para desbloquear o conteúdo completo. Isso sugere que o Spotify pode estar considerando novos modelos de assinatura, como parte de uma possível oferta “Supremium”, que incluiria acesso a cursos online, audiolivros e outros recursos adicionais.

Isso porque os cursos são formados por uma série de vídeos, não apenas um, então é preciso pagar para ter acesso ao conteúdo completo que poderá também incluir materiais extras como PDFs. Jitani também revelou que é possível ouvir com a tela do dispositivo desligada, tendo acesso apenas ao áudio, como já acontece com os outros conteúdos da plataforma.

No entanto, o lançamento dos cursos online não vem sem desafios. O Spotify enfrenta obstáculos técnicos e regulatórios, especialmente em relação às taxas de transação da Apple e do Google. Além disso, a moderação do conteúdo é uma preocupação constante, com o Spotify garantindo que os cursos cumpram suas políticas de plataforma e oferecendo um mecanismo de denúncia para conteúdo inadequado.

Por isso, em relação ao pagamento do curso completo, isso não pode ser feito através do aplicativo (já que o Spotify não quer pagar as taxas dessas lojas). No Android é possível fazer esse pagamento através de e-mail. O usuário interessado toca no botão para compra do curso e vai receber em seu e-mail um link para fazer a compra.

Já no iOS, com a Apple tem regras de anti-direcionamento (que já estão começando a ser proibidas na União Europeia) a solução é entrar pelo site do Spotify através de web ou diretamente pelo endereço courses.spotify.com/home

Jitani não deu informações ou detalhes sobre a comissão que é cobrada sobre os cursos vendidos em sua plataforma.

Por enquanto o experimento está acontecendo apenas no Reino Unido, e é a partir disso que eles vão decidir o futuro dessa ideia. Pode ser que ela não vá para frente, então ainda não existe uma garantia de que haverá um lançamento para outras regiões.

Fonte: The Verge

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