Novo padrão USB4 2.0 promete taxas de transferência de 80 Gb/s

Novo padrão USB4 2.0 promete taxas de transferência de 80 Gb/s

Nesta semana a USB Promoter Group anunciou um novo padrão para transferência de dados. Estou falando do USB4 2.0. O principal destaque da nova tecnologia é a capacidade de atingir velocidades de transferência de até 80 Gb/s (gigabits por segundo). Interessante notar, no entanto, que o padrão anterior (USB4) foi anunciado em 2019 mas ainda é pouquíssimo usado na indústria.

Leia também
O que é firmware? Por que é importante atualizar?
Como funciona a pasta térmica aplicada no processador?

Novo padrão, novos cabos

Infelizmente, a USB Promoter Group deu poucos detalhes técnicos sobre o novo padrão USB. Mas a entidade já adiantou que vai manter o conector USB-C. Mesmo assim, haverá mudanças estruturais. E isso exige a criação e padronização de novos cabos, compatíveis com a nova velocidade de transferência.

Os novos cabos terão uma “nova arquitetura de camada física”. O USB Promoter Group também disse que aproveitará “cabos passivos USB Type-C de 40 Gb/s existentes e cabos ativos USB Type-C de 80 Gb/s recém-definidos”. A informação aqui é meio ambígua e cabe pelo menos duas interpretações.

USB4 2.0
Novo padrão USB atingirá velocidades de até 80 Gb/s

A que eu acho mais provável acontecer é que para atingir a velocidade máxima de 80 Gb/s do padrão USB4 2.0, deverão ser usados os novos cabos ativos. É bem comum que cabos capazes de transferir uma alta quantidade de dados tenham circuitos que otimizam o fluxo de dados nas duas extremidades.

Quanto aos cabos passivos USB-C de 40 Gb/s já existentes, eu acho muito difícil que eles consigam transferir os 80 Gb/s. Ainda mais sem circuitos de otimização de tráfego de dados. Talvez o USB Promoter Group tenha mencionado esse tipo de cabo apenas para dizer que a nova tecnologia será compatível com os padrões atuais.

Porém, não culpo quem pensa que a nova velocidade de 80 Gb/s possa ser atingida mesmo com os cabos atuais. De qualquer forma, só teremos mais detalhes do padrão USB4 2.0 no começo de novembro. É quando se realizará o USB Developer Days 2022, que será feito nos Estados Unidos.

Nomenclatura cada vez mais confusa

USB4 2.0

O USB4 2.0 chega para superar o Thunderbolt 4, cuja taxa máxima de transferência é 40 Gb/s. Além disso, ela também se aproxima de barramentos como o DisplayPort e PCI Express. Portanto, esse novo padrão USB é mais do que bem vindo. Entretanto, a nomenclatura dos padrões poderia ser simplificada.

Quer um bom exemplo? Quando o padrão USB 3.2 foi lançado, a entidade responsável pela padronização técnica do padrão (USB-IF) resolveu mudar um pouquinho a nomenclatura. Os padrões USB 3.0 e USB 3.1 passaram a se chamar USB 3.2 Gen 1 e USB 3.2 Gen 2, respectivamente. Então os nomes corretos ficaram assim:

  • USB 3.0: USB 3.2 Gen 1;
  • USB 3.1: USB 3.2 Gen 2;
  • USB 3.2: USB 3.2 Gen 2×2.

Cara, isso não faz o menor sentido em nenhum universo! Daí em 2019 surge o USB4. Ainda bem que eles optaram por não chamar USB 3.2 Gen 4×4 Motor 3 Cilindros Aspirado Turbo. O nome USB4 passou a ideia de que a entidade iria simplificar as coisas. Mas daí eles anunciam um novo padrão, que dobra a taxa de transferência, e ao invés de chamar de USB5 chamam de USB4 2.0.

Quem está nomeando os padrões? O Rick, da série Rick and Morty!?

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X