O que é firmware? Por que é importante atualizar?

O que é firmware? Por que é importante atualizar?

O firmware é um software desenvolvido para um hardware específico. Ele contém as instruções básicas e avançadas de como uma determinada peça de hardware deve funcionar e se comunicar com outros dispositivos. Em outras palavras, é a presença do firmware que define se o hardware é funcional ou se é apenas lixo eletrônico.

Leia também
Como funciona a pasta térmica aplicada no processador?
Mito ou Verdade: Deixar o carregador na tomada gasta energia?

Firmware se comunica diretamente com o hardware

Em geral, os firmwares são escritos em linguagem de baixo nível, também conhecida como linguagem de máquina. Trata-se de um tipo de programação que se baseia nos números binários. Portanto, é a mais adequada para escrever instruções para componentes de hardware. O firmware traz todo tipo de instrução de entrada/saída que o hardware deve executar.

Outra característica comum do firmware é que não é fácil alterar o que está programado. Ou seja, um usuário leigo dificilmente conseguirá alterar, apagar ou corromper os dados escritos no firmware. Em muitos casos, é preciso ter acesso físico ao dispositivo para conseguir realizar qualquer tipo de alteração no firmware. É como se fosse um “software permanente” do hardware.

Que tipos de equipamentos possuem firmware

Firmware

Basicamente, todos os dispositivos eletrônicos que usamos possuem um firmware. Como explicado acima, o firmware é o conjunto de instruções que dita a forma de funcionamento do hardware. Portanto, sem o firmware instalado, qualquer dispositivo eletrônico se torna um mero pedaço de plástico e circuitos eletrônicos.

Eis alguns exemplos de equipamentos que possuem firmware:

  • Câmeras fotográficas;
  • Celulares;
  • Consoles de videogame;
  • Discos Rígidos;
  • Dispositivos de streaming (Chromecast, Fire TV Stick, Roku e outros);
  • Impressoras;
  • Modens e Roteadores;
  • Placas de vídeo;
  • Placas-mãe (BIOS e UEFI, por exemplo);
  • Smart TVs;
  • E muitos outros.

Como você pode perceber, praticamente tudo que é eletrônico possui um firmware.

Por que é importante manter o firmware atualizado

Lembra que eu disse que é muito difícil alterar o conteúdo do firmware? Pois é, mesmo assim, de tempos em tempos, as fabricantes lançam atualizações para o firmware de seus produtos.

Assim como é importante instalar atualizações no Windows, Android, iOS e em todos os outros programas e aplicativos que você usa no dia a dia, também é importante instalar as atualizações de firmware.

As atualizações de firmware são úteis para uma série de coisas. Por exemplo, a fabricante pode adicionar novas funções e recursos através de um update de firmware. Ou então melhorar o desempenho do dispositivo. E, nos casos mais comuns, corrigir erros e vulnerabilidades de segurança. Em todas essas situações, realizar a atualização do firmware é de extrema importância.

Como atualizar o firmware de um dispositivo

Firmware update

A resposta a essa pergunta vai depender do tipo de equipamento que estamos falando. A atualização do firmware varia de dispositivo para dispositivo. Algumas são tão simples quanto atualizar um aplicativo na Play Store.

Um bom exemplo são as atualizações de firmware dos consoles de videogame. Quando a Sony ou a Microsoft lançam um novo firmware para o PlayStation ou Xbox, é simples de atualizar. Basta conectar o aparelho à internet que ele automaticamente baixa e instala a nova versão do firmware.

Porém, outros dispositivos podem demandar mais tempo e mais conhecimento do usuário. Por exemplo, atualizar o firmware de uma placa-mãe ou de um roteador não é tão simples. No caso de placas-mãe, você precisa usar softwares especiais para sobrescrever o firmware antigo. Em alguns casos, exige que você salve o firmware novo em uma unidade de armazenamento portátil e carregue manualmente no dispositivo.

Portanto, a melhor saída é pesquisar no site da fabricante como atualizar o firmware do equipamento em questão.

Cuidados na hora de atualizar o firmware

Firmware

Já vimos que atualizar o firmware dos dispositivos eletrônicos é super importante. Mas esse processo exige atenção redobrada. Afinal de contas, uma falha ou um erro qualquer na atualização pode comprometer o seu aparelho por completo. Nós chamamos isso de “brickar”. É quando o dispositivo eletrônico se torna apenas um peso morto, sem utilidade alguma.

Para evitar que isso aconteça, seguem algumas recomendações. A mais importante delas é não desligar o aparelho. Aqui a solução mais garantida é manter o equipamento conectado à tomada o tempo inteiro. Especialmente os dispositivos móveis, como celulares. Mesmo que a bateria esteja cheia, conecte na tomada por garantia.

Se no meio da atualização faltar energia, o processo de instalação será interrompido. E isso corrompe o firmware do equipamento.

Fique atento também para não confundir versões do firmware. Ou, pior ainda, instalar o firmware de uma marca em outra marca. Aqui a boa e velha atenção já resolve. Confira duas ou três vezes se o número de atualização do firmware bate com o número de referência do seu equipamento.

Seguindo essas dicas, a chance de dar alguma coisa errada no momento da atualização do firmware é bem pequena.

Fonte: Lifewire

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X