Gemini: IA do Google bloqueia respostas sobre eleições em vários países, incluindo o Brasil

Gemini: IA do Google bloqueia respostas sobre eleições em vários países, incluindo o Brasil

Se você deseja perguntar ao chatbot de IA do Google sobre uma eleição que vai acontecer, precisa estar em um país onde não tem eleição rolando. O site TechCrunch revelou que a Gigante das Buscas está limitando perguntas no Gemini sobre eleições em qualquer lugar do mundo onde elas estejam acontecendo. Sim, o Brasil também está no bolo.

O Google Gemini, lançado em dezembro de 2023, não vai mais responder suas perguntas sobre eleições. A empresa está limitando o chatbot com inteligência artificial durante as eleições em países onde elas estão próximas.

Leia também
Google quer integrar IA Gemini em todos os smartphones Android a partir de 2025

Mudanças já estão sendo implementadas

As mudanças no chatbot já começaram, segundo o Google. Isso vai afetar usuários nos Estados Unidos, onde as eleições serão em novembro deste ano.

Dada a extrema cautela em um tópico tão importante, começamos a implementar restrições nos tipos de consultas relacionadas a eleições para as quais o Gemini retornará respostas. Levamos a sério nossa responsabilidade de fornecer informações de alta qualidade para esses tipos de consultas e estamos continuamente trabalhando para melhorar nossas proteções“, disse o Google.

Se alguém pergunta algo sobre as eleições, como candidatos ou partidos, o Gemini fala que “ainda está aprendendo” e sugere usar o buscador para mais informações. O chatbot pode até começar a falar sobre o tema, mas vai parar se for algo muito claro sobre eleições.

Embora o Gemini não seja um buscador tradicional, muitas pessoas recorrem a ele para obter informações de forma rápida e prática. Reconhecendo essa tendência, o Google implementou restrições específicas para prevenir o uso inadequado do chatbot durante períodos eleitorais, uma época em que a precisão das informações é crucial.

Essas medidas são fundamentais para evitar que o chatbot influencie indevidamente o processo eleitoral e para proteger a empresa de potenciais falhas que possam surgir em tópicos sensíveis. Em fevereiro, a necessidade de cautela ficou evidente quando o Google interrompeu a geração de imagens a partir de descrições textuais no Gemini após “erros em algumas representações históricas“.

Atualização foi motivada por “treta” na Índia

A atualização foi lançada pouco antes do anúncio das eleições gerais na Índia. No início deste mês, Nova Deli emitiu um aviso às empresas de tecnologia restringindo-as de lançar seus novos modelos de IA no país sem aprovação do governo.

O aviso seguiu um mini-escândalo envolvendo o Gemini e o governo indiano no mês passado. A ferramenta de IA, respondendo a uma pergunta sobre se o primeiro-ministro indiano Narendra Modi era um fascista, respondeu que Modi havia sido acusado de implementar políticas que alguns haviam caracterizado como fascistas. O ministro adjunto de TI da Índia, Rajeev Chandrasekhar, chamou isso de “violações diretas” das Regras de TI de 2021.

Ainda não sabemos se o Gemini vai voltar a falar mais sobre eleições depois delas. Mas por enquanto, ele ainda responde sobre o assunto em lugares onde as eleições ainda vão demorar para acontecer.

Fonte: Google via TechCrunch

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X