TSE lança canal digital para denunciar fake news

TSE lança canal digital para denunciar fake news

Nesta terça-feira (21) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um canal digital que visa facilitar a denúncia de fake news durante as Eleições 2022. A plataforma se chama Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. Esse sistema pode ser usado não apenas para denunciar casos de desinformação, mas também de vazamentos de dados, disparos em massa, discurso perigoso e vazamentos cibernéticos.

A novidade foi apresentada pelo ministro Edson Fachin, que é presidente do TSE. Segundo o ministro, a nova plataforma tem por objetivo dar mais agilidade no combate aos efeitos da desinformação sobre as eleições e também sobre o sistema eletrônico de votação. Tudo isso causa impactos negativos para a nossa democracia. Basta lembrar das manifestações populares que pediam a volta da ditadura.

Leia também
Como emitir uma certidão de quitação eleitoral pelo celular e computador

É importante frisar, no entanto, que o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições será usado apenas em casos de informações equivocadas ou erradas sobre as eleições. Por exemplo, o sistema trará informações corretas sobre os horários, locais e documentos exigidos nos locais de votação.

Edson Fachin
O ministro Luiz Edson Fachin apresentou novidade do TSE

A ferramenta receberá ainda denúncias de ameaças às seções eleitorais, cartórios ou prédios da Justiça Eleitoral e de informações não verificadas sobre supostas fraudes eleitorais, adulteração e contagem de votos ou certificação dos resultados da eleição”, explicou o ministro em declaração para a imprensa.

Como fazer as denúncias?

Caso você queira fazer uma denúncia, basta seguir o passo a passo abaixo, que é muito simples. Em primeiro lugar, você deve acessar a página da ferramenta no site do TSE. Para facilitar, basta clicar neste link.

Daí você rola a página para o final e na seção “Registrar um alerta” escolher uma das seguintes categorias:

  • Desinformação;
  • Discurso perigoso;
  • Disparo em massa;
  • Indício de comportamento inautêntico;
  • Vazamento de dados/incidente cibernético.

Após escolher a categoria, você deve informar se a denúncia se refere ao processo eleitoral. O site ainda deixa bem claro que mensagens envolvendo candidatos e partidos políticos não serão avaliadas pelo canal.

Por fim, é só preencher as demais informações, tais como plataforma onde você viu a desinformação, links e até mesmo enviar arquivos em anexos para comprovar a queixa.

Depois que a denúncia for feita, o TSE vai encaminhar as informações para as plataformas digitais e informar as agências de checagem parceiras. Dessa forma, as plataformas digitais poderão retirar o conteúdo de desinformação o mais rápido possível, impedindo que ele cause maiores danos. A denúncia pode chegar até o Ministério Público Eleitoral (MPE) e outras autoridades, dependendo da gravidade do que foi dito.

Caso você queira denunciar condutas inapropriadas de candidatos ou partidos políticos, a ferramenta a ser usada é outra. O Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições irá agir apenas em casos relacionados com “as eleições e ao sistema eleitoral que possam gerar prejuízo à democracia”.

Para denunciar infrações eleitorais que tenham a ver com propaganda eleitoral ou fake news envolvendo candidatos, você deve recorrer ao aplicativo Pardal, que está disponível para download gratuito no Android e no iOS.

Fonte: TSE (Newsroom)

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X