Arc: Intel anuncia GPUs para notebooks

Arc: Intel anuncia GPUs para notebooks

Nesta quarta-feira (30) a Intel finalmente anunciou as suas primeiras GPUs dedicadas: Intel Arc 3, Arc 5 e Arc 7. No entanto, apenas o chip gráfico mais básico (Arc 3) foi efetivamente lançado. As outras duas GPUs deverão estar disponíveis para os consumidores apenas no segundo semestre de 2022. Vamos conhecer os detalhes dos tão aguardados chips gráficos da Intel.

Antes desse anúncio, a Intel trabalhava apenas com GPUs integradas, ou seja, aquelas que vão “embutidas” nos processadores. Mas agora a empresa quer competir com a NVIDIA e a AMD também no segmento de placas gráficas dedicadas. Assim, as GPUS Intel Arc chegam claramente para competir com as placas GeForce e Radeon para ganhar a atenção (e o bolso) dos gamers e profissionais criativos.

Leia também
Intel anuncia o processador mais rápido do mundo, veja as especificações

A Intel decidiu lançar 3 GPUs, cada uma com o foco bem determinado. O chip Arc 3 é o mais básico de todos e é otimizado para não consumir tanta energia. O chip Arc 5 é o mais avançado e o Arc 7 é o de maior desempenho. Veja os detalhes de cada uma na tabela abaixo:

Importante ressaltar que todos esses chips gráficos são membros da família Xe-HPG (High Performance Gaming). Esta família de produtos tem o foco no público gamer e, portanto, oferece recursos interessantes para quem gosta de jogar no PC. Um deles é o Ray Tracing, que tem a capacidade de melhorar muito o trabalho com luz e sombra nos gráficos.

A Intel também implementou uma tecnologia concorrente da DLSS (NVIDIA) e da FSR (AMD). Estamos falando da XeSS. Em breve esta tecnologia será utilizada nos jogos Dolmen, Grid Legends, Hitman 3 e outros.

GPU Intel Arc

GPUs Intel Arc têm bom desempenho?

O desempenho da GPU Arc 3, que é a que está disponível no momento, parece ser satisfatório para rodar jogos tais como Valorant e Rocket League em 1080p, taxa de quadros acima de 90 FPS e qualidade gráfica máxima. Os testes feitos pela Intel foram executados em um notebook com um processador Core i7-12700H e a GPU Arc A370M.

Conforme mostrou a própria empresa, cada núcleo de processamento Arc possui 16 Vector Engines de 256 bits. Essas Vector Engines servem para acelerar os gráficos tradicionais. Há também 16 Matrix Engines Extensions (XMX) de 1024 bits. Estas engines, por sua vez, trabalham especificamente com inteligência artificial.

Traduzindo de modo simples, a GPU Arc 3 parece ser ideal para rodar jogos com qualidade gráfica média ou alta, com 60 FPS e na resolução 1080p. Mas essas são as palavras da Intel. Apenas os testes de benchmarking independentes vão dizer qual a capacidade máxima das GPUs Intel Arc 3.

Outras tecnologias

O chip gráfico Intel Arc 3 traz ainda outras tecnologias interessantes que não são relacionadas a jogos. Por exemplo, há a tecnologia Xe Média engine, que é capaz de rodar diversos codecs de vídeos, tais como VP9, AVC (H.264), HEVC (H.265) e AV1. Sem falar que graças a essa tecnologia a GPU suporta vídeos em 8K com HDR.

Outra tecnologia que vale a pena ser mencionada é a Xe Display Engine. Esta tecnologia é responsável por tornar as placas de vídeo Intel Arc compatíveis com os padrões HDMI 2.0b e DisplayPort 1.4a. Essa tecnologia também dá a capacidade para a GPU suportar múltiplas telas. Você pode ligar até dois monitores 8K a 60 FPS ou quatro monitores 4K com 120 FPS. A GPU também suporta uma tela de 1440p com 360 FPS.

Sem falar na tecnologia Adaptive Sync. Como o nome já sugere, esta tecnologia sincroniza a taxa de atualização da tela com a velocidade das informações geradas pela placa de vídeo. Esta tecnologia é auxiliada pelo Smooth Sync, que usa um filtro para amenizar o efeito de “tearing” na tela.

Disponibilidade

A Intel fechou parcerias com fabricantes como Samsung, Dell, HP, Asus e Lenovo para lançar notebooks equipados com suas novas placas gráficas. Inclusive, um deles já foi anunciado em fevereiro. Estou falando do Galaxy Book 2 Pro. As vendas vão começar a partir do próximo mês.

Quanto ao preço, pelo menos nos Estados Unidos, os notebooks baseados nas GPUs Intel Arc devem ter preços a partir de US$ 800 (cerca de R$ 3.800 em conversão direta). A Intel também está planejando lançar GPUs Arc para desktops. Mas ainda não há nenhuma previsão quanto a isso.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X