GPUs Intel Arc decepcionam nos testes

GPUs Intel Arc decepcionam nos testes

Os chips gráficos Intel Arc geraram muita expectativa nos entusiastas do mundo da tecnologia. A Intel certamente tem poder de fogo para entrar no segmento de placas de vídeo e ser uma competidora forte contra as já consolidadas NVIDIA e AMD. Porém, os primeiros testes independentes com a placa Arc A380 (para desktop) e Arc A370M (para notebook) não foram muito animadores.

Leia também
Placa de vídeo Intel Arc Alchemist atinge clock de 2,4 GHz em benchmark
12 curiosidades sobre a Intel

Intel Arc A370M

A placa de vídeo Arc A370M foi testada pelo site Notebookcheck. Para isso, eles adquiriram um Asus Zenbook Flip OLED Q539, que já sai de fábrica com esta GPU.

É importante deixar claro que a Arc A370M faz parte da linha Intel Arc 3. Isso significa que esta placa consegue rodar jogos em 1080p e com 60 fps. Comparando com as placas de vídeo para notebook da NVIDIA, em teoria, a Arc A370M concorre com a GeForce GTX 1060. Mas na prática não foi isso que os testes mostraram. Ele se equipara mais com a GeForce GTX 1050 Ti. É bom lembrar que esta placa foi lançada em 2016!

Um exemplo que comprova bem isso foi no jogo Final Fantasy XV rodando em 1080p e com a qualidade gráfica setada na padrão. A GPU Arc A370M conseguiu 38,4 fps. Foi o mesmo resultado da GTX 1050 Ti. Porém, no jogo X-Plane 11.11, a GTX 1050 Ti teve um desempenho superior, chegando a 74,5 fps; enquanto que a Arc A370M ficou apenas com 43,5 fps.

Intel Arc A380

Agora vamos falar um pouco da GPU para desktop. A placa de vídeo dedicada Arc A380 já começou a ser vendida na China. E por isso os primeiros testes independentes já começaram a sair.

Em teoria, a Arc A380 concorre diretamente com as placas GeForce GTX 1650 e AMD Radeon RX 6400. Isso porque elas possuem preços na casa dos US$ 150 dólares. Além disso, a Arc A380 oferece recursos como ray tracing e chega com 6 GB de memória.

Porém, assim como aconteceu com a GPU para notebooks, a Arc A380 teve um desempenho decepcionante. Os testes foram feitos por um chinês que comprou a placa e foi reportado pelo site Wccftech. O desempenho da placa de vídeo da Intel foi inferior ao dos seus concorrentes em inúmeros jogos. Dentre eles PUBG, Forza Horizon 5, GTA 5 e League of Legends.

Um fator digno de nota é que a GPU Radeon RX 6400 tem apenas 4 GB de RAM e consome 20 W a menos que a Arc A380 e, mesmo assim, teve um desempenho bem mais satisfatório nos jogos.

Tudo pode ser uma questão de otimização

Sim, os resultados podem ser decepcionantes, mas vendo por outra perspectiva, o baixo desempenho pode ser apenas uma questão de otimização. A Intel não é líder no segmento de processadores há tanto tempo à toa. E com certeza ela não seria “amadora” o suficiente para falhar na tentativa de entrar no segmento de chips gráficos.

Como você deve saber, NVIDIA, AMD e Intel trabalham com arquiteturas diferentes para os seus chips gráficos. Isso quer dizer que os dados são processados de maneiras completamente distintas. Portanto, uma das razões que podem explicar o baixo desempenho das GPUs Arc é simplesmente que a maioria dos jogos ainda não foram otimizados para elas.

Então, as desenvolvedoras dos jogos podem otimizar os seus games e a própria Intel pode fazer melhorias em seus drivers. A hipótese da falta de otimização também ganha força quando lembramos que nos testes de benchmark, como no 3DMark, ambas as placas tiveram um bom resultado.

Outro fator que pode explicar esse baixo desempenho inicial é que a linha de GPUs Arc ainda é um trabalho em desenvolvimento. Pode ser que a Intel consiga lançar drivers que melhorem a performance dessa primeira geração. Mas também é plenamente plausível que só vejamos desempenhos melhores nas próximas gerações, já que a tecnologia estará mais amadurecida.

Mesmo com os primeiros testes decepcionantes, devemos lembrar que as GPUs Arc já são bem melhores que as GPUs integradas Intel Xe. Portanto, elas podem ser uma opção para usuários que querem mais desempenho mas não querem gastar tanto dinheiro em chips de maior desempenho. Se a Intel for inteligente, ela não cobrará caro nas primeiras gerações de suas GPUs.

Fontes: Notebookcheck e Wccftech

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X