MediaTek lança processador Dimensity 1080; veja as vantagens que o novo chip traz para o mercado

MediaTek lança processador Dimensity 1080; veja as vantagens que o novo chip traz para o mercado

A MediaTek anunciou o seu novo processador para smartphones. Estou falando do Dimensity 1080. O novo chip chega com oito núcleos de processamento com clocks de até 2,6 GHz, compatibilidade com as redes 5G e com suporte a câmeras de até 200 MP. Dessa forma a MediaTek se aproxima do Snapdragon 8+ Gen 1, que equipa os últimos lançamentos da Motorola e da Xiaomi. Conheça os detalhes do novo processador nos próximos parágrafos.

O MediaTek Dimensity 1080 chega para substituir o Dimensity 920. Este era, até então, o chip top de linha da taiwanesa. O Dimensity 920 está presente em alguns smartphones relevantes, como o Redmi Note 11 Pro+ 5G, lançado aqui no Brasil em abril. O Realme 9 Pro+ é outro smartphone lançado no Brasil em abril que é equipado com o Dimensity 920.

Leia também
O que é e para quê serve o processador?
O mito dos megapixels na câmera dos smartphones

Abrindo as portas para celulares com câmeras de 200 MP

MediaTek Dimensity 1080
MediaTek Dimensity 1080 tem suporte a câmeras de 200 MP

O novo processador da MediaTek tem como principais diferenciais o suporte a câmeras de até 200 MP. Além disso, os aparelhos equipados com este chip poderão também filmar em 4K. O Dimensity 1080 vem também com o processador de imagem (ISP) Imagiq. Infelizmente a companhia não detalhou quais os outros recursos fotográficos que o novo chip possui.

O suporte a câmeras de até 200 MP é um ponto importante e digno de nota. Atualmente, somente dois smartphones contam com câmeras de 200 MP. É o Motorola Edge 30 Ultra e o Xiaomi 12T Pro.

Interessante notar que os dois celulares mencionados acima, além da câmera de 200 MP, contam com outros recursos que ajudam a tirar fotos melhores. É o caso do sensor Isocell HP1. Esse sensor aglutina 16 pixels de 0,64 μm em um único pixel de 2,56 μm. Isso resulta em imagens de 12,5 MP com um nível de luz e detalhes bem elevados.

Isso mostra que só o suporte às câmeras de 200 MP não é suficiente. As fabricantes que optarem pelo Dimensity 1080 deverão investir também em outras soluções fotográficas para trabalharem em conjunto com o processador.

Outros destaques do Dimensity 1080

MediaTek Dimensity 1080

O chip MediaTek Dimensity 1080 traz ainda outras características agradáveis. Por exemplo, ele traz oito núcleos de processamento. Dois deles são Cortex-A78 com clocks de 2,6 GHz. O chip gráfico é o Mali-G68, que tem bom desempenho nos mais variados jogos.

O novo chip da MediaTek também é feito com o processo de litografia de 6 nanômetros. Isso significa que o consumo de energia do chip é mais otimizado. Temos que dar destaque também à compatibilidade com as redes 5G, que estão se popularizando cada vez mais. O Dimensity 1080 suporta, inclusive, as redes com frequências abaixo de 6 GHz.

O chip traz também algumas tecnologias interessantes para quem gosta de jogar no celular. É o caso da HyperEngine 3.0 e da APU 3.0. Você pode ler todos os detalhes sobre o Dimensity 1080 no site oficial da MediaTek. Os smartphones que virão com o novo processador serão revelados até o final de 2022.

Fonte: MediaTek

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X