Google Lens ganha capacidade de identificar doenças de pele

Google Lens ganha capacidade de identificar doenças de pele

O Google Lens é uma das ferramentas mais interessantes para câmeras que, ao usar inteligência artificial, é capaz de identificar imagens e objetos a partir das lentes das câmeras ou fotos tiradas pelo usuário.

A empresa continua a adicionar novos recursos para esse serviço e uma das novidades da vez é que o Google Lens agora é capaz de identificar um problema de pele através de fotos, quase como um dermatologista digital.

Leia também:

Google Bard é lançado em 180 países e agora até sabe escrever códigos
Inteligência artificial do Google será capaz de decifrar letra de médico

Google Lens ajuda a identificar problemas de pele

Essa novidade foi revelada pelo Google em uma postagem no blog oficial trazendo algumas novidades e como o Google Lens pode facilitar a vida dos usuários. Nessa postagem, eles revelaram que a nova função permite que o Google Lens possa reconhecer algumas condições de pele como erupções, verrugas, manchas, hematomas e até mesmo queda de cabelo.

“Descrever uma verruga estranha ou erupção na pele pode ser difícil de fazer apenas com palavras. Felizmente, há uma nova maneira de o Lens ajudar, com a capacidade de pesquisar problemas de pele visualmente semelhantes ao que você vê em sua pele. Basta tirar uma foto ou fazer upload de uma foto por meio do Lens e você encontrará correspondências visuais para informar sua pesquisa. Esse recurso também funciona se você não tiver certeza de como descrever outra coisa em seu corpo, como uma protuberância no lábio, uma linha nas unhas ou queda de cabelo na cabeça.”

Ou seja, a identificação do problema de pele é feita a partir de um reconhecimento que leva em conta um banco de imagens. Com isso, o serviço consegue cruzar referências das fotos, fazer comparações e trazer possibilidades do que aquele problema de pele é.

Google Lens

O Google Lens não dá nenhum tipo de diagnóstico, ele apenas compara a foto tirada pelo usuário com outras fotos no seu banco de dados que parecem ser semelhantes e cabe ao usuário compará-las para ver se é de fato a mesma coisa.

Para que a identificação seja possível, o aplicativo de reconhecimento usa um banco de imagens para cruzar fotos, buscar referências e apresentar possíveis condições de saúde em forma de lista. Daí em diante, cabe ao usuário comparar sua situação com os diagnósticos apresentados pela ferramenta.

Ferramenta não dispensa médico

Obviamente a ferramenta é apenas uma forma mais avançada de se pesquisar o que pode ser um problema de pele, mas não garante um diagnóstico preciso e principalmente não oferece o tratamento adequado caso seja uma doença ou problema mais grave.

Por isso, é imprescindível procurar por um médico dermatologista para se ter o diagnóstico correto, até porque muitas vezes é preciso de uma análise mais detalhada e até mesmo uma amostra biológica.

Além do mais, como toda tecnologia, a ferramenta do Google Lens não é 100% precisa e pode sim trazer algumas informações erradas, o que consequentemente pode fazer com que o usuário use práticas não recomendadas ou até mesmo tenha preocupações desnecessárias.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X