Pular para o conteúdo

Intel anuncia Thunderbolt 4; padrão chega ao mercado ainda este ano

A Intel revelou a especificação da interface Thunderbolt 4, que fará sua estreia com os processadores móveis Tiger Lake. O novo padrão, assim como o Thunderbolt 3, tem uma largura de banda de 40 Gbps, mas ao mesmo tempo tem uma série de inovações úteis. O Thunderbolt 4 foi projetado para ser a interface mais …

Prefira o Hardware no Google

A Intel revelou a especificação da interface Thunderbolt 4, que fará sua estreia com os processadores móveis Tiger Lake. O novo padrão, assim como o Thunderbolt 3, tem uma largura de banda de 40 Gbps, mas ao mesmo tempo tem uma série de inovações úteis. O Thunderbolt 4 foi projetado para ser a interface mais versátil para periféricos e outros dispositivos que requerem velocidade de troca de informações.

A interface Thunderbolt 4 continuará a usar o conector físico USB Type-C e será compatível com USB4,DisplayPort e todas as outras versões USB. Claro, a maioria dos dispositivos USB exigirá um conector USB Type-A.

Diagrama com configurações de acessórios Thunderbolt: notebook ligado a dock, monitores, SSD e interfaces de áudio em cadeia ou via dock Thunderbolt 4

O Thunderbolt 4 é gratuito para outros fabricantes que podem produzir seus próprios controladores e periféricos com seu suporte. No entanto, para serem certificados, os dispositivos devem atender a uma série de requisitos:

  • Suporte a saída da imagem em dois monitores 4K ou um 8K;
  • Velocidade PCI-E de 32 Gbps;
  • Ter suporte para estações de acoplamento com quatro portas Thunderbolt 4;
  • Use pelo menos uma porta para carregar (até 100 W no caso de notebooks);
  • Desativar o modo de hibernação quando conectar o periférico ao Thunderbolt 4.
  • Fornecer proteção contra ataques através de mecanismos de Proteção de acesso direto à memória do kernel (Kernel DMA).

Tabela comparando requisitos mínimos do Thunderbolt 4 com Thunderbolt 3, USB4 e USB3/DP em velocidade, vídeo, dados e certificação

É permitido usar cabos de até dois metros de comprimento, e no futuro a Intel oferecerá um cabo ótico de 5 a 50 metros. O fabricante de chips também anunciou os controladores Thunderbolt 4 da série 8000. Estes incluem os chips JHL8540 e JHL8340 endereçados aos fabricantes de computadores e notebooks e o chip JHL8440, projetado para periféricos e acessórios. Lembre-se que o controlador de processadores móveis Tiger Lake Thunderbolt 4 está integrado ao die.

Slide "Thunderbolt Developer Update" da Intel com lista de novidades do Thunderbolt 4 e, à direita, chip controlador Intel 8000 Series

Os primeiros dispositivos compatíveis com chips Tike Lake, que oferecem suporte ao Thunderbolt 4, chegam ao mercado ainda este ano.

Prefira o Hardware no Google
Foto de William R. Plaza
Postado porWilliam R. Plaza

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br

Siga em:
Compartilhe

Newsletter do Hardware

Tecnologia, games, IA e internet: nossa seleção de conteúdo direto no seu e-mail.

Sem spam. Cancele quando quiser. Política de privacidade.


Deixe seu comentário