Inteligência artificial do Google será capaz de decifrar letra de médico

Inteligência artificial do Google será capaz de decifrar letra de médico

A tecnologia tem como grande objetivo facilitar o dia a dia das pessoas, e o Google anunciou um avanço nessa área que pode facilitar um caso bem específico: descobrir o que o seu médico escreveu na receita com a ajuda do Google Lens.

A empresa revelou a novidade durante um evento realizado na India, mostrando que estão trabalhando em um novo recurso para o Google Lens que permitirá com que o aplicativo possa usar a câmera inteligente para desvendar os garranchos de receitas médicas.

Leia também:

Inteligência artificial CALM é a resposta do Google ao ChatGPT; ferramenta promete ser mais eficiente
Tudo o que você precisa saber sobre o app Lensa

Recurso do Google Lens terá ajuda de farmacêuticos

Google Lens

É muito comum se deparar com uma receita ou anotação médica e se perguntar “o que é isso?” tanto pela letra, que por causa do tempo curto, acaba sendo quase rabiscos quanto pela linguagem que na maioria das vezes são nomes de remédios, ou seja, complicados.

Por isso o Google está trabalhando em uma nova funcionalidade que será capaz de reconhecer esses garranchos de acordo com uma base de dados para desvendar o que está escrito ali. Assim os pacientes vão ter uma ideia do conteúdo, mesmo que tenham palavras ou nomes de medicamentos que eles não conheçam. É uma forma de ajudar a interpretar.

Além disso, também vai facilitar bastante o trabalho dos farmacêuticos, que atualmente são os grandes responsáveis pode conseguir a façanha de entender a famosa “letra de médico”. Inclusive, eles serão parte essencial do processo, já que o novo recurso do Google Lens está sendo desenvolvido com a ajuda de vários farmacêuticos, já que eles contam com essa “habilidade especial”.

Dessa forma, o aplicativo contará com o conhecimento desses profissionais para que consiga fazer esse reconhecimento de caligrafia de forma mais precisa. A expectativa é que ele possa fazer a intepretação do texto tanto em tempo real quanto a partir de fotos da receita. Assim ele poderá listar os medicamentos e até mesmo as doses recomendadas, para ajudar o paciente a ter controle do tratamento com mais segurança.

No blog do Google na India, eles postaram o seguinte:

Anunciamos hoje um modelo de IA e aprendizado de máquina de última geração que pode identificar e até destacar medicamentos em prescrições manuscritas. Isso funcionará como uma tecnologia assistiva para digitalizar documentos médicos manuscritos, aumentando os humanos no circuito, como farmacêuticos; no entanto, nenhuma decisão será tomada apenas com base na saída fornecida por essa tecnologia.

Embora este sistema esteja atualmente em desenvolvimento, esperamos compartilhar mais atualizações em seu lançamento mais amplo.

Por enquanto o recurso ainda está em fase de desenvolvimento, então não é possível saber ao certo quando ele começará a ser disponibilizado para o Google Lens de forma ampla. A empresa também não falou sobre quais as regiões que começarão a receber a melhoria do aplicativo ou se ele será exclusivo para alguns países, como os que falam inglês, por exemplo. Como o evento aconteceu na Índia, e lá eles contam com a maior concentração de usuários da empresa, muito provavelmente estará na lista.

Fonte: theverge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X