Finalmente: Intel lança a placa de vídeo Arc A380

Finalmente: Intel lança a placa de vídeo Arc A380

Após muita expectativa, a Intel esta de volta ao segmento das placas de vídeo. A empresa que nos últimos anos focou seus esforços nos chips gráficos integrados ao processador, retorna ao mercado das placas dedicadas. O modelo que marca esta nova fase é a Arc A380.

Nos anos 90 a Intel pisou pela primeira no mercado das placas de vídeo, com a i740, lançada em 1998. Numa época em que o nome Intel estava voando baixo. Mais de 80% dos computadores pessoais estavam equipados com processador da Intel nesta época. Foi justamente nesta década que a companhia lançou um dos slogans mais conhecidos da história: Intel Inside.

Naquela época a NVIDIA já estava no mercado, mas havia outros concorrentes que desapareceram, a 3DFX, Matrox e até a ATI, comprada pela AMD. O desempenho da i740 não agradou e a placa acabou vendendo bem abaixo do que a Intel pretendia.

2022 é o recomeço para a empresa na tentativa frustrada de 1998. A Arc A380 é baseada na arquitetura Xe HPG e possui 8 núcleos Xe (o equivalente a 1024 núcleos FP32) e 4 MB de cache L2. São 6 GB de memória GDDR6 de 16 GHz, interface de 96-bit e largura de banda de 192 GB/s , clock base de 2 GHz e TDP de 75W. A Intel também destaca o suporte a tecnologia Ray Tracing, graças aos seus 8 núcleos dedicados para isso. A GPU, o chip gráfico, que equipada a placa é o ACM-G11, produzido pela TSMC na litografia de 6nm.

Como fica nítido pelas especificações, é uma placa de entrada, mas esse é somente o primeiro passo da Intel em relação a sua arquitetura Xe HPG. A Intel gradualmente irá mapeando todo um lineup para brigas nas mais variadas faixas de mercado.

A Arc A380 vem para ser uma opção para aqueles que estão buscando uma placa para rodar jogos em Full HD, entregando 60 fps numa configuração gráfica média. A Arc A380 é 25% mais rápida que a Radeon RX6400, de acordo com dados da Intel.

A placa Intel Arc A380 suporta codificação de vídeo AV1 acelerada por hardware, bem como codificação e decodificação HEVC e H.264, além do suporte a DirectX 12 Ultimate. Por meio do Intel Xe Display Engine, a GPU pode lidar com até 4 monitores com resolução HDR e 4K a 120Hz, dois monitores em 8K a 60Hz e até 360Hz a 1080p e 1440p.

Similar ao que a AMD faz com o Smart Access Memory, a Intel também vem com uma tecnologia que promete o desempenho, graças a interconexão aprimorada quando a GPU for combinada com um processador Intel Core. A tecnologia foi batizada de Deep Link.

Assim como acontece com a NVIDIA e AMD, a Intel terá seus parceiros, em relação à distribuição dessa placa. Acer, Asus, Gigabyte, GUNNIR, HP e MSI são os parceiros mencionados pela Intel. Inclusive a MSI já anunciou um PC gamer equipado com a Arc A380.

Nas fotos de divulgação da Intel é possível observar que o projeto de referência conta com apenas um fan, mas, obviamente, como já é de praxe no mercado de placas de vídeo, os parceiros na distribuição da placa colocam no mercado modelos personalizados, como é o caso da GUNNIR, que mostrou a sua Arc A380 Photon 6GB OC, com dois fans.

Preço e disponibilidade

A Intel Arc A380 será disponibilizada inicialmente apenas na China. O preço sugerido é de 1030 yuan (US$ 153 / R$ 780, em conversão direta).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X